Questões de Fisioterapia do ano 2020

Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é CORRETO afirmar:
I- As técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) são uma abordagem de exercícios terapêuticos que combina padrões diagonais com facilitação neuromuscular para evocar respostas motoras e melhorar controle da função neuromuscular promovendo estabilização e resistência. II- As características dessa abordagem de exercícios terapêuticos são o uso de padrões diagonais com a finalidade de ativar simultaneamente músculos fracos e fortes. Assim os fortes aumentam a responsividade dos fracos. III- As técnicas de facilitação neuromuscular não têm resposta terapêutica de desenvolvimento de força, consequentemente não há aumento da resistência muscular à fadiga.
Assinale a alternativa que representa a resposta CORRETA.

    A) I, II e III.

    B) I apenas

    C) I e III apenas

    D) II e III apenas

    E) I e II apenas.

Diferentes formas de exercício isométrico que usam vários graus de resistência e intensidades de contrações sevem para diferentes metas na reabilitação. Com base nesta afirmativa, analise as sentenças abaixo:
I- Os exercícios isométricos leves envolvem contrações isométricas de baixa intensidade feitas com pouca ou nenhuma resistência. II- Os exercícios usados para diminuir dores e espasmo muscular e promover relaxamento depois de lesões de tecidos moles durante o estágio de cicatrização. III- Os exercícios são realizados a partir de resistência não apreciáveis e assim podem retardar atrofias e manter mobilidade entre as fibras musculares quando a imobilização é necessária para proteger a cicatrização.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) I, II e III.

    B) I e II apenas.

    C) II e III apenas.

    D) I e III apenas.

    E) I apenas.

A entorse de tornozelo é uma lesão comum em atletas, ocorrendo com maior frequência nos atletas de futebol, basquete e vôlei, correspondendo a cerca de 10% a 15% de todas as lesões do esporte, acontecendo geralmente ao pisar em terreno irregular ou degrau. Os principais ligamentos atingidos neste tipo de lesão são:

    A) Ligamento das sindesmose tibiofibular.

    B) Talofibular em associação com o calcaneofibular.

    C) Ligamento deltoide associado a ligamento talofibular.

    D) Ligamento deltoide associado a ligamento calcaneofibular.

    E) Ligamento deltoide isolado.

Luxações do quadril são lesões pouco frequentes e graves. Elas são frequentemente associadas a fraturas pélvicas. Uma articulação do quadril normal é estável e forte. Uma luxação do quadril só pode ocorrer quando uma força intensa é aplicada à articulação do quadril como um trauma de alta energia como quedas ou acidentes automobilísticos. O tipo mais comum em emergências traumatológicas é:

    A) Luxação posterior com deslocamento lateral da cabeça do fêmur e posterior ao acetábulo.

    B) Luxação anterior com deslocamento medial e anterior da cabeça do fêmur.

    C) Luxação central com deslocamento associado à fratura da cabeça do fêmur com rompimento do acetábulo.

    D) Luxação central associado à fratura do fêmur com deslocamento para pelve.

    E) Luxação posterior com desolamento medial e fraturo do corpo do fêmur.

Apercepção do equilíbrio e da posição no espaço é uma função integrada de múltiplos estímulos sensitivos periféricos para o cérebro, incluindo sistema visual, vestibular e proprioceptivo. Sobre o sistema vestibular como órgão de controle do equilíbrio em diferentes situações de repouso e movimento, é CORRETO afirmar que:

    A) Os canais semicirculares do sistema vestibular fornecem informações sobre a posição da cabeça com respeito à gravidade e às forças inerciais durante os movimentos lentos da cabeça.

    B) Os receptores nos canais semicirculares detectam a angulação da cabeça sem relação com a gravidade, mas mantendo relação direta com as forças inerciais.

    C) Os receptores nos otólitos (utrículos e sáculos) detectam a movimentação rápida da cabeça durante a oscilação postural.

    D) Os receptores nos canais semicirculares juntamente com os otólitos são importantes em movimentos lentos da cabeça.

    E) Os canais semicirculares são sensíveis aos movimentos rápidos da cabeça durante a marcha, escorregões ou topadas.

O músculo cardíaco, quando submetido a uma carga de exercício, desenvolve um trabalho que terá que vencer as forças determinadas pelo grau de resistência originada dos vasos sanguíneos. Esta resistência denominamos de:

    A) Princípio do tudo ou nada.

    B) Pré-carga.

    C) Lei de Frank Starling do Coração.

    D) Pós-carga.

    E) Contração isovolumétrica.

As síndromes do impacto e outras condições dolorosas do ombro têm fatores etiológicos variados e, portanto, podem ser classificadas de diversas formas, uma delas é com base nos microtraumas progressivos, também conhecido como classificação de Jobe, dividida em grupos a saber:
I- Grupo 1: impacto puro. II- Grupo 2: tecidos moles hiperelásticos, resultando em instabilidade anterior ou multidirecional e impacto. III- Grupo 3: impacto associado com lesão labral e/ou capsular, instabilidade e síndrome do impacto secundária. IV- Grupo 4: instabilidade anterior sem impacto associado.
Estão devidamente caracterizados os grupos descritos apenas em:

    A) III e IV.

    B) I, II e III.

    C) II, III e IV.

    D) I e IV.

    E) I e II.

A lesão medular (LME) é uma incapacidade de baixa incidência e alto custo, a qual requer mudanças consideráveis no estilo de vida de um indivíduo. Diversas síndromes surgem com características clínicas consistentes a partir da recuperação das lesões incompletas e as informações relacionadas às funções motoras e sensoriais dessas síndromes são úteis para estabelecer metas, resultados e um plano de tratamento, sendo seu conhecimento fundamental. Dentre as afirmações abaixo sobre tais síndromes, apenas uma delas é verdadeira. Qual alternativa corresponde à resposta CORRETA?

    A) A síndrome de Brown-Sequard está relacionada a lesões em flexão da região cervical. Normalmente existe compressão medular anterior por fraturas, deslocamentos ou protrusão do disco cervical.

    B) A síndrome anterior da medula espinal é uma síndrome rara que abrange a preservação da função motora, sensação de dor e toque leve. É comum um padrão de marcha com base ampla e batida forte do calcanhar.

    C) A síndrome posterior da medula espinal ocorre a partir da hemissecção da medula espinal e geralmente é causada por ferimentos de penetração.

    D) A síndrome centro medular tem sido associada ao estreitamento congênito ou degenerativo do canal espinal.

    E) A síndrome anterior da medula espinal ocorre a partir da hemissecção da medula espinal. As hemissecções verdadeiras são raras.

O acidente vascular encefálico é a perda repentina da função neurológica causada por uma interrupção do fluxo sanguíneo para o encéfalo e, clinicamente, poderão ser produzidos vários déficits focais, incluindo alterações no nível de consciência e comprometimento das funções sensorial, motora, cognitiva, perceptiva e de linguagem. Logo, o processo de reabilitação deve ser iniciado o quanto antes, inclusive o de locomoção.
Avalie as afirmações a seguir com relação a esse aspecto.
I- O uso prolongado de um andador incentiva o posicionamento do tronco para trás, com descarga máxima nos membros superiores. II- A eletroestimulação neuromuscular tem sido empregada para melhorar a função dos plantiflexores e prevenir a queda do pé. III- O padrão de instabilidade e de fraqueza no tornozelo e no joelho, e a extensão e o grau de gravidade da espasticidade e dos déficits sensoriais dos membros constituem as principais considerações a serem feitas ao prescrever uma órtese. IV- Um paciente com hiperextensão do joelho sem instabilidade do pé e/ou do tornozelo pode ser beneficiado pela aplicação de uma Swedish Knee Cage para proteger o joelho. V- Atividades de treinamento com cadeiras de rodas incluem a instrução do paciente e do cuidador quanto ao uso, à manutenção e à segurança de todas as partes da cadeira.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) II, III e IV.

    B) I, II, III e V.

    C) II, III, IV e V.

    D) I, II e III.

    E) III, IV e V.

Muitas variáveis determinam se um programa de exercícios resistidos é adequado, efetivo e seguro, principalmente quando o treinamento resistido faz parte de um programa de reabilitação para pessoas com comprometimentos no desempenho muscular ou quando é incorporado a um programa de condicionamento geral para melhorar o nível do preparo físico de indivíduos saudáveis. Uma dessas variáveis é a intensidade. O exercício feito com intensidade alta é indicado

    A) no início do programa, para avaliar a resposta do paciente ao exercício resistido.

    B) quando a meta do exercício é melhorar a resistência muscular à fadiga.

    C) para o aquecimento e o desaquecimento antes e após uma sessão de exercícios.

    D) quando sua meta é aumentar a força e a potência muscular e, se possível, o tamanho muscular.

    E) durante o treinamento isocinético para minimizar as forças compressivas sobre as articulações.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...