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Física - Grandezas e Unidades - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Com relação às principais fontes de erro de medição, considere as seguintes afirmativas:
I. Variação da temperatura: se a temperatura muda, a peça se expande ou contrai, afetando o resultado da medição. Quando não é possível trabalhar em ambiente com temperatura controlada, podem ser feitos cálculos para compensar o erro. Para tanto, é necessário conhecer o coeficiente de dilatação térmica do material. II. Força de medição: normalmente, os processos simples de medida envolvem o contato entre o instrumento e a peça, sendo que a força que promove este contato deve ser tal que não cause deformação na peça ou no instrumento. Como exemplo, pode-se citar o paquímetro que não possui controle de força e depende da habilidade do operador para não alterar a leitura. III. Estado de conservação do instrumento: folgas provocadas por desgaste em qualquer parte do instrumento poderão acarretar erros de medição. Um programa de aferição e calibração periódica será a garantia de uma medida confiável. IV. Habilidade do operador: a falta de prática ou o desconhecimento do sistema de medição podem ser fontes importantes de erros. Recomenda-se efetuar práticas de medição utilizando peças precisas com valores conhecidos (por exemplo, blocos padrão, pinos calibrados, anéis padrão, etc..) e medi-los repetidas vezes com diversos instrumentos. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas verdadeiras.Física - Grandezas e Unidades - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Das alternativas abaixo, indique qual NÃO se caracteriza como um instrumento de medição.
Na fabricação em série, é necessário que as peças acopladas sejam passíveis de serem substituídas por outras, que tenham as mesmas especificações das peças originais. Assim, ao se fabricarem componentes mecânicos, é fundamental que certas peças ajustem-se reciprocamente ao montá-las, sem que sejam submetidas a tratamentos suplementares. A possibilidade de se substituir algumas peças por outras ao montar ou consertar um equipamento (ou conjunto mecânico) denomina-se:
Em dois fios retilíneos muito longos I e II, paralelos entre si e separados por uma distância de 60 cm, são estabelecidas correntes contínuas de mesmo sentido e de intensidades i1 = 10 A e i2= 20 A, respectivamente. Determine a intensidade Bp do vetor indução magnética resultante devido a esses fios, num ponto P, situado no plano dos fios e a uma distância d1=10 cm do fio I e a distância d2=50cm do fio II. Dado: μo=4π x 10-7 T.m/A (permeabilidade do meio)
Calcule a indução magnética do campo no centro de uma espira quadrada, de lado 1 m, onde circula uma corrente de 1ª. Dados: km = 10-7 N/A2 (constante magnética) e sen 45º = 0,7.
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Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma unidade de medida prevista no Sistema Internacional de Unidades.
Um dado amplificador tem um ganho de tensão de 40 dB. Considerando que o sinal de tensão na entrada é de 0,8 V, determine a tensão do sinal de saída, sabendo-se que as impedâncias são iguais.
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