Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em um paciente DPOC em franco broncoespasmo, apresentandose cianótico, dispneico, com sibilos expiratórios e roncos difusos à ausculta pulmonar, a sequência de condutas mais adequada seria:
Inaloterapia broncodilatadora, manobras de reexpansão pulmonar, manobras de higiene brônquica com altos fluxos expiratórios.
Inaloterapia broncodilatadora, manobras de higiene brônquica com altos fluxos expiratórios, ventilação não invasiva com pressão contínua nas vias aéreas.
Inaloterapia mucolítica, manobras de reexpansão pulmonar, ventilação não invasiva com pressão contínua nas vias aéreas.
Inaloterapia broncodilatadora, manobras de higiene brônquica com baixos fluxos expiratórios, ventilação não invasiva com dois níveis de pressão nas vias aéras.
Inaloterapia mucolítica, inaloterapia broncodilatadora, manobras de higiene brônquica com altos fluxos expiratórios, ventilação não invasiva com dois níveis de pressão nas vias aéras.
Ocorre quando há comprometimento do espaço subacromial sob o arco coracoacromial. Quando os estabilizadores dinâmicos e estáticos do complexo do ombro, por alguma razão, falham em manter esse espaço subacromial, as estruturas constituídas de tecidos moles são compridas, levando à irritação e à inflamação. Qual alternativa está corretamente relacionada ao diagnóstico descrito acima?
Capsulite Adesiva.
Lesão do Plexo Braquial.
Síndrome do Impacto.
Fratura de Clavícula.
Fratura de Úmero.
O treinamento de flexibilidade é considerado como um importante meio para aumentar a amplitude de movimento e como forma de prevenção para um conjunto de problemas musculares associados ao trabalho. Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo sobre programas de exercício de flexibilidade conforme estejam ou não de acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM).
( ) Os alongamentos devem ser sustentados por períodos que variam entre 10 e 30 segundos em uma amplitude que ofereça resistência ou leve desconforto. ( ) A facilitação proprioceptiva neuromuscular é um dos métodos que propicia os maiores ganhos de flexibilidade e é obtida pela ativação isométrica, que excita os fusos musculares e causa um maior relaxamento, permitindo que o músculo seja alongado por uma força externa. ( ) Os exercícios de flexibilidade devem ser a base dos programas de atividade física na empresa. ( ) A maior efetividade dos programas de flexibilidade ocorre quando eles são ministrados entre duas e três vezes por semana, mas podem ser desenvolvidos de forma diária, para reduzir as tensões geradas pelas demandas ocupacionais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.Os principais fatores relacionados ao aparecimento de LER/DORT são:
1. resistência. 2. vibração. 3. posturas viciosas. 4. compressão mecânica. 5. repetitividade. 6. força. 7. frio/calor. 8. estresse psicológico. Assinale a alternativa correta.O "strain index" de Moore e Garg (1995) foi proposto como uma forma de determinar o risco de desordens músculoesqueléticas relacionadas ao trabalho das extremidades distais superiores (mão, punho e cotovelo). Em relação a essa ferramenta de análise, considere as seguintes afirmativas:
1. A percepção subjetiva do esforço (Escala de Borg) é fortemente considerada. 2. A duração do ciclo, número de esforços por minuto e a velocidade de execução compõem a análise do risco dessa ferramenta. 3. É possível realizar análises separadas referentes aos lados direito e esquerdo do corpo. 4. O número de horas diárias possui o menor fator de menor impacto quando comparado aos demais fatores. 5. Tarefas com índices acima de 7 são consideradas perigosas ao desenvolvimento de problema músculoesquelético. Assinale a alternativa correta.A manovacuometria é um exame não invasivo de extrema importância para o Fisioterapeuta durante a avaliação da força muscular respiratória e que consiste na mensuração das pressões respiratórias estáticas máximas PImáx (Pressão Inspiratória Máxima) e PEmáx (Pressão Expiratória Máxima). De acordo com a literatura atual, são indicações concretas para a realização da manovacuometria, EXCETO:
doenças pulmonares com repercussões sistêmicas como a DPOC;
doenças Neuromusculares;
em pré e pós-operatório de cirurgias toracoabdominais;
hérnias abdominais altas;
em pacientes sob ventilação mecânica invasiva no estágio de desmame da prótese ventilatória.
O complexo articular do ombro é frequentemente fonte de lesões ocasionadas por hipermobilidade da articulação glenoumeral. A estabilidade da articulação glenoumeral, importante para o bom funcionamento do cíngulo do membro superior é dada por estabilizadores estáticos como a cápsula articular, o lábio glenoidal e os ligamentos glenoumerais, como também por estabilizadores dinâmicos. Dos músculos abaixo relacionados, qual NÃO tem importância crucial na estabilidade dinâmica da articulação glenoumeral?
Serrátil anterior.
Supra-espinhoso.
Deltóide.
Subescapular.
Redondo menor.
A utilização de órteses como dispositivos terapêuticos dentro do arsenal de instrumentos utilizados pelo fisioterapeuta em pacientes com lesões de nervos periféricos é cada vez mais comum. Os propósitos e princípios de utilização de órteses estáticas em pacientes com lesões de nervos periféricos são, EXCETO:
prevenção de deformidades articulares;
maximizar a função do membro;
evitar estiramento de músculos paréticos provocados pela ação dos músculos antagonistas hígidos;
minimizar componente álgico por movimentos indesejáveis;
fortalecer músculos agonistas evitando atrofia muscular por desuso.
O ultrassom é uma das modalidades terapêuticas mais empregadas na fisioterapia traumatoortopédica para tratamento de lesões músculo-esqueléticas. A respeito deste aparelho, assinale a alternativa INCORRETA.
Em geral, é utilizado sob a forma pulsada na fase aguda de lesões musculares para evitar os efeitos térmicos.
Nas lesões crônicas pode se utilizar a forma contínua com produção de efeitos térmicos.
Sua utilização aumenta a síntese de colágeno por meio dos fibroblastos acelerando a cicatrização tecidual.
Embora seja considerado um instrumento de produção de calor profundo, quando utilizado na forma contínua, na forma pulsátil pode ser utilizado em regiões com sínteses metálicas intraósseas (pinos).
Sua utilização não interfere no metabolismo tecidual local por não alterar o fluxo sanguíneo periférico na região de administração do aparelho.
A marcha é definida como a maneira ou o padrão de locomoção que envolve o uso dos membros inferiores e que diferencia dois indivíduos. A respeito da marcha, assinale a alternativa INCORRETA.
Os músculos gastrocnêmios têm importante função durante a subfase de acomodação do pé no solo, evitando que o antepé toque o solo com muita força.
A marcha é dividida em duas grandes fases a de apoio ou de estação e a de balanço ou oscilação.
Na fase de apoio, a subfase de contato inicial do pé tem como evento principal o toque do calcâneo no solo.
Cadência é o número de passos dados em um determinado período de tempo.
O músculo tibial anterior tem grande importância na fase de balanço da marcha evitando que o antepé arraste no solo durante a subfase de balanço médio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...