Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A lesão medular produz como consequências déficit sensitivo e motor, além de alterações viscerais, sexuais e tróficas.
II. Entre as causas não traumáticas da lesão medular destacam-se as tumorais, infecciosas, vasculares e degenerativas.
Apenas I é verdadeira
I e II são verdadeiras
Apenas II é verdadeira
I e II são falsas
Assinale a alternativa correta sobre qual estrutura é avaliada durante a realização do teste de gaveta posterior no joelho:
A integridade dos ligamento cruzado posterior do joelho
A integridade dos ligamento colateral medial do joelho
A integridade dos ligamento colateral lateral do joelho
A integridade dos ligamento cruzado anterior do joelho
Julgue as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O acidente vascular encefálico (AVE) é a doença vascular que mais acomete o sistema nervoso central, apresentando-se como a segunda principal causa de morte, com importante impacto na saúde pública, sendo a principal causa de incapacidades físicas e cognitivas em países desenvolvidos e em desenvolvimento.
II. Em decorrentes ao AVE são evidenciados danos motores, sensitivos e cognitivos, além do confinamento, da imobilidade e da perda de habilidades funcionais do paciente.
Apenas I é verdadeira
I e II são verdadeiras
Apenas II é verdadeira
Apenas II é verdadeira
Os testes e as mensurações que os fisioterapeutas realizam em crianças devem ser confiáveis e válidos. O teste ou a mensuração deve apresentar sensibilidade para detectar disfunções e especificidade para determinar normalidade. Um resultado no qual, a performance da criança é comparada com a idade média em que 50% das crianças teriam alcançado aquelas habilidades e é de fácil compreensão para a família e cuidadores é o:
Resultado padrão;
Coeficiente de desenvolvimento;
Critério referenciado;
Resultado idade-equivalente;
Diagnóstico.
Modelo de interação da equipe no qual profissionais de diferentes especialidades trabalham de modo cooperativo para avaliar e desenvolver o programa de tratamento. A ênfase é o trabalho em equipe. A definição dos papéis profissionais é flexível:
Unidisciplinar;
Multidisciplinar;
Interdisciplinar;
Transdisciplinar;
Colaborativo.
Como observado pelos teóricos do desenvolvimento, o ambiente exerce importante influência sobre o desenvolvimento da criança. Algumas crianças respondem e aprendem muito bem em ambientes bastante estimulantes; outras sentem-se pressionadas pela estimulação, retraem-se e não interagem. Para os fisioterapeutas, é fundamental compreender reconhecer essa variabilidade de resposta ao ambiente. Dentro dessa problemática recomenda-se que o ambiente da criança deva atender a algumas funções básicas
I. O ambiente deve estimular a identidade pessoal e ajudar as crianças a estabelecer seu relacionamento com o mundo.
II. O ambiente deve favorecer o desenvolvimento de competência dando oportunidades para que as crianças dominem e controlem o espaço físico ao seu redor
III. O ambiente deve ser rico estimulante.
IV. O ambiente deve dificultar a sensação de segurança e confiança.
V. O ambiente deve ser privativo e dificultar o contato social.
Todas as afirmativas estão corretas;
Apenas a afirmativa V está incorreta;
Todas as afirmativas estão incorretas;
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Sobre o crescimento e desenvolvimento ósseo na criança, princípio no qual é proposto que as áreas epifisárias produzem crescimento aumentado, em resposta ao alongamento, e crescimento diminuído, em resposta à compressão excessiva:
Princípio da modelagem;
Princípio de Hueter-Volkmann;
Princípio de Wolff;
Princípio de Walker;
Princípio de Ryder.
Anomalia óssea que afeta o quadril da criança causada pela interrupção do fluxo sanguíneo da artéria circunflexa femoral medial. Crianças portadoras desta doença apresentam um coxear de início insidioso, mas podem não se queixar de dor ao menos inicialmente; a dor é usualmente agravada pela atividade e aliviada pelo repouso e pode ser referida na face ântero-medial da coxa ou do joelho:
Osteogênese imperfeita;
Doença de Osgood-Schulater;
Displasia de desenvolvimento do quadril;
Doença de Blount;
Doença de Legg-Calvé-Perthes.
Perda do reflexo que interrompe o movimento, ou fator de freio, que funciona para deter os movimentos ativos forçados após a resistência ser eliminada:
Disdiadococinesia;
Dismetria;
Fenômeto do rebote;
Dissinergia;
Nistagmo.
Capacidade do cérebro de se adaptar à lesão através de mecanismos de reparo e modificação. Inclui uma série de mudanças a curto prazo na eficiência ou na força das conexões sinápticas a mudanças estruturais a longo prazo na organização e no número de conexões entre os neurônios:
Neuroplasticidade;
Aprendizado motor;
Feedback
Memória motora;
Coordenação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...