Lista completa de Questões sobre Fundamentos da Saúde para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As patologias classificadas como espodiloartropatias soronegativas incluem as seguintes doenças:
espondilite anquilosante, artrite psoriásica, artrite reumatóide e febre reumática.
lupus eritematoso, esclerose sistêmica, fibromialgia e artrite reumatóide.
artrite reumatóide, artrite reumatóide juvenil, febre reumática, fibromialgia.
espondilite anquilosante, artrite psoriásica, síndrome de Reiter e doenças de Behçet.
lupus eritematoso, esclerose sistêmica, síndrome de Reiter e artrite psoriásica.
Em relação às propriedades elásticas do pulmão, é correto afirmar que
edema alveolar aumenta a complacência ao diminuir a ventilação alveolar, em contrapartida, doenças que causam fibrose do pulmão diminuem a complacência.
a complacência pulmonar é definida como alteração de volume por unidade de alteração de fluxo.
o sufactante tem o importante papel de diminuir a tensão superficial dos alvéolos, aumentando a complacência do pulmão e reduzindo o trabalho de respiração.
a tensão superficial dos alvéolos não tem influência alguma no comportamento pressão-volume.
a perda de sufactante traz como consequência a alta complacência pulmonar e alvéolos cheios de ar.
Em relação aos músculos da respiração, é correto afirmar que
o músculo mais importante da respiração é o diafragma que consiste numa delgada folha de músculo em forma de cúpula e quando ele se contrai, o conteúdo abdominal é empurrado para baixo e para frente, e a dimensão vertical da caixa torácica diminui.
os músculos intercostais são supridos por nervos intercostais que saem da medula espinhal no mesmo nível. A paralisia destes músculos, isoladamente, não afeta seriamente a respiração porque o diafragma é muito ativo.
o músculo mais importante da respiração é o diafragma que consiste numa delgada folha de músculo em forma de cúpula e quando ele se contrai, o conteúdo abdominal é empurrado para cima e para trás, e a dimensão vertical da caixa torácica aumenta.
os músculos mais importantes da expiração são os da parede abdominal; quando eles se contraem, a pressão abdominal diminui e o diafragma é empurrado para baixo.
os músculos escalenos e os esternocleidomastóideos são músculos acessórios da inspiração e sua atividade durante a respiração tranqüila é nula.
Um homem de 57 anos trabalhador da construção civil sofreu queda de um andaime há uma semana e fraturou o osso temporal direito. Queixa-se de dificuldade para manter o equilíbrio, rigidez no pescoço e nos ombros, visão embaçada, náusea e sensação de "estar girando". O exame clínico revelou: marcha lenta e irregular; necessidade de apoiar nas paredes ou em outros objetos para não cair; evita mover sua cabeça tanto quanto possível; apresenta nistagmo contínuo mesmo quando não movimenta a cabeça; comprometimento de audição à direita; força muscular e sensibilidade somática normais; visão e movimentos oculares estão intactos. Com base na sintomatologia deste paciente pode-se afirmar que apresenta lesão na área:
tronco cerebral.
córtex motor primário esquerdo.
cerebelo.
nervo vestíbulo-coclear direito.
peduncúlo cerebelar direito.
Na região medular, a informação sômato-sensorial é integrada com os comandos descendentes para gerar a eferência motora, assim as redes de interneurônios atuam de forma flexível para produzir movimentos relativamente simples, como por exemplo ativação recíproca de músculos flexores e extensores. Com base nesta informação, pode-se afirmar que o circuito envolvido no reflexo de estiramento
somente participa do arco reflexo medular.
promove a contração do músculo agonista e antagonista simultaneamente.
promove relaxamento do músculo agonista e antagonista simultaneamente.
não promove contração de nenhum grupo muscular.
promove a contração do músculo agonista e relaxamento do músculo antagonista.
Os receptores musculares (fusos e órgãos neurotendíneos de golgi) e os receptores articulares são estruturas fundamentais para controlar movimentos a serem realizados pelo corpo. Desse modo, pode-se afirmar que
os receptores tendíneos e os receptores articulares não são ativados, quando se realiza um movimento passivo no paciente.
os receptores, órgãos neurotendíneos de golgi, enviam informações ao sistema nervoso central referente ao comprimento do músculo e os receptores articulares informações sobre a velocidade de movimento.
os receptores tendíneos são acionados no procedimento de alongamento muscular e os receptores articulares apenas quando se realiza um movimento ativamente.
os receptores musculares que se localizam na junção músculo tendínea (órgão neurotendíneo de golgi) enviam ao sistema nervoso central informações referente à tensão muscular, e os receptores articulares enviam informações referente à posição de cada segmento corporal.
os receptores musculares são sensíveis a qualquer estímulo provocado pelo movimento.
De acordo com as características das fibras musculares pode-se afirmar que:
segundo o tipo, apresentam diferenças bioquímicas e estruturais que se refletem em diferenças funcionais.
as fibras tipo A, chamadas também de vermelhas, possuem maior atividade durante a contração rápida.
há 3 diferentes tipos de fibras musculares que se diferenciam em cor, forma, tamanho e elasticidade.
as fibras tipo C possuem metabolismo anaeróbico atuando, portanto, durante a contração lenta.
não há controle supra segmentar sobre a atividade das fibras musculares, sendo estas as responsáveis pelo movimento articular.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma ocorrência comum e de grande demanda para atuação fisioterapêutica. O paciente apresenta características específicas, entre as quais destaca-se:
na fase aguda não deve ser trabalhado na piscina pois a água quente diminui ainda mais o tônus muscular.
a espasticidade observada na fase crônica é a associação de hipertonia plástica, hiper-reflexia e clônus.
na fase crônica deve ser cuidadosamente manuseado, enquanto que na fase aguda, deve-se enfatizar a recuperação da funcionalidade.
a subluxação do ombro é uma complicação freqüente principalmente na fase aguda, devido ao quadro de hipotonia muscular.
a fase aguda do AVC é caracterizada por flacidez muscular, diminuição dos reflexos tendíneos e hipersensibilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...