Lista completa de Questões sobre Fisioterapia Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas no corpo humano. Essa ciência exige a compreensão das diversas características dos sistemas muscular e esquelético, pois a realização de movimentos mais simples requer a ação de apenas um músculo individualmente, o qual desempenha um papel bem definido no leque de funções complementares necessárias. Assim, a ação do fisioterapeuta deve basear-se em conhecimentos científicos e sistêmicos, não apenas teóricos.
II. Para uma boa eficácia da técnica da pompagem, é necessário que o paciente saiba realizar o movimento respiratório de uma maneira correta. O fisioterapeuta deve estar atento ao padrão respiratório do paciente e, na maioria das vezes, ensinar como realizá-lo. Para isso, o fisioterapeuta orienta que o paciente posicione uma mão sobre tórax e a outra na região abdominal. Na sequência, é solicitado que o paciente realize a respiração, sendo instruído a inspirar fazendo com que a mão posicionada sobre o abdômen se movimente antes da mão posicionada sobre o tórax. Durante a expiração, a mão posicionada sobre o tórax deve se movimentar antes da mão que está sobre o abdômen. O movimento deve ser repetido diversas vezes, assistido pelo fisioterapeuta, até que o paciente esteja com o padrão respiratório correto.
Marque a alternativa CORRETA:
A técnica de massoterapia conhecida como effleurage corresponde a
compressão.
deslizamento.
amassamento.
percussão.
vibração.
Ao traçarmos um plano terapêutico visando a melhora da movimentação do paciente, deve-se pensar num conceito mais amplo de movimentação, ou seja, na interação de 3 fatores:
patologia, indivíduo e ambiente.
indivíduo, patologia e tarefa.
patologia, tarefa e clima.
indivíduo, tarefa e ambiente.
tarefa, ambiente e clima.
Considere:
I. Orientação à linha média.
II. Assimetria.
III. Variação do posiciomento para promover um bom formato da cabeça.
IV. Consideração das necessidades respiratórias em oposição às necessidades de desenvolvimento.
Para auxiliar a respiração, minimizar a deformidade postural, promover a estabilidade fisiológica e facilitar as estratégias de autorregulação de bebês de uma UTI neonatal devem ser utilizados os princípios de posicionamento constantes APENAS em
III e IV.
II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
I e II.
Considere:
I. A promoção da qualidade de vida e o estímulo constante para a preservação da autonomia e independência funcional.
II. A participação do paciente e da família como agentes ativos e responsáveis pelo tratamento.
III. Uma maior proteção contra os fatores de risco para agravos à saúde (quedas, imobilidade, confusão mental).
Dentre os benefícios da assistência domiciliar à população idosa, incluem-se os constantes em
I, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
II, apenas.
A terapia com pressão positiva expiratória (PEP) pode auxiliar no tratamento de atelectasia, pois
impõe resistência na inspiração por meio de orifício de diferentes calibres, levando à gradativa expansão pulmonar.
provoca oscilações de pressão na cavidade oral, transmitidas para o interior das vias aéreas modificando a reologia do muco.
promove o enchimento dos segmentos hipoventilados por meio da ventilação colateral e previne o colapso das vias aéreas durante a expiração.
aumenta o fluxo expiratório e modifica a reologia do muco.
utiliza o resistor de orifício para ajudar a encher a via aérea colateral e expandir a atelectasia, entretanto não remove a secreção.
São modalidades de pressão positiva indicadas para a terapia de expansão pulmonar no paciente sem via aérea artificial:
máscara de PEP, RPPI e inspirômetro de incentivo.
ventilação de alta frequência e oscilação oral de alta frequência.
máscara de PEP e oscilação oral de alta frequência.
CPAP, EPAP e máscara de PEP.
oscilação oral de alta frequência (flutter), SIMV e máscara de PEP.
Um paciente apresentando compressão unilateral do nervo ciático pode desenvolver importante perda funcional envolvendo o membro inferior afetado. Com relação aos exames físicosfuncionais e ao tratamento adequado a essa situação, julgue os itens a seguir.
Por meio do teste do piriforme, ao se tensionar o músculo piriforme, pode-se indicar se esse músculo é o responsável pela compressão do nervo e consequentemente pelo quadro de ciatalgia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...