Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Determinada paciente, com trinta e dois anos de idade, foi admitida no pronto-socorro hospitalar apresentando tosse, febre, dor torácica, perda de apetite, agitação intensa, cianose periférica e uso de musculatura acessória da respiração. Na avaliação inicial, foram verificados os sinais vitais: frequência respiratória de 48 incursões por minuto e frequência cardíaca de 120 batimentos por minuto. A ausculta pulmonar revelou estertores em todo o pulmão direito. O exame de gasometria arterial revelou os seguintes valores: pH = 7,48; PaO2 = 58 mmHg; PaCO2 = 26 mmHg; HCO3 = 22 mmHg. Imediatamente, a primeira conduta clínica do fisioterapeuta foi a colocação da paciente em oxigenoterapia via máscara de Venturi com FiO2 de 40%.
A partir do caso clínico apresentado, julgue os itens seguintes.
Nesse caso, não está indicada a instalação de ventilação mecânica.Procurando se adequar às recomendações do seu setor de atuação, uma empresa de softwares para computadores contratou um fisioterapeuta, que propôs ações ergonômicas preventivas e tratamentos, individuais e coletivos, na empresa. A primeira ação do profissional foi a realização de palestras para a conscientização da equipe acerca dos seguintes temas: estresse, postura, práticas preventivas no ambiente de trabalho e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho. Na sequência, instituiu pausas rápidas e programadas nas atividades do trabalho, a cada sessenta minutos, assim como a realização de alongamentos da musculatura das mãos, punhos, braços e ombros. Em um caso individual de um dos programadores com dor no ombro e diagnóstico clínico de ombro de tenista, o fisioterapeuta realizou um atendimento individualizado com laser de 904 GaAs, energia de 2,4 J/cm2, com a combinação de exercícios pliométricos.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Os alongamentos propostos são recomendados para a prevenção de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.Procurando se adequar às recomendações do seu setor de atuação, uma empresa de softwares para computadores contratou um fisioterapeuta, que propôs ações ergonômicas preventivas e tratamentos, individuais e coletivos, na empresa. A primeira ação do profissional foi a realização de palestras para a conscientização da equipe acerca dos seguintes temas: estresse, postura, práticas preventivas no ambiente de trabalho e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho. Na sequência, instituiu pausas rápidas e programadas nas atividades do trabalho, a cada sessenta minutos, assim como a realização de alongamentos da musculatura das mãos, punhos, braços e ombros. Em um caso individual de um dos programadores com dor no ombro e diagnóstico clínico de ombro de tenista, o fisioterapeuta realizou um atendimento individualizado com laser de 904 GaAs, energia de 2,4 J/cm2, com a combinação de exercícios pliométricos.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico clínico do programador relaciona-se à tendinite dos músculos supraespinal, infraespinal, redondo maior e redondo menor.Procurando se adequar às recomendações do seu setor de atuação, uma empresa de softwares para computadores contratou um fisioterapeuta, que propôs ações ergonômicas preventivas e tratamentos, individuais e coletivos, na empresa. A primeira ação do profissional foi a realização de palestras para a conscientização da equipe acerca dos seguintes temas: estresse, postura, práticas preventivas no ambiente de trabalho e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho. Na sequência, instituiu pausas rápidas e programadas nas atividades do trabalho, a cada sessenta minutos, assim como a realização de alongamentos da musculatura das mãos, punhos, braços e ombros. Em um caso individual de um dos programadores com dor no ombro e diagnóstico clínico de ombro de tenista, o fisioterapeuta realizou um atendimento individualizado com laser de 904 GaAs, energia de 2,4 J/cm2, com a combinação de exercícios pliométricos.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O laser e os exercícios utilizados no atendimento fisioterapêutico do indivíduo com dor no ombro são recursos adequados ao caso em questão.Procurando se adequar às recomendações do seu setor de atuação, uma empresa de softwares para computadores contratou um fisioterapeuta, que propôs ações ergonômicas preventivas e tratamentos, individuais e coletivos, na empresa. A primeira ação do profissional foi a realização de palestras para a conscientização da equipe acerca dos seguintes temas: estresse, postura, práticas preventivas no ambiente de trabalho e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho. Na sequência, instituiu pausas rápidas e programadas nas atividades do trabalho, a cada sessenta minutos, assim como a realização de alongamentos da musculatura das mãos, punhos, braços e ombros. Em um caso individual de um dos programadores com dor no ombro e diagnóstico clínico de ombro de tenista, o fisioterapeuta realizou um atendimento individualizado com laser de 904 GaAs, energia de 2,4 J/cm2, com a combinação de exercícios pliométricos.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
As ações implementadas pelo fisioterapeuta para a saúde dos trabalhadores da empresa objetivam reduzir o cansaço, os erros e os acidentes dos operários.Procurando se adequar às recomendações do seu setor de atuação, uma empresa de softwares para computadores contratou um fisioterapeuta, que propôs ações ergonômicas preventivas e tratamentos, individuais e coletivos, na empresa. A primeira ação do profissional foi a realização de palestras para a conscientização da equipe acerca dos seguintes temas: estresse, postura, práticas preventivas no ambiente de trabalho e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho. Na sequência, instituiu pausas rápidas e programadas nas atividades do trabalho, a cada sessenta minutos, assim como a realização de alongamentos da musculatura das mãos, punhos, braços e ombros. Em um caso individual de um dos programadores com dor no ombro e diagnóstico clínico de ombro de tenista, o fisioterapeuta realizou um atendimento individualizado com laser de 904 GaAs, energia de 2,4 J/cm2, com a combinação de exercícios pliométricos.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
A abordagem de alguns dos temas das palestras dadas na empresa é, atualmente, ato privativo do médico e, portanto, esses temas não deveriam ter sido abordados pelo fisioterapeuta.Procurando se adequar às recomendações do seu setor de atuação, uma empresa de softwares para computadores contratou um fisioterapeuta, que propôs ações ergonômicas preventivas e tratamentos, individuais e coletivos, na empresa. A primeira ação do profissional foi a realização de palestras para a conscientização da equipe acerca dos seguintes temas: estresse, postura, práticas preventivas no ambiente de trabalho e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho. Na sequência, instituiu pausas rápidas e programadas nas atividades do trabalho, a cada sessenta minutos, assim como a realização de alongamentos da musculatura das mãos, punhos, braços e ombros. Em um caso individual de um dos programadores com dor no ombro e diagnóstico clínico de ombro de tenista, o fisioterapeuta realizou um atendimento individualizado com laser de 904 GaAs, energia de 2,4 J/cm2, com a combinação de exercícios pliométricos.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O tempo trabalhado até a realização das pausas está adequado para a prevenção de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.Paciente do sexo masculino, de trinta e oito anos de idade, com obesidade mórbida, hipertensão arterial sistêmica e diabetes melito, foi levado ao pronto atendimento com diagnóstico de traumatismo cranioencefálico (TCE) depois de acidente automobilístico. Após o atendimento, o paciente evoluiu com rebaixamento do nível de consciência, sendo necessárias a intubação orotraqueal e a instalação da ventilação mecânica com os seguintes parâmetros: modo A/C VCV; FiO2 60%, PEEP 5 cmH2O; frequência respiratória de 16 irpm; VC 400 mL. Após o procedimento, foi realizado o exame de gasometria arterial com os seguintes dados: pH = 7,31; PaO2 = 60 mmHg; PaCO2 = 57 mmHg; HCO3 = 30 mmol/L; BE + 5 mmol/L; SpO2 90%; sinais vitais: FC 125 bpm; PA = 100 mmHg × 60 mmHg; temperatura corporal = 40 ºC.
A partir do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O estado de febre é um dos fatores que contribuem para o quadro de hipoxemia observada no paciente.Paciente do sexo masculino, de trinta e oito anos de idade, com obesidade mórbida, hipertensão arterial sistêmica e diabetes melito, foi levado ao pronto atendimento com diagnóstico de traumatismo cranioencefálico (TCE) depois de acidente automobilístico. Após o atendimento, o paciente evoluiu com rebaixamento do nível de consciência, sendo necessárias a intubação orotraqueal e a instalação da ventilação mecânica com os seguintes parâmetros: modo A/C VCV; FiO2 60%, PEEP 5 cmH2O; frequência respiratória de 16 irpm; VC 400 mL. Após o procedimento, foi realizado o exame de gasometria arterial com os seguintes dados: pH = 7,31; PaO2 = 60 mmHg; PaCO2 = 57 mmHg; HCO3 = 30 mmol/L; BE + 5 mmol/L; SpO2 90%; sinais vitais: FC 125 bpm; PA = 100 mmHg × 60 mmHg; temperatura corporal = 40 ºC.
A partir do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A gasometria arterial mencionada indica um quadro de acidose metabólica com hipoxemia.Paciente do sexo masculino, de trinta e oito anos de idade, com obesidade mórbida, hipertensão arterial sistêmica e diabetes melito, foi levado ao pronto atendimento com diagnóstico de traumatismo cranioencefálico (TCE) depois de acidente automobilístico. Após o atendimento, o paciente evoluiu com rebaixamento do nível de consciência, sendo necessárias a intubação orotraqueal e a instalação da ventilação mecânica com os seguintes parâmetros: modo A/C VCV; FiO2 60%, PEEP 5 cmH2O; frequência respiratória de 16 irpm; VC 400 mL. Após o procedimento, foi realizado o exame de gasometria arterial com os seguintes dados: pH = 7,31; PaO2 = 60 mmHg; PaCO2 = 57 mmHg; HCO3 = 30 mmol/L; BE + 5 mmol/L; SpO2 90%; sinais vitais: FC 125 bpm; PA = 100 mmHg × 60 mmHg; temperatura corporal = 40 ºC.
A partir do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
De acordo com a gasometria arterial desse caso clínico, o paciente apresenta quadro de hipoventilação.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...