Lista completa de Questões de Fisioterapia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o ritmo escapuloumeral, assinale a alternativa incorreta:
Nos primeiros 30° de elevação ou abdução do braç o, não há movimento da escápula. A amplitude é realizada apenas pela articulação glenoumeral.
Dos 180° de flexão ou abdução do úmero, 160° são produzidos pela articulação glenoumeral e 30° pela escapulotorácica.
Entre os 30° e 170° de elevação do braço, a cada 15°, 10° ocorrem na articulação glenoumeral e 5° de vem-se à rotação da escápula no tórax.
Nas afecções do ombro, o movimento de cada uma dessas articulações ocorre de forma independente, como é o caso de uma escápula fixa, onde o úmero tem capacidade de elevar-se apenas 120°.
Após os 60° de flexão ou abdução do ombro, a arti culação glenoumeral fica estável, deixando a escápula livre para moverse lateral e medialmente.
As alternativas abaixo caracterizam justificativas para o aumento na ventilação pulmonar durante o esforço físico, EXCETO:
aumento no pH tecidual.
aumento na temperatura tecidual.
diminuição na pressão parcial de oxigênio nos tecidos.
aumento na concentração sérica de dióxido de carbono.
Quando se aplica um Ultra-som com um registro de saída de 4W e uma relação de não-uniformidade de feixe (RNF) de 4, a maior intensidade do feixe é:
4W
8W
16W
32W
64W
Como efeito agudo do exercício de endurance (aeróbico), podemos citar o aumento na concentração sérica dos hormônios abaixo, EXCETO:
Adrenalina.
Vasopressina (ADH).
Corticotropina (ACTH).
Hormônio do crescimento (GH).
Considere as seguintes afirmativas:
I- O músculo supra-espinhoso era considerado apenas um iniciador do movimento de abdução do ombro. Hoje, sabe-se que ele atua progressivamente junto com o deltóide por todo o arco de movimento, variando sua força em função da amplitude.
II- Ao treinar a força dos músculos do manguito rotador, num programa de reabilitação de ombro, dá-se preferência aos elásticos para resistência, pois enfatizam a fase excêntrica mais efetivamente que os pesos (halteres) ou mecanoterapia.
III- Os músculos subescapular, infra-espinhoso e redondo menor, auxiliam na estabilização estática da articulação glenoumeral, impedindo o deslocamento posterior da cabeça do úmero.
IV- Os músculos motores primários são de extrema importância nos atletas que utilizam o membro superior de forma intensa e é o primeiro grupo a ser fortalecido nos programas de reabilitação.
Assinale a alternativa correta:
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Apenas a afirmativa III é falsa.
Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras
Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras
Fisioterapia - Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Déficit motor caracterizado por um aumento dependente da velocidade no reflexo de estiramento tônico, sendo componente da síndrome do neurônio motor superior é:
Hipertonia.
Contratura.
Espasticidade.
Rigidez muscular.
Um indivíduo realizou uma espirometria que apresentou os seguintes resultados: Capacidade Pulmonar Total = 6L , Capacidade Residual Funcional = 2,5L, Volume Residual = 1,5L. Sabendo que seu Volume Corrente é de 500ml, o seu Volume de Reserva Inspiratório é igual a:
3,5L
2,0 L
4,5L
3,0L
1,0L
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A camada líquida que reveste os alvéolos pulmonares tem normalmente um conjunto de compostos que atuam sobre a tensão superficial. Com relação à ação do surfactante pulmonar, é correto afirmar:
Diminui a tensão superficial nos alvéolos de maior tamanho.
Diminui mais a tensão superficial nos alvéolos menores.
Aumenta a tensão superficial nos alvéolos colapsados.
Reverte o gradiente de pressão espontânea normal.
Em relação ao controle do movimento, podemos afirmar:
Os órgãos tendinosos de Golgi são sensíveis às variações de estiramento muscular.
A velocidade de condução nervosa é diretamente proporcional à espessura da bainha de mielina que recobre os axônios.
O trato cortico-espinhal lateral cruza na pirâmide bulbar e controla os movimentos das extremidades distais homolateralmente.
As fibras musculares Tipo I (vermelha) têm um baixo limiar (pouco resistente) à fadiga muscular, devido ao baixo número de mitocôndrias.
Considere as seguintes afirmativas:
I- Em uma patologia obstrutiva, a Capacidade Vital pode encontrar-se normal ou reduzida.
II- Em uma patologia restritiva, a Capacidade Vital obrigatoriamente está diminuída.
III- Em uma patologia obstrutiva, o Volume Residual encontra-se normal ou reduzido. Já na patologia restritiva, o Volume Residual encontra-se aumentado.
IV- No caso de um quadro obstrutivo com presença de doença restritiva, o Volume Expiratório Forçado no 1o Segundo (VEF1) "corrige" a presença da doença restritiva, sendo, portanto, um parâmetro mais adequado do que a Capacidade Vital Cronometrada no 1o Segundo (CV1)
Estão corretas:
Apenas as afirmativas I e II
Apenas a afirmativa IV
Apenas as afirmativas III e IV
Apenas as afirmativas I e III
Apenas as afirmativas II e IV
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...