Questões sobre Semiologia (Patologia, Clínica Geral e Patologia)

Lista completa de Questões sobre Semiologia (Patologia, Clínica Geral e Patologia) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O fisioterapeuta é profissional competente para buscar todas as informações que julgar necessárias no acompanhamento do tratamento do paciente, sob sua responsabilidade, e nota-se a necessidade do conhecimento e habilidades na interpretação de exames complementares, para a indicação de tratamento e avaliação de seus pacientes. Sobre a interpretação de exames de imagem, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:

    A) O estudo do tórax na tomografia computadorizada é um método altamente eficaz no estudo dos grandes vasos, tromboembolismo pulmonar, processos infecciosos e tumores em geral.

    B) A identificação deve estar sempre posicionada na radiografia em correspondência com o lado esquerdo do paciente.

    C) Na incidência anteroposterior (AP), o Raio Central (RC) entra na região posterior e sai na região anterior, gerando uma imagem posterior mais próxima do filme.

    D) Nas radiografias de tórax realizadas nas unidades de terapia intensiva, notam-se alterações devido aos equipamentos e posição do paciente como, por exemplo, falsa diminuição da área cardíaca.

    E) As imagens ponderadas em T1 mostram de forma ideal líquidos e patologias como, por exemplo, tumores, inflação e trauma. Já imagens ponderadas em T2 mostram de forma ideal a anatomia de partes moles e gordura.

A Incontinência Urinária de Esforço (IUE) é definida como a queixa de perda involuntária de urina no esforço físico, espirro ou tosse. Sobre a IUE e a atuação do fisioterapeuta, analise os itens abaixo:
I- O nervo pudendo é responsável pela inervação dos músculos do assoalho pélvico e do esfíncter uretral externo. Sua lesão pode gerar fraqueza do assoalho pélvico, resultando em prolapso de órgão pélvico. II- O treinamento dos músculos do assoalho pélvico leva à hipertrofia das fibras dos músculos e maior recrutamento de neurônios motores ativos, promovendo elevação permanente da musculatura do assoalho pélvico e melhor suporte para as vísceras dentro da pelve. III- A função de suporte dos órgãos pélvicos está garantida, enquanto houver adequada função dos músculos do assoalho pélvico. IV- As posturas durante o treinamento dos músculos do assoalho pélvico variam e incluem o sentado, ajoelhado e em pé.
É correto o que se afirma em:

    A) I e IV, apenas.

    B) I, II, III e IV.

    C) II e III, apenas.

    D) II, III e IV, apenas.

    E) I, II e III, apenas.

O enfisema é uma doença caracterizada pelo excesso de ar na região pulmonar, estado que é consequência de um complexo processo obstrutivo e destrutivo dos alvéolos e dos bronquíolos terminais (ácino pulmonar) que acarreta a perda da elasticidade pulmonar. Nos alvéolos, ocorre uma hiperdistensão com dilatação excessiva, o que gera uma ruptura dos septos alveolares. A distribuição e a abrangência da lesão variam em cada caso. A seguinte imagem radiológica é típica de paciente enfisematoso.


Com relação a esse assunto, julgue os item subsequente.


O enfisema é uma doença que altera a parede alveolar, porém não altera a ventilação pulmonar.

No diagnóstico das reações hansênicas (tipos 1 e 2), ou estados reacionais, há alterações do sistema imunológico que se exteriorizam como manifestações inflamatórias agudas e subagudas, podendo ocorrer em qualquer paciente, porém são mais frequentes nos pacientes multibacilares. Frente à suspeita de reação hansênica, recomenda-se, EXCETO:

    A) Confirmar o diagnóstico de hanseníase e sua classificação operacional.

    B) Diferenciar o tipo de reação hansênica.

    C) Iniciar o tratamento medicamentoso para evitar o alastramento das lesões

    D) Investigar fatores predisponentes (infecções, infestações, distúrbios hormonais, fatores emocionais e outros).

O processo inflamatório crônico nos tecidos moles musculoesqueléticos resulta de:

    A) Formação de tecido granuloso com proliferação de células endoteliais.

    B) Inflamação de curta duração, resultante de estímulo persistente

    C) Sequela de uma inflamação aguda não resolvida.

    D) Liberação de vários mediadores químicos ao nível celular

    E) Nenhuma correta

O tratamento do câncer de mama pode envolver quimioterapia, radioterapia e intervenções cirúrgicas. A intervenção cirúrgica pode resultar em limitações físicas, emocionais e funcionais. O procedimento cirúrgico que apresenta menos limitações funcionais para a atuação da fisioterapia é a

    A) lumpectomia.


    B) mastectomia de Patey.

    C) mastectomia radical de Halsted.

    D) quadrantectomia.

Sobre o linfedema, analise as assertivas abaixo:


I - Compreende-se o linfedema como um acúmulo anormal, crônico e progressivo de proteínas e líquidos no espaço intersticial.

II - O linfedema pode ser considerado uma complicação em mulheres submetidas à cirurgia de câncer de mama, estando relacionado com a região ipsilateral da cirurgia.

III - O linfedema de membro superior pós-mastectomia ocorre devido à obstrução do fluxo linfático na axila.

IV - Os danos causados pelo linfedema se restringem ao aspecto estético e aos prejuízos funcionais da região afetada.


Podemos concluir, portanto que:

    A) Todas as assertivas estão corretas.

    B) Todas as assertivas estão incorretas.

    C) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

    E) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

As artérias dos membros superiores são supridas por nervos simpáticos. Fibras pós-ganglionares dos gânglios simpáticos entram em nervos que formam o plexo braquial e são distribuídas para as artérias digitais através de ramos originados do plexo. Quando acometidas, as artérias podem apresentar crises intermitentes de isquemia dos dedos caracterizada por cianose e não raro acompanhadas por parestesias e dor, que costumam ser causadas pelo frio e estímulos emocionais. O distúrbio pode resultar de uma anormalidade anatômica ou de uma doença de base. Quando a causa do distúrbio é de origem idiopática ou primária, é denominada

    A) síndrome de De Quervain.

    B) doença arterial periférica.

    C) síndrome de Raynaud.

    D) isquemia de Volkmann.

    E) síndrome compartimental.

Considerando a semiologia e a avaliação fisioterapêutica, assinale a opção correta.

    A) A anamnese é um dos recursos que o fisioterapeuta usa para explorar a perspectiva histórica e entender uma problemática atual.

    B) A anamnese é baseada em exames clínicos e testes especiais.

    C) A semiologia em fisioterapia somente deve ser realizada após o diagnóstico médico e o resultado dos exames complementares solicitados.

    D) Todo o relato de queixa do paciente deve ser sintetizado e transcrito para a ficha de avaliação em termos técnicos, evitando-se termos coloquiais usados pelo paciente.

    E) Na inspeção geral, devem ser avaliadas a postura, a simetria corpórea, as atitudes e a força muscular do paciente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...