Questões de Física da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Física da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre os sistemas de produção de imagens, pode-se agrupar aqueles que projetam todos os pontos da imagem ao mesmo tempo e aqueles que os projetam em uma seqüência linear, linha por linha, até completar a imagem numa velocidade tão alta que não se percebe. Equipamentos do primeiro grupo (simultânea) e do segundo grupo (seqüência linear), são, respectivamente,

  • A.

    monitor de computador e retroprojetor.

  • B.

    retroprojetor e aparelho de televisão.

  • C.

    projetor de cinema e retroprojetor.

  • D.

    monitor de computador e projetor de slide.

  • E.

    data-show e monitor de computador.

Ao falar em um microfone para uma platéia, o som é transformado em sinal eletromagnético que é enviado à caixa de som, no próprio auditório, ou também para regiões distantes, por ondas de rádio. É curioso saber que uma pessoa que está a muitos quilômetros do palco, com seu radinho encostado na orelha, recebe o som da fala do conferencista antes de quem está na platéia, a poucos metros de distância do altofalante. Isso acontece porque

  • A.

    a velocidade do som no ar diminui com o quadrado da distância.

  • B.

    as ondas de rádio aumentam a velocidade do som no ar.

  • C.

    as ondas de rádio se propagam no ar sem sofrer reflexões ou absorções.

  • D.

    a velocidade do som nos sólidos é maior que a velocidade do som no ar.

  • E.

    as ondas de rádio se propagam à velocidade da luz, maior que a do som.

Em um aparelho de TV, um canhão eletrônico no tubo de imagem produz um feixe eletrônico, em alta velocidade, que incide sobre a tela, emitindo luz. Na televisão em cores, há três diferentes feixes de elétrons que varrem a tela do tubo. Isso se deve ao fato de que

  • A.

    há um feixe para cada ajuste: brilho, contraste e cores da TV.

  • B.

    um feixe forma a imagem, e os outros dois formam as cores na TV.

  • C.

    são os elétrons de freqüências diferentes que compõem as cores da TV.

  • D.

    a varredura da tela é dividida em três partes: vertical, horizontal e central.

  • E.

    cada feixe estimula pontos fluorescentes com cada uma das cores primárias.

Suponha que, ao tomar emprestados os óculos de grau de um conhecido, você vê as imagens invertidas quando o afasta a certa distância de seu rosto. Esse efeito ocorre porque esses óculos têm um tipo de lente que corrige um específico problema de visão que são, respectivamente,

  • A.

    lente bifocal e astigmatismo.

  • B.

    lente divergente e presbiopia.

  • C.

    lente esférica e glaucoma.

  • D.

    lente convergente e hipermetropia.

  • E.

    lente divergente e miopia.

O esquema representa o espectro de radiações eletromagnéticas, em ordem crescente das freqüências. Utilize-o para responder às questões de números 67 a 69.

Um certo dispositivo emite radiação eletromagnética cujo comprimento de onda é 2.10–5 metros. Tal dispositivo poderia ser

  • A.

    um rádio-transmissor.

  • B.

    um forno de microondas.

  • C.

    um controle remoto de TV.

  • D.

    uma lâmpada fluorescente.

  • E.

    um aparelho de raio-X.

O esquema representa o espectro de radiações eletromagnéticas, em ordem crescente das freqüências. Utilize-o para responder às questões de números 67 a 69.

Observando-se os valores de freqüência cuja radiação tem origem na camada eletrônica ou no núcleo atômico, pode-se estimar que a energia de radiação liberada por uma bomba nuclear, relativamente à liberada pela explosão de uma dinamite é da ordem de

  • A.

    1020 vezes maior.

  • B.

    1015 vezes maior.

  • C.

    1010 vezes maior.

  • D.

    104 vezes maior.

  • E.

    102 vezes maior.

O esquema representa o espectro de radiações eletromagnéticas, em ordem crescente das freqüências. Utilize-o para responder às questões de números 67 a 69.

O efeito fotoelétrico, interpretado há um século por Einstein, ocorre quando a incidência de luz com freqüência suficientemente elevada, arranca elétrons de um metal. Para cada metal há uma energia mínima necessária dessa luz para que o fenômeno ocorra. No caso da platina, por exemplo, o valor dessa energia é de 6,35 eV (elétron-Volt). Assim, para que o efeito fotoelétrico possa ser observado em uma placa de platina, ela deve ser iluminada com luz

(Dado: Constante de Planck h = 4,1.10–15 eV.s)

  • A.

    infravermelha.

  • B.

    vermelha.

  • C.

    branca.

  • D.

    azul.

  • E.

    ultravioleta.

Entre as diferenças essenciais nos danos e riscos provocados por explosões nucleares e explosões químicas convencionais, deve-se destacar que nas nucleares

  • A.

    há liberação de radiações de comprimento de onda muito maior, por isso com maior alcance e penetração na matéria.

  • B.

    há liberação de isótopos radioativos que por muito tempo produzirão efeitos danosos, particularmente sobre os seres vivos.

  • C.

    a quantidade de matéria produzida na explosão é expressivamente maior que nas bombas químicas, provocando danos imediatos muito mais intensos.

  • D.

    há emissão de radiação ultravioleta, enquanto nas de origem química, as radiações são infravermelhas, com efeitos menos duradouros e danosos para os seres vivos.

  • E.

    a radiação liberada permanece na atmosfera local durante longo tempo, ao passo que nas de origem química, a radiação se dissipa em poucas horas.

Tanto as usinas nucleares como as termelétricas convencionais utilizam-se do calor obtido pelo aquecimento de água, para mover turbinas que acionam um gerador elétrico. O que diferencia essencialmente a geração nuclear das demais termelétricas é

  • A.

    o processo de produção de calor utilizado no aquecimento da água.

  • B.

    o processo de conversão de trabalho mecânico em eletricidade.

  • C.

    o uso de vapor a alta pressão para mover as turbinas.

  • D.

    o isolamento do combustível dos demais elementos da usina.

  • E.

    a presença de um condensador para resfriamento da água.

Em uma bomba atômica, assim como em um reator nuclear para geração de energia elétrica, um núcleo atômico é bombardeado de modo a provocar sua fissão, gerando outros núcleos e liberando grande quantidade de calor. No entanto, uma diferença essencial entre uma bomba e um reator nuclear é

  • A.

    a maior quantidade de elementos radioativos liberados na fissão, na bomba.

  • B.

    o maior número atômico do elemento químico a ser fissionado, na bomba.

  • C.

    a necessidade de maior quantidade de massa do núcleo a ser fissionado, no reator.

  • D.

    a promoção da reabsorção de nêutrons na bomba, e sua contenção no reator.

  • E.

    a quantidade de energia liberada em cada fissão, menor no reator.

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