Lista completa de Questões de Física da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre os sistemas de produção de imagens, pode-se agrupar aqueles que projetam todos os pontos da imagem ao mesmo tempo e aqueles que os projetam em uma seqüência linear, linha por linha, até completar a imagem numa velocidade tão alta que não se percebe. Equipamentos do primeiro grupo (simultânea) e do segundo grupo (seqüência linear), são, respectivamente,
monitor de computador e retroprojetor.
retroprojetor e aparelho de televisão.
projetor de cinema e retroprojetor.
monitor de computador e projetor de slide.
data-show e monitor de computador.
Ao falar em um microfone para uma platéia, o som é transformado em sinal eletromagnético que é enviado à caixa de som, no próprio auditório, ou também para regiões distantes, por ondas de rádio. É curioso saber que uma pessoa que está a muitos quilômetros do palco, com seu radinho encostado na orelha, recebe o som da fala do conferencista antes de quem está na platéia, a poucos metros de distância do altofalante. Isso acontece porque
a velocidade do som no ar diminui com o quadrado da distância.
as ondas de rádio aumentam a velocidade do som no ar.
as ondas de rádio se propagam no ar sem sofrer reflexões ou absorções.
a velocidade do som nos sólidos é maior que a velocidade do som no ar.
as ondas de rádio se propagam à velocidade da luz, maior que a do som.
Em um aparelho de TV, um canhão eletrônico no tubo de imagem produz um feixe eletrônico, em alta velocidade, que incide sobre a tela, emitindo luz. Na televisão em cores, há três diferentes feixes de elétrons que varrem a tela do tubo. Isso se deve ao fato de que
há um feixe para cada ajuste: brilho, contraste e cores da TV.
um feixe forma a imagem, e os outros dois formam as cores na TV.
são os elétrons de freqüências diferentes que compõem as cores da TV.
a varredura da tela é dividida em três partes: vertical, horizontal e central.
cada feixe estimula pontos fluorescentes com cada uma das cores primárias.
Suponha que, ao tomar emprestados os óculos de grau de um conhecido, você vê as imagens invertidas quando o afasta a certa distância de seu rosto. Esse efeito ocorre porque esses óculos têm um tipo de lente que corrige um específico problema de visão que são, respectivamente,
lente bifocal e astigmatismo.
lente divergente e presbiopia.
lente esférica e glaucoma.
lente convergente e hipermetropia.
lente divergente e miopia.
O esquema representa o espectro de radiações eletromagnéticas, em ordem crescente das freqüências. Utilize-o para responder às questões de números 67 a 69.
Um certo dispositivo emite radiação eletromagnética cujo comprimento de onda é 2.10–5 metros. Tal dispositivo poderia ser
um rádio-transmissor.
um forno de microondas.
um controle remoto de TV.
uma lâmpada fluorescente.
um aparelho de raio-X.
O esquema representa o espectro de radiações eletromagnéticas, em ordem crescente das freqüências. Utilize-o para responder às questões de números 67 a 69.
Observando-se os valores de freqüência cuja radiação tem origem na camada eletrônica ou no núcleo atômico, pode-se estimar que a energia de radiação liberada por uma bomba nuclear, relativamente à liberada pela explosão de uma dinamite é da ordem de
1020 vezes maior.
1015 vezes maior.
1010 vezes maior.
104 vezes maior.
102 vezes maior.
O esquema representa o espectro de radiações eletromagnéticas, em ordem crescente das freqüências. Utilize-o para responder às questões de números 67 a 69.
O efeito fotoelétrico, interpretado há um século por Einstein, ocorre quando a incidência de luz com freqüência suficientemente elevada, arranca elétrons de um metal. Para cada metal há uma energia mínima necessária dessa luz para que o fenômeno ocorra. No caso da platina, por exemplo, o valor dessa energia é de 6,35 eV (elétron-Volt). Assim, para que o efeito fotoelétrico possa ser observado em uma placa de platina, ela deve ser iluminada com luz
(Dado: Constante de Planck h = 4,1.10–15 eV.s)
infravermelha.
vermelha.
branca.
azul.
ultravioleta.
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Entre as diferenças essenciais nos danos e riscos provocados por explosões nucleares e explosões químicas convencionais, deve-se destacar que nas nucleares
há liberação de radiações de comprimento de onda muito maior, por isso com maior alcance e penetração na matéria.
há liberação de isótopos radioativos que por muito tempo produzirão efeitos danosos, particularmente sobre os seres vivos.
a quantidade de matéria produzida na explosão é expressivamente maior que nas bombas químicas, provocando danos imediatos muito mais intensos.
há emissão de radiação ultravioleta, enquanto nas de origem química, as radiações são infravermelhas, com efeitos menos duradouros e danosos para os seres vivos.
a radiação liberada permanece na atmosfera local durante longo tempo, ao passo que nas de origem química, a radiação se dissipa em poucas horas.
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Tanto as usinas nucleares como as termelétricas convencionais utilizam-se do calor obtido pelo aquecimento de água, para mover turbinas que acionam um gerador elétrico. O que diferencia essencialmente a geração nuclear das demais termelétricas é
o processo de produção de calor utilizado no aquecimento da água.
o processo de conversão de trabalho mecânico em eletricidade.
o uso de vapor a alta pressão para mover as turbinas.
o isolamento do combustível dos demais elementos da usina.
a presença de um condensador para resfriamento da água.
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Em uma bomba atômica, assim como em um reator nuclear para geração de energia elétrica, um núcleo atômico é bombardeado de modo a provocar sua fissão, gerando outros núcleos e liberando grande quantidade de calor. No entanto, uma diferença essencial entre uma bomba e um reator nuclear é
a maior quantidade de elementos radioativos liberados na fissão, na bomba.
o maior número atômico do elemento químico a ser fissionado, na bomba.
a necessidade de maior quantidade de massa do núcleo a ser fissionado, no reator.
a promoção da reabsorção de nêutrons na bomba, e sua contenção no reator.
a quantidade de energia liberada em cada fissão, menor no reator.
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