Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É característica do paciente parkinsoniano a marcha
ceifante.
vestibular.
atáxica.
hemiplégica.
festinante.
A amplitude integral dos movimentos depende de diversos fatores, sendo importante no tratamento de contraturas musculares. Nestes casos, a restauração da amplitude muscular inclui a elasticidade dos músculos, a mobilidade articular, bem como:
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmações sobre nível de amputação dos membros inferiores e sua influência sobre a reabilitação.
( ) Deve se evitar a desarticulação total do quadril, pela deformidade que pode impedir a aderência da prótese. Nesse tipo de amputação, a orientação é conservar a cabeça e a maior porção do colo do fêmur. ( ) O coto de coxa considerado bom para encaixe na protetização é de no mínimo 12 cm abaixo do trocanter maior. ( ) A desarticulação do joelho permite coto com apoio terminal e portanto maior braço de alavanca, proporcionando estabilidade protética. ( ) Os cotos longos (nível inferior) de perna são ideais para protetização, pois proporcionam estabilidade e segurança na marcha. A sequência correta se estabelece em:V-V-f-f.
V-f-V-f.
f-V-f-V.
f-f-V-V.
O uso de alicates e tesouras durante o trabalho pode desenvolver doença ocupacional do tipo
Acerca do tratamento fisioterapêutico nas repercussões do acidente vascular encefálico (AVE), assinale a opção correta.
A eletroterapia, com o uso de FES, é indicada durante a fase crônica e contraindicada na fase aguda do AVE.
O tratamento fisioterapêutico possui pouca influência na força e no risco de quedas de pacientes com sequelas de AVE.
A bengala de três pontos de apoio no solo proporciona os mesmos benefícios que a bengala de um ponto de apoio no solo.
Em ambiente hospitalar, após instalação de quadro de AVE, é recomendada a mobilização articular no intuito de preservar a função residual e o nível de independência do paciente.
Em pacientes que evoluem com padrão espástico e contraturas, é contraindicada a realização de alongamentos e exercícios que objetivem aumento da amplitude de movimento.
Na população idosa, as doenças provocam maiores alterações na marcha do que as modificações decorrentes do envelhecimento normal. Na avaliação de uma pessoa idosa, a marcha que apresenta base de suporte larga, passos pequenos, irregulares e instáveis, por vezes cambaleantes, é conhecida como marcha:
Nos pacientes amputados a nível médio de perna, a reabilitação e o treinamento podem resgatar a marcha funcional sem claudicação, isso é possível devido a:
movimento íntegro de flexo-extensão de joelho, aumentando a oscilação do centro de gravidade do corpo para cima e para baixo.
movimento íntegro da bacia e do joelho para cima e para baixo e de um lado para outro, não permitindo oscilação do centro de gravidade do corpo.
movimento íntegro de flexo-extensão de joelho, diminuindo a oscilação do centro de gravidade do corpo para cima e para baixo.
perda da articulação do tornozelo anula a fase de impulsão da marcha, permitindo todos os outros movimentos com segurança.
Os níveis de evidência sobre informações e educação sobre problemas de coluna apontam que
Com relação à úlcera de pressão pós-lesão medular, assinale a opção correta.
Evitar o aquecimento da pele constitui medida preventiva para a ocorrência da úlcera de pressão.
A diabetes é considerada como o único fator de risco para recorrência da úlcera de pressão.
A ocorrência da úlcera de pressão independe da ação da gravidade.
O estado nutricional da pele e a extensão da lesão medular não influenciam na origem da úlcera.
A úlcera de pressão é uma complicação rara em pacientes com lesão medular.
O ajuste postural relativo ao equilíbrio corporal depende da regulação do tônus muscular. Para tal, o sistema nervoso apresenta sequências de cadeias reflexas específicas para a rapidez e eficiência destes ajustes posturais chamadas de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...