Questões de Fisioterapia

Lista completa de Questões de Fisioterapia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação às indicações e contraindicações da prescrição e uso das órteses para coluna vertebral, julgue os itens que se seguem.

A órtese cervical do tipo Minerva está mais indicada para pacientes com instabilidade nos níveis cervicais acima de C4.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao traçarmos um plano terapêutico visando a melhora da movimentação do paciente, deve-se pensar num conceito mais amplo de movimentação, ou seja, na interação de 3 fatores:

  • A.

    patologia, indivíduo e ambiente.

  • B.

    indivíduo, patologia e tarefa.

  • C.

    patologia, tarefa e clima.

  • D.

    indivíduo, tarefa e ambiente.

  • E.

    tarefa, ambiente e clima.

Com relação às indicações e contraindicações da prescrição e uso das órteses para coluna vertebral, julgue os itens que se seguem.

O compressor dinâmico torácico costal, ou C.D.T.2, está indicado para o tratamento do pectus carinatum.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente, sexo masculino, 43 anos, relata que torceu o tornozelo esquerdo ao descer de uma escada para um solo irregular, dois dias antes da consulta, e que não consegue andar sem mancar, desde a lesão. O exame revela que o paciente apresenta edema e dor localizadas sobre a face lateral do tornozelo esquerdo. Nesse caso, visando a analgesia e diminuição do edema, deve-se indicar para o paciente

  • A.

    mobilização passiva e posicionamento adequado dos MMII, mantendo a elevação de aproximadamente 30° a 40° dos MMII quando o paciente estiver em DD.

  • B. exercícios resistidos e exercício de alongamento utilizando a técnica contrai-relaxa.
  • C.

    alongamento do músculo tríceps sural.

  • D.

    repouso.

  • E.

    exercícios resistidos e posicionamento adequado dos MMII, mantendo a elevação de aproximadamente 30° a 40° dos MMII quando o paciente estiver em DD.

Com relação às indicações e contraindicações da prescrição e uso das órteses para coluna vertebral, julgue os itens que se seguem.

Pacientes com fraturas cervicais estáveis, sem compressão nervosa e sem incapacidade clínica adicional, podem obter grande estabilidade na região cervical superior com o colar do tipo Philadelphia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os cuidados com as áreas de pressão na confecção de órteses de membro superior têm como prioridade

  • A.

    determinar o grau de limite do arco de movimento.

  • B.

    assegurar estética da órtese e prevenir áreas de fricção.

  • C.

    limitar somente os movimentos específicos que se deseja controlar.

  • D.

    prevenir o risco de queimaduras, em especial em crianças e pacientes com alteração de sensibilidade.

  • E.

    observar áreas com alterações circulatórias e de sensibilidade.

Com relação às indicações e contraindicações da prescrição e uso das órteses para coluna vertebral, julgue os itens que se seguem.

Um colar cervical feito de espuma permite a mobilidade da região cervical, permitindo, apesar disso, a manutenção da cabeça em posição neutra por meio da lembrança cinestésica, ou seja, feedback sensorial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Próteses são dispositivos destinados a complementar a ausência de um membro ou parte dele. A complementação visa a substituir função, composição e sustentação corporal. Com base na protetização é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Amputações transfemurais bilaterais apresentam maior dificuldade de protetização devido, principalmente, ao alto gasto energético para o uso das próteses.

  • B.

    O coto é considerado um novo membro, responsável pelo controle da prótese. Para tanto, o nível de amputação é um fator primordial.

  • C.

    KBM, PTB e PTS são siglas para diferentes tipos de encaixe de próteses acima do joelho.

  • D.

    Reproduzir a função do membro superior em uma prótese é difícil, devido a complexidade de movimentos deste segmento.

  • E.

    É importante conhecer os diferentes tipos de encaixes das próteses para saber os locais de apoio e suspensão das mesmas, facilitando o processo de protetização.

Uma jovem de 17 anos fraturou a vértebra C7 em acidente de mergulho, há 2 meses. Apresenta sensibilidade intacta na cabeça, pescoço e parte lateral dos MMSS, e insensibilidade na parte medial dos MMSS, tronco, abaixo do ângulo esternal e nos MMII. Todos os movimentos da cabeça e ombros têm força normal, exceto os de extensão de ombro. Os flexores do cotovelo e os extensores radiais do punho têm força normal, e o restante dos músculos dos MMSS, do tronco e dos MMII não apresentam qualquer vestígio de movimentos voluntários. O sinal de Babinski está presente bilateralmente. Sem equipamento de adaptação, a jovem é incapaz de cuidar de si mesma. Com o uso do equipamento de adaptação, é capaz de comer, se vestir e atender a sua higiene, de forma independente. Usa cadeira de rodas. Não consegue, voluntariamente, controlar a bexiga e o reto. O objetivo da fisioterapia para essa paciente, além de evitar complicações secundárias à lesão, é

  • A.

    fortalecer a musculatura íntegra de MMSS para auxiliá- la a tocar a cadeira de rodas em locais planos, desempenhar as atividades de alimentação e higiene de forma independente e manter a integridade articular nos MMII.

  • B.

    fortalecer a musculatura íntegra de MMSS e tronco superior, visando ao ganho de controle de tronco, e manter a integridade articular nos MMII.

  • C.

    fortalecer a musculatura de tronco superior e treinar a deambulação com equipamento adequado.

  • D.

    manter a integridade articular.

  • E.

    adaptar o equipamento para possível marcha.

Os pacientes com Síndrome de Parkinson apresentam rigidez, também descrita como hipertonia plástica. Neste tipo de hipertonia, tanto a musculatura agonista como a antagonista são comprometidas. Para pacientes com essa sintomatologia NÃO é indicado alongamento

  • A.

    ativo, aplicando a técnica mantém relaxa.

  • B.

    passivo.

  • C.

    ativo, aplicando a técnica contrai relaxa.

  • D.

    dinâmico.

  • E.

    balístico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...