Lista completa de Questões de Física da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um avião voa em círculo com velocidade de 342km/h, a uma altitude constante na qual a aceleração da gravidade vale 9,5m/s2. As asas do avião formam um ângulo de 45° com a direção da força peso, que atua sobre o avião juntamente com uma força de sustentação . Assim, o raio do círculo descrito pelo avião, em metros, é igual a:
declinação magnética de um certo lugar corresponde ao ângulo formado, no local, pelos meridianos magnético e geográfico. A inclinação magnética de um certo lugar corresponde ao ângulo que a agulha de uma bússola faz, no local, com o plano horizontal. A esse respeito, é correto afirmar que a(o):
Dois pulsos propagam-se ao longo de uma corda esticada, em sentidos contrários. O primeiro pulso propaga-se com velocidade de 2,5m/s e sua amplitude é de 10cm e o segundo, com a mesma velocidade escalar, mas com deslocamento vertical invertido e amplitude de 6cm. Em certo instante, a distância entre eles é de 30m. O tempo, em segundos, necessário para que os pulsos se encontrem, e a amplitude do pulso formado pela sua superposição, em cm, respectivamente, são:
Um corpo de massa m=15kg desloca-se em linha reta com velocidade horizontal de intensidade 6m/s. Esse corpo recebe um impulso de tal forma que passa a ter uma velocidade perpendicular a e de intensidade 8m/s. O módulo desse impulso, em N.s, é:
Um remador, treinando em um rio, parte de um certo cais e sobe o rio remando contra a corrente. Ao fim de 1km, ele cruza com uma tora de madeira, que desce o rio levada pela correnteza. Ele continua a remar rio acima durante mais meia hora e então volta, sempre remando no mesmo ritmo, só que agora a favor da correnteza. O remador passa em frente ao cais, de onde partira, junto com a tal tora de madeira. Qual a velocidade da correnteza do rio, em km/h?
Sobre um ponto material de massa desprezível, aplicam-se duas forças de mesma intensidade = 10N que formam, entre si, um ângulo de 120°. Para que o ponto fique em equilíbrio, pode-se aplicar uma terceira força cujo módulo, em newtons, deverá ser de:
Uma prancha de 2,00m x 1,00m x 0,08m encontra-se flutuando sobre a água de uma piscina, estando totalmente emersa. Um corpo de 100kg será colocado sobre a prancha, o que fará com que parte da mesma fique submersa. Se a densidade da água vale 1000kg/m3, qual será, em centímetros, a altura h da parte submersa
Nesta condição de equilíbrio, a posição longitudinal do centro de gravidade, em relação à seção mais a ré (PR), em m, será:
Observe a figura abaixo.
O manômetro simples de tubo em U da figura está em equilíbrio na condição mostrada. Neste caso, a relação entre as massas específicas dos fluidos A e B é:Um cubo maciço de material desconhecido, com 10 cm de lado, flutua na água com 8 cm de sua altura submersa. Considerando que a massa específica da água seja de 1000kg/m3,, a massa específica do material desconhecido, em kg/m3 , é:
200
400
600
800
1000
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...