Questões sobre Biomecânica e Cinesiologia (Marcha)

Lista completa de Questões sobre Biomecânica e Cinesiologia (Marcha) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas a seguir: I. Os graus I e II de Maitland são empregados exclusivamente para analgesia e não têm efeito mecânico direto sobre a barreira de restrição. São eficazes na redução da dor, melhorando a lubrificação articular e a circulação nos tecidos relacionados à articulação. Os graus III e IV de Maitland alongam a barreira e têm efeitos mecânicos e neurofisiológicos. Podem também ativar inibidores articulares e receptores de fusos musculares que ajudam a diminuir a restrição aos movimentos. A mobilização de grau V é definida como movimento passivo e hábil das articulações, um impulso de curta duração, pequena amplitude e alta velocidade aplicada no limite fisiológico da amplitude articular. II. A avaliação cinético-funcional permite ao fisioterapeuta elaborar o diagnóstico cinético-funcional, indispensável ao planejamento e ao desenvolvimento das medidas de tratamento de todas as patologias que podem acometer um indivíduo. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A goniometria é a medição dos ângulos articulares presentes nas regiões de articulação. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

    A) O movimento de flexão da coluna cervical ocorre no plano frontal e tem uma amplitude articular em torno de 0 a 60°.

    B) O movimento de flexão da coluna cervical ocorre no plano transverso e tem uma amplitude articular em torno de 0 a 90º.

    C) O movimento de flexão do ombro ocorre na articulação glenoumeral, no plano sagital, sendo acompanhado por movimentos nas articulações esternoclavicular, acromioclavicular e escapulotorácica, com amplitude de movimento em torno de 0 a 180º.

    D) Para realizar a avaliação da flexão do ombro, devese estimular a flexão do tronco e elevação da escápula.

    E) A amplitude do movimento de extensão de ombro é costumeiramente menor que 10º.

A disfunção femoropatelar é uma condição patológica multifatorial que afeta principalmente as mulheres. Testes clínicos tentam elucidar as possíveis causas biomecânicas para o desenvolvimento da disfunção, visando a estratégias de tratamento com base em raciocínio clínico.



Considerando as imagens apresentadas e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Exercícios em cadeia cinética fechada devem ser enfatizados, sobretudo estimulando a estabilização em abdução do quadril e rotação lateral do fêmur.

Em relação aos eixos de movimento articular do corpo humano, devido às irregularidades e aos graus de curvaturas que são inconsistentes nas superfícies de contato articulares, o ponto exato da posição do eixo muda durante a amplitude de movimento.
O texto acima refere-se ao(à):

    A) Cadeia cinética.

    B) Cadeia artrocinemática.

    C) Linha de translação centro-segmentar.

    D) Eixo delta de rotação central.

    E) Eixo instantâneo da rotação ou centro instantâneo da rotação.

Numa aula de cinesiologia e biomecânica, estudantes de fisioterapia realizaram uma avaliação minuciosa da marcha de um determinado paciente. O exame revelou queda brusca do pé após o apoio do calcanhar (uma anormalidade na marcha). O professor solicitou aos estudantes que identificassem a causa do problema. A hipótese formulada pelos estudantes que melhor explica o ocorrido é:

    A) Instabilidade do joelho.

    B) Hipotonia do quadríceps.

    C) Instabilidade da fase de oscilação.

    D) Hipotonia dos dorsiflexores do pé.

    E) Hipotonia do glúteo médio.

É correto afirmar que na marcha escarvante:

    A) O paciente apresenta um caminhar arrastando a ponta dos pés no solo, pela fraqueza na dorsiflexão. O paciente tenta fazer uma compensação elevando os joelhos na tentativa de não arrastar os pés.

    B) Pode ocorrer por lesão do cordão posterior da medula ou neuropatia periférica sensorial. A marcha é realizada com a base alargada, com o olhar para o solo, e a perda da noção da proximidade do solo em relação aos pés, faz com que ele arremesse o pé para diante e bata com força no solo.

    C) O paciente apresenta uma marcha com uma postura típica de flexão da cabeça, tronco, ombro e cotovelo, punhos, joelhos e tornozelos, com passos curto de maneira lenta, rígida e arrastada. O balanceio característico do braço também fica comprometido.

    D) O paciente anda de cócoras fazendo apoio com as mãos, pela impossibilidade de andar na postura bípede. É observada nas miopatias avançadas.

    E) Ocorre um encurtamento dos músculos adutores do quadril, provocando uma adução das coxas, de modo que os joelhos podem cruzar-se um na frente do outro, com a passada assemelhando-se a uma tesoura.

Diversas síndromes neurológicas ou lesões cerebrais podem fornecer informações diagnósticas importantes, podendo sugerir imediatos transtornos específicos da função motora ou sensitiva, ou mesmo alguma doença especifica. Alguns tipos de marcha são tão característicos que podem evidenciar transtorno durante o exame inicial do fisioterapeuta. A marcha na qual há perda de sensação proprioceptiva nas pernas, devido a lesões de fibras aferentes em nervos periféricos, raízes dorsais e coluna dorsais da medula espinhal com dificuldade de ficar em pé ou caminhar é:

    A) A marcha da Coréia.

    B) A marcha da paralisia cerebral.

    C) A marcha do transtorno psicogênico.

    D) A marcha da ataxia sensitiva.

    E) A marcha da distrofia muscular.

Diferentes formas de exercício isométrico que usam vários graus de resistência e intensidades de contrações sevem para diferentes metas na reabilitação. Com base nesta afirmativa, analise as sentenças abaixo:
I- Os exercícios isométricos leves envolvem contrações isométricas de baixa intensidade feitas com pouca ou nenhuma resistência. II- Os exercícios usados para diminuir dores e espasmo muscular e promover relaxamento depois de lesões de tecidos moles durante o estágio de cicatrização. III- Os exercícios são realizados a partir de resistência não apreciáveis e assim podem retardar atrofias e manter mobilidade entre as fibras musculares quando a imobilização é necessária para proteger a cicatrização.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) I, II e III.

    B) I e II apenas.

    C) II e III apenas.

    D) I e III apenas.

    E) I apenas.

Uma paciente de 22 anos de idade, desportista, amadora de futebol desde os 16 anos de idade, com história prévia de entorse lateral de tornozelo grau I, tratado de forma conservadora, sofreu uma lesão recente na região da articulação do joelho, durante uma partida de futebol. A atleta disputou uma bola no ar, cabeceou em direção ao gol e pousou ao solo com um contato inicial unipodal, realizando um movimento de pivô sobre o próprio corpo. Após passar por consulta médica, foi evidenciada, no exame de ressonância magnética, a ruptura completa do ligamento cruzado anterior (LCA). Por conta disso, a paciente encontra-se internada e será submetida à reconstrução do LCA, com enxerto do tendão patelar ipsilateral.

 Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Tanto os exercícios em cadeia cinética aberta (CCA) quanto os exercícios em cadeia cinética fechada (CCF) podem ser utilizados durante o treinamento de força. Porém, os exercícios em CCA devem ser priorizados em relação aos exercícios em CCF na fase inicial da reabilitação.

A respeito de biomecânica, seus conceitos e aplicações, assinale a opção correta.

    A) Considerando-se as articulações do tipo globosas, o acetábulo fornece um soquete profundo para a cabeça do fêmur, enquanto a cavidade glenoide proporciona uma área de contato mais limitada entre o úmero e a escápula, o que torna esta mais instável.

    B) Alongamento balístico consiste em uma série de alongamentos rápidos e bruscos, dos quais podem resultar lesões devido ao fato de os segmentos corporais alongados poderem ultrapassar a ADM normal e ao fato de promover o relaxamento brusco dos músculos alongados, mecanismo disparado pela ativação do órgão tendinoso de Golgi.

    C) Em se tratando de osteoartrite, o desgaste da cartilagem articular aumenta o contato e o atrito entre as superfícies articulares, o que ocorre apenas em situações de redução ou de ausência de mobilidade aliadas ao envelhecimento.

    D) Crianças obesas, quando comparadas a crianças com peso ideal, produzem torques articulares menores sobre o quadril, joelho e tornozelo a cada passo, em função da maior massa corporal.

    E) A articulação glenoumeral realizando a abdução do ombro é um exemplo de alavanca de segundo grau, na qual a força é exercida pelo músculo, e está localizada entre o fulcro e a resistência.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...