Lista completa de Questões de Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao trabalhar o tema "motor e gerador elétrico", o professor de Física deve considerar, entre outros aspectos, que esse tema
representa aplicação prática no cotidiano de conceitos do eletromagnetismo; permite o estudo da corrente elétrica associada a um campo magnético e a variação do campo magnético induzindo uma corrente elétrica; deve considerar as concepções que os alunos têm a respeito do assunto e preocupar-se com o desenvolvimento de Habilidades como: compreender e utilizar as leis de Faraday e Lenz para resolver qualitativamente problemas envolvendo o surgimento de corrente induzida.
não tem aplicação prática no cotidiano, mas permite o estudo conceitual e teórico da corrente elétrica associada a um campo magnético e a variação do campo magnético induzindo uma corrente elétrica; deve considerar as concepções que os alunos têm a respeito do assunto e preocupar-se com o desenvolvimento de Habilidades como: compreender e utilizar as leis de Faraday e Lenz para resolver qualitativamente problemas envolvendo o surgimento de corrente induzida.
possibilita apenas a aplicação prática no cotidiano de conceitos do eletromagnetismo; o estudo da corrente elétrica associada a um campo magnético e a variação do campo magnético induzindo uma corrente elétrica; sem se preocupar com aspectos metodológicos e o desenvolvimento de Competências e Habilidades.
representa aplicação prática no cotidiano de conceitos do eletromagnetismo; permite o estudo da corrente elétrica associada a um campo magnético e a variação do campo magnético induzindo uma corrente elétrica; e preocupar-se com o desenvolvimento de Habilidades como: compreender e utilizar as leis da Termodinâmica para resolver qualitativamente problemas envolvendo o surgimento de corrente induzida sem a necessidade de avaliação do processo de ensino/aprendizagem para o tema.
Ao trabalhar um tema como o Sol e as fontes de energia, o professor de Física deve considerar, entre outros aspectos, que esse é um dos conceitos mais importantes da Física,
devendo ser trabalhado apenas nessa disciplina e atentar ao fato que devem ser desenvolvidas Habilidades como Saber que na Física o termo energia tem sentido específico, nem sempre coincidente com aqueles utilizados na linguagem comum e identificar diferentes significados para palavra energia.
presente no estudo de diversas áreas do conhecimento, como Química, Biologia, Geografia, Economia e Engenharia, permitindo um trabalho interdisciplinar; portanto, deve ser trabalhado apenas o aspecto conceitual, não havendo preocupação com a metodologia nem com o desenvolvimento de Habilidades por parte dos alunos.
presente no estudo de diversas áreas do conhecimento, como Química, Biologia, Geografia, Economia e Engenharia, permitindo um trabalho interdisciplinar, devendo ser desenvolvidas Habilidades como Saber que na ciência o termo energia tem um sentido específico, nem sempre coincidente com aqueles utilizados na linguagem comum e identificar diferentes significados para palavra energia.
presente no estudo de diversas áreas do conhecimento, como Química, Biologia, Geografia, Economia e Engenharia; por esse motivo, o professor não deve ter preocupação com esse tema, já que provavelmente ele será desenvolvido pelas outras disciplinas do Currículo, sobrando mais tempo para o professor de Física trabalhar outros conceitos que apresentem uma característica mais disciplinar e exigem o desenvolvimento de Habilidades específicas da disciplina.
Um automóvel percorre uma estrada plana e horizontal com velocidade constante de 100 km/h. Ao avistar um radar fotográfico a uma distância de 1 km, o motorista reduz uniformemente a velocidade do automóvel, que passa pelo radar a 80 km/h. O módulo da aceleração do automóvel durante o intervalo de tempo em que sua velocidade diminuiu de 100 km/h para 80 km/h, em m/s2, foi de aproximadamente,
20
7,2
0,72
0,14
Um corpo é lançado verticalmente para baixo, de uma altura de 60 m em relação ao solo, com velocidade inicial de 8 m/s. Desprezando a resistência do ar, a altura do corpo, em relação ao solo, 2s após o lançamento, em metros, vale
Dado: g = 10 m/s224
36
40
44
Considerando que o circuito da figura abaixo esteja dimensionado para os transistores atuarem nas situações de corte e saturação, com nível 1 no potencial Vcc, marque a alternativa CORRETA que determina a função da porta lógica vista na saída S:
Função OU.
Função NOR.
Função AND.
Função NAND.
Assinale a alternativa CORRETA. Quando uma tensão externa se opõe e for maior que a barreira de potencial aplicada em um diodo, ele ficará:
reversamente polarizado, com a corrente alta.
diretamente polarizado, com a corrente alta.
reversamente polarizado, com corrente aproximadamente zero.
diretamente polarizado, com a corrente aproximadamente zero.
Assinale a alternativa CORRETA. O ganho de potência comum de um amplificador é definido como:
A razão da potência de saída pela potência de entrada.
A razão da potência de entrada pela potência de saída.
A razão do ganho de tensão na saída pela de entrada.
A razão do ganho de corrente na entrada pela de saída.
Assinale a alternativa CORRETA. A polarização de uma antena pode ser vertical ou horizontal. Qual é o fator que está diretamente relacionado à polarização de uma antena?
As frentes de ondas irradiadas por uma fonte isotrópica que são sempre verticais.
O espaço geográfico por onde as ondas espalham-se, sendo este vertical ou horizontal.
O guia de onda do campo magnético, que pode ser vertical ou horizontal.
A direção do campo elétrico, que é paralela ao eixo longitudinal do elemento irradiante.
Reflexão, refração e difração são fenômenos de uma onda eletromagnética. Em relação à DIFRAÇÃO, assinale a alternativa CORRETA.
Elimina a zona de sombra.
Depende do coeficiente difracionador.
A uma certa distância atrás do obstáculo é possível a captação dos sinais de rádio.
Depende do ponto de reflexão total na ionosfera.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...