Lista completa de Questões sobre Termologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma porção de 20 kg de água a 23 °C é aquecida até entrar em ebulição a 98 °C. São conhecidos o calor específico da água 4,0 . 103 J/(kg . °C) e o calor latente de vaporização 2,2 . 106 J/kg.
Para que toda a água se vaporize é necessário o fornecimento mínimo de energia, em joules,Uma tubulação industrial de 100 metros em linha reta contém uma junta de expansão para reduzir a tensão devido à dilatação térmica. O coeficiente de dilatação térmica do material da tubulação é aproximadamente igual a 0,01 mm.m-1.K-1. Na temperatura de 150°C, a junta de expansão sofre pressão e comprimi-se 75 mm. Se a pressão de ruptura da junta de expansão é de 65 kgf/cm2, correspondendo a uma compressão de 215 mm, então, a temperatura máxima, em °C, que a tubulação pode atingir é de, aproximadamente,
No caso de um gás ideal, para um dado volume, quanto maior a pressão maior a temperatura.
A diferença de pressão entre dois pontos de uma coluna de fluido deve-se ao peso do fluido entre esses dois pontos.
No ponto 0 da figura, a pressão é maior que 2 atmosferas.
Assumindo 0,2 como o valor aproximado do seno de 12 o, julgue os itens de 72 a 79, a partir das informações apresentadas acima.
Considere que, para um termômetro de tubo de vidro na escala Celsius, a altura do fluido termométrico seja 1 cm quando o termômetro está no ponto de gelo e 11 cm quando está no ponto de vapor. Nessa situação, à temperatura de 180 oC, a altura do fluido é inferior a 15 cm.
Assumindo 0,2 como o valor aproximado do seno de 12 o, julgue os itens de 72 a 79, a partir das informações apresentadas acima.
Considerando que a mola se mantém na posição horizontal, no processo de resfriamento, ao retornar essa mola à temperatura inicial a força elástica muda de sentido.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...