Questões de Fisioterapia do ano 2020

Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Sons rudes gerados pela obstrução parcial da traqueia superior que indicam a presença de alterações nessa região, e que se agrava com presença de quadros obstrutivos como choro excessivo e aspiração endotraqueal.” Assinale a alternativa que corresponde ao enunciado.

    A) Roncos.

    B) Sibilos.

    C) Estertores crepitantes.

    D) Gemidos.

    E) Estridores laríngeos.

Acerca dos aspectos relacionados ao recém-nascido prematuro e a atuação fisioterapêutica na área, assinale a alternativa correta.

    A) O recém-nascido é considerado prematuro quando apresenta idade gestacional até 38 semanas de gestação, ou seja, até 37 semanas e seis dias.

    B) O acompanhamento pré-natal influencia diretamente nos indicadores de saúde e nos números de óbitos, entretanto o fisioterapeuta não tem poder de atuação nesta fase.

    C) A displasia broncopulmonar é considerada uma das complicações em longo prazo do sistema respiratório e está relacionada à prematuridade e ao uso de oxigênio aos 28 dias de vida.

    D) O recém-nascido prematuro é avaliado com extremo baixo quando seu peso encontra-se entre 1 kg e 1,5 kg.

    E) Considerando que a relação estímulodesenvolvimento é direta, o excesso de estimulação nos recém-nascidos prematuros é indicado.

Sobre os posicionamentos terapêuticos no recém-nascido, analise as assertivas a seguir.


I - A posição supina apresenta como vantagens o bom posicionamento da cabeça, contudo favorece os movimentos de abdução e rotação lateral das extremidades.

II - A postura flexora é favorecia na posição prona, além de promover estabilidade direta na parede anterior do tórax.

III - A posição de decúbito lateral esquerda favorece o esvaziamento gástrico e desenvolve o sistema de auto-organização e simetria.


Podemos, portanto, afirmar que:

    A) Todas as assertivas estão corretas.

    B) Nenhuma assertiva está correta.

    C) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    D) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

    E) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

“Consiste em pressionar manualmente a região torácica correspondente à área pulmonar comprometida durante a fase expiratória, que deve ser forçada e longa. Em seguida, pede-se ao paciente que realize uma inspiração profunda; nesse momento encontrará uma resistência promovida pelo fisioterapeuta que, no mesmo momento, retira a compressão bruscamente, o que direciona o fluxo ventilatório para a região dependente e promove a expansibilidade da região a ser tratada.” Qual das alternativas abaixo corresponde ao que está descrito no enunciado?

    A) Terapia Expiratória Manual Passiva.

    B) Padrão Ventilatório Diafragmático.

    C) Drenagem Rinofaríngea Retrógrada.

    D) Hiperinsuflação Pulmonar com Compressão Torácica.

    E) Descompressão Torácica Abrupta Localizada.

A ventilação mecânica invasiva é a técnica mais empregada de suporte de vida na insuficiência respiratória aguda. Logo que a circunstância determinante da insuficiência respiratória aguda tenha-se resolvido, a ventilação mecânica invasiva pode ser interrompida. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.

    A) Ao se analisar a perspectiva de sucesso do desmame deve-se considerar a presença de um equilíbrio entre a carga imposta à bomba muscular respiratória, sua capacidade de sustentar essa carga e os processos relacionados ao controle da ventilação.

    B) A duração da ventilação mecânica invasiva está diretamente associada a uma série de complicações, incluindo pneumonia associada à ventilação mecânica, lesões de via aérea e fraqueza muscular.

    C) Para minimizar os efeitos das complicações associadas à ventilação mecânica invasiva prolongada, têm-se explorado o uso da ventilação não-invasiva com o objetivo de reduzir o tempo de ventilação mecânica invasiva e, consequentemente, suas possíveis complicações.

    D) O desmame ventilatório é um processo cujo início deve ser adiado sempre que possível, tendo em vista a importância da ventilação mecânica invasiva nas síndromes respiratórias agudas.

    E) O sucesso de desmame ventilatório ocorre quando o paciente, ainda estando em ventilação mecânica invasiva, tolera o teste de respiração espontânea.

Em uma avaliação gasométrica podemos afirmar que:

    A) quando o pH estiver acima de 7,45, existirá alta concentração de íons de H+.

    B) Quando existe uma alcalose respiratória parcialmente compensada o HCO3 estará dentro da normalidade.

    C) Quando existe um aumento da PaCO2 além dos valores de referência no sangue arterial, haverá sempre uma acidose respiratória.

    D) A PaO2 inferior a 93 mmHg pode ser classificado como uma hipoxemia leve.

    E) Em uma acidose mista, a PaCO2 estará aumentada e o HCO3 diminuído, em relação aos valores de referência.

Sobre o O2 e o mecanismo de transporte das vias aéreas superiores aos alvéolos, assinale a alternativa incorreta.

    A) O transporte de O2 ocorre por dois mecanismos: convecção e difusão molecular.

    B) A relação entre a capacidade de transporte e a pressão parcial para o O2 é curvilínea (forma de S) e chamada de curva de dissociação do O2.

    C) O fluxo convectivo requer uma fonte de energia para construir uma diferença de pressão, sendo que em equilíbrio estável gases ou sangue fluem em direção à maior pressão.

    D) Em um sistema de tubos, a quantidade de fluido que passa pelo sistema por unidade de tempo é proporcional à diferença de pressão entre os extremos e à geometria dos tubos, de tal forma que a queda na pressão é causada por resistência friccional e pela necessidade de aumentar o fluxo molecular nos pontos de estreitamento.

    E) Em condições normais a difusão não é fator limitante para a troca gasosa, porque a anatomia das unidades de troca é favorável a este transporte.

Paciente L.T.E.A. realiza aferição de dados vitais e gasometria arterial e constata-se os seguintes dados: FR: 29 irpm; FC: 129 bpm; PA: 111x79 mmHg; SpO2: 97%; pH: 7,21; PaCO2: 20 mmHg; HCO3: 15 mEq/L. De acordo com as dados obtidos podemos concluir que:

    A) O paciente apresenta acidose respiratória pura.

    B) O paciente apresenta alcalose metabólica pura.

    C) O paciente apresenta alcalose respiratória com tentativa de compensação metabólica.

    D) O paciente apresenta acidose respiratória com tentativa de compensação metabólica.

    E) O paciente apresenta acidose metabólica com tentativa de compensação respiratória

O corpo humano produz diariamente ácidos orgânicos que necessitam de um sistema de tamponamento ou eliminação de ácidos. Quando há alterações nesse processo ocorrem os distúrbios ácido-base. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.

    A) Asma e enfisema são causas comuns de acidose respiratória.

    B) Acidose metabólica é causada pela queda primária de HCO3, levando a queda do PH como ocorre por exemplo com a cetoacidose diabética.

    C) A acidose respiratória é ocasionada pelo aumento da PaCO2.

    D) Alcalose respiratória é o resultado da diminuição do pH arterial, provocada por uma hiperventilação aguda com queda da PaCO2.

    E) Alcalose metabólica ocorre quando há a elevação do bicarbonato plasmático.

A síndrome fêmoro-patelar é caracterizada por dor peri ou retropatelar, acomete atletas e não atletas e representa um problema comum na clínica de fisioterapia. Sobre o tema assinale a alternativa incorreta.

    A) A etiologia pode ser relacionada a vários fatores que levam ao mau alinhamento patelar, como a patela alta ou baixa, pronação subtalar excessiva, rotação lateral da tíbia, anteversão femoral e encurtamento do retináculo lateral.

    B) A dor localizada se manifesta durante atividades funcionais como permanecer longos períodos sentado, subindo e descendo escadas e ao agachar.

    C) Embora afete a articulação do joelho, sinais como crepitação, edema e bloqueio articular não são observados nos pacientes com síndrome fêmoropatelar.

    D) A força de reação fêmoro-patelar é maior no exercício de extensão da perna do que no leg-press a 0 e 30 graus de flexão.

    E) Os exercícios realizados em CCA produzem menores forças compressivas quando a perna está fletida a aproximadamente 90 graus e maiores forças compressivas quando fletida a menos que 57 graus, em relação aos exercícios em CCF, que geram maiores forças em ângulos de flexão acima de 85 graus.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...