Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A perda da função do músculo serrátil anterior responsável pela rotação escapular pode ser identificada quando o indivíduo não realiza:
elevação do braço acima de 90° e, quando realiza, ocorre projeção anterior do ombro.
abdução do braço acima de 50° e, quando realiza, ocorre ombro caído.
elevação do braço acima de 100° e, quando realiza, ocorre escápula alada.
abdução do braço acima de 90° e, quando realiza, ocorre projeção do ombro para frente.
Complete as lacunas corretamente. Em pacientes com lesões no Sistema Nervoso Central (SNC), o distúrbio motor mais frequente e incapacitante com predomínio nos músculos________ é a espasticidade, que pode ser avaliada e graduada por__________.
agonistas; Escala de Tardieu.
antigravitacionais; Índice de Barthel.
antigravitacionais; Escala Modificada de Ashworth.
agonistas; GMfM.
Complete as lacunas corretamente. A paralisia ou paresia dos músculos abdominais em pacientes cadeirantes pode levar à deformidade de__________e seu tratamento fisioterapêutico consiste em ____________.
cifose exagerada; fortalecimento de musculatura acessória utilizando como recurso a eletroestimulação.
curva lombar excessiva; adequação da cadeira de rodas.
cifose exagerada; alongamento da cadeia extensora do tronco superior.
curva lombar excessiva; fortalecimento de musculatura acessória, uso de colete e bandagem elástica.
Durante a marcha, a presença de alterações biomecânicas tais como impulsão do tórax para trás no momento do contato inicial, que é realizada para manter a extensão do quadril do membro inferior de apoio, pode demonstrar deficiência no desempenho muscular do:
glúteo médio.
glúteo máximo.
oblíquos do tronco.
iliopsoas.
Na marcha normal a ação muscular é fundamental e sua maior atividade ocorre na fase de:
desaceleração.
médio apoio.
aceleração.
contato inicial.
O teste de SilversKold pode detectar alterações que comprometem a marcha. quando é realizado com o pé em máxima dorsiflexão, o retropé mantido em varo e o joelho estendido observa se encurtamento ou contratura do músculo:
sóleo.
tibial posterior.
gastrocnêmio.
tibial anterior.
Na análise da marcha, a avaliação tridimensional computadorizada realizada em laboratório específico de marcha, permite observar alterações dinâmicas ausentes no exame físico estático. Os pacientes com Paralisia Cerebral têm sido beneficiados em seu tratamento, principalmente nas indicações cirúrgicas, com a possibilidade de estabelecer a diferenciação entre as alterações primárias, secundárias e terciárias que vêm a ser:
primárias: relacionadas diretamente ao dano do Sistema Nervoso Central; secundárias: provenientes das alterações primárias; terciárias: mecanismos compensatórios que se instalam e podem se estruturar.
primárias: relacionadas diretamente ao dano do Sistema Nervoso Central; secundárias: comorbidades associadas não advindas das alterações primárias; terciárias: provenientes da associação das 2 alterações.
primárias: determinam o tipo de disfunção motora; secundárias:determinam a topografia das lesões; terciárias: provenientes da associação das 2 alterações.
De acordo com a gravidade do dano cerebral instalado, não há diferenciação entre as alterações, determinando assim seu prognóstico.
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmações abaixo relacionadas sobre características diferenciadas que ocorrem em alguns indivíduos amputados, cuja sensação de membro fantasma, mesmo após tempo da amputação, não desaparece.
( ) Geralmente são pessoas que não aceitam sua nova imagem corporal. ( ) Geralmente são pessoas que se relacionam bem com outras pessoas e com a sociedade. ( ) Geralmente são pessoas que consideram sua prótese como membro substituto imperfeito. ( ) frequentemente são pessoas que apresentam menores possibilidades motoras. A sequência correta se estabelece em:V-V-f-f.
V-f-V-V.
f-V-f-V.
f-f-V-V.
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmações sobre nível de amputação dos membros inferiores e sua influência sobre a reabilitação.
( ) Deve se evitar a desarticulação total do quadril, pela deformidade que pode impedir a aderência da prótese. Nesse tipo de amputação, a orientação é conservar a cabeça e a maior porção do colo do fêmur. ( ) O coto de coxa considerado bom para encaixe na protetização é de no mínimo 12 cm abaixo do trocanter maior. ( ) A desarticulação do joelho permite coto com apoio terminal e portanto maior braço de alavanca, proporcionando estabilidade protética. ( ) Os cotos longos (nível inferior) de perna são ideais para protetização, pois proporcionam estabilidade e segurança na marcha. A sequência correta se estabelece em:V-V-f-f.
V-f-V-f.
f-V-f-V.
f-f-V-V.
Nos pacientes amputados a nível médio de perna, a reabilitação e o treinamento podem resgatar a marcha funcional sem claudicação, isso é possível devido a:
movimento íntegro de flexo-extensão de joelho, aumentando a oscilação do centro de gravidade do corpo para cima e para baixo.
movimento íntegro da bacia e do joelho para cima e para baixo e de um lado para outro, não permitindo oscilação do centro de gravidade do corpo.
movimento íntegro de flexo-extensão de joelho, diminuindo a oscilação do centro de gravidade do corpo para cima e para baixo.
perda da articulação do tornozelo anula a fase de impulsão da marcha, permitindo todos os outros movimentos com segurança.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...