Questões de Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao trabalhar o tema "motor e gerador elétrico", o professor de Física deve considerar, entre outros aspectos, que esse tema

  • A.

    representa aplicação prática no cotidiano de conceitos do eletromagnetismo; permite o estudo da corrente elétrica associada a um campo magnético e a variação do campo magnético induzindo uma corrente elétrica; deve considerar as concepções que os alunos têm a respeito do assunto e preocupar-se com o desenvolvimento de Habilidades como: compreender e utilizar as leis de Faraday e Lenz para resolver qualitativamente problemas envolvendo o surgimento de corrente induzida.

  • B.

    não tem aplicação prática no cotidiano, mas permite o estudo conceitual e teórico da corrente elétrica associada a um campo magnético e a variação do campo magnético induzindo uma corrente elétrica; deve considerar as concepções que os alunos têm a respeito do assunto e preocupar-se com o desenvolvimento de Habilidades como: compreender e utilizar as leis de Faraday e Lenz para resolver qualitativamente problemas envolvendo o surgimento de corrente induzida.

  • C.

    possibilita apenas a aplicação prática no cotidiano de conceitos do eletromagnetismo; o estudo da corrente elétrica associada a um campo magnético e a variação do campo magnético induzindo uma corrente elétrica; sem se preocupar com aspectos metodológicos e o desenvolvimento de Competências e Habilidades.

  • D.

    representa aplicação prática no cotidiano de conceitos do eletromagnetismo; permite o estudo da corrente elétrica associada a um campo magnético e a variação do campo magnético induzindo uma corrente elétrica; e preocupar-se com o desenvolvimento de Habilidades como: compreender e utilizar as leis da Termodinâmica para resolver qualitativamente problemas envolvendo o surgimento de corrente induzida sem a necessidade de avaliação do processo de ensino/aprendizagem para o tema.

Ao trabalhar um tema como o Sol e as fontes de energia, o professor de Física deve considerar, entre outros aspectos, que esse é um dos conceitos mais importantes da Física,

  • A.

    devendo ser trabalhado apenas nessa disciplina e atentar ao fato que devem ser desenvolvidas Habilidades como “Saber que na Física o termo energia tem sentido específico, nem sempre coincidente com aqueles utilizados na linguagem comum e identificar diferentes significados para palavra energia”.

  • B.

    presente no estudo de diversas áreas do conhecimento, como Química, Biologia, Geografia, Economia e Engenharia, permitindo um trabalho interdisciplinar; portanto, deve ser trabalhado apenas o aspecto conceitual, não havendo preocupação com a metodologia nem com o desenvolvimento de Habilidades por parte dos alunos.

  • C.

    presente no estudo de diversas áreas do conhecimento, como Química, Biologia, Geografia, Economia e Engenharia, permitindo um trabalho interdisciplinar, devendo ser desenvolvidas Habilidades como “Saber que na ciência o termo energia tem um sentido específico, nem sempre coincidente com aqueles utilizados na linguagem comum e identificar diferentes significados para palavra energia”.

  • D.

    presente no estudo de diversas áreas do conhecimento, como Química, Biologia, Geografia, Economia e Engenharia; por esse motivo, o professor não deve ter preocupação com esse tema, já que provavelmente ele será desenvolvido pelas outras disciplinas do Currículo, sobrando mais tempo para o professor de Física trabalhar outros conceitos que apresentem uma característica mais disciplinar e exigem o desenvolvimento de Habilidades específicas da disciplina.

Um automóvel percorre uma estrada plana e horizontal com velocidade constante de 100 km/h. Ao avistar um radar fotográfico a uma distância de 1 km, o motorista reduz uniformemente a velocidade do automóvel, que passa pelo radar a 80 km/h. O módulo da aceleração do automóvel durante o intervalo de tempo em que sua velocidade diminuiu de 100 km/h para 80 km/h, em m/s2, foi de aproximadamente,

  • A.

    20

  • B.

    7,2

  • C.

    0,72

  • D.

    0,14

Um corpo é lançado verticalmente para baixo, de uma altura de 60 m em relação ao solo, com velocidade inicial de 8 m/s. Desprezando a resistência do ar, a altura do corpo, em relação ao solo, 2s após o lançamento, em metros, vale

Dado:

g = 10 m/s2

  • A.

    24

  • B.

    36

  • C.

    40

  • D.

    44

  • A.

    15

  • B.

    7,5

  • C.

    6,0

  • D.

    4,0

Considerando que o circuito da figura abaixo esteja dimensionado para os transistores atuarem nas situações de corte e saturação, com nível 1 no potencial Vcc, marque a alternativa CORRETA que determina a função da porta lógica vista na saída S:

  • A.

    Função OU.

  • B.

    Função NOR.

  • C.

    Função AND.

  • D.

    Função NAND.

Assinale a alternativa CORRETA. Quando uma tensão externa se opõe e for maior que a barreira de potencial aplicada em um diodo, ele ficará:

  • A.

    reversamente polarizado, com a corrente alta.

  • B.

    diretamente polarizado, com a corrente alta.

  • C.

    reversamente polarizado, com corrente aproximadamente zero.

  • D.

    diretamente polarizado, com a corrente aproximadamente zero.

Assinale a alternativa CORRETA. O ganho de potência comum de um amplificador é definido como:

  • A.

    A razão da potência de saída pela potência de entrada.

  • B.

    A razão da potência de entrada pela potência de saída.

  • C.

    A razão do ganho de tensão na saída pela de entrada.

  • D.

    A razão do ganho de corrente na entrada pela de saída.

Assinale a alternativa CORRETA. A polarização de uma antena pode ser vertical ou horizontal. Qual é o fator que está diretamente relacionado à polarização de uma antena?

  • A.

    As frentes de ondas irradiadas por uma fonte isotrópica que são sempre verticais.

  • B.

    O espaço geográfico por onde as ondas espalham-se, sendo este vertical ou horizontal.

  • C.

    O guia de onda do campo magnético, que pode ser vertical ou horizontal.

  • D.

    A direção do campo elétrico, que é paralela ao eixo longitudinal do elemento irradiante.

Reflexão, refração e difração são fenômenos de uma onda eletromagnética. Em relação à DIFRAÇÃO, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Elimina a zona de sombra.

  • B.

    Depende do coeficiente difracionador.

  • C.

    A uma certa distância atrás do obstáculo é possível a captação dos sinais de rádio.

  • D.

    Depende do ponto de reflexão total na ionosfera.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...