Lista completa de Questões de Fisioterapia da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O tratamento integral de um paciente com hanseníase compreende a poliquimioterapia (PQT) e seu acompanhamento para identificar e tratar as possíveis intercorrências e complicações, além de prevenir e tratar as incapacidades físicas. Com relação à prevenção e tratamento de incapacidades físicas, é CORRETO afirmar:
No caso de perda de sensibilidade protetora das mãos, o paciente deve ser orientado a adaptar os instrumentos de trabalho e condicionar o uso da visão ao movimento das mesmas para evitar ferimentos e/ou queimaduras.
O tratamento das incapacidades físicas deve ser iniciado após o término do tratamento poliquimioterápico.
Quando não houver alteração da sensibilidade protetora dos pés, não é necessário que o paciente observe, diariamente, os mesmos.
Quando ficar evidenciada a perda de sensibilidade protetora dos pés, é importante que o paciente procure uma unidade de saúde, diariamente, para que a equipe de enfermagem realize o exame dos pés.
Em pacientes com diminuição de força muscular nas mãos e pés, o programa de exercícios deve ser iniciado precocemente, mesmo em presença de sinais e sintomas agudos.
No que se refere à marcha do idoso, marque a afirmativa INCORRETA:
As fraturas de colo de fêmur são lesões comuns nos idosos e freqüentemente devido a traumas triviais. Considerando seu mecanismo, essas fraturas ocorrem porque, nessa faixa etária,
Aumenta a dificuldade de transpor obstáculos e locomover-se.
Aparecem os tremores senis nos idosos.
Diminui a acuidade visual.
Estão concentrados os fatores principais: tremores senis, dificuldade de locomoção, baixa acuidade visual, etc.
O osso se encontra osteoporótico e frágil.
A estimulação elétrica transcutânea é uma medida terapêutica que tem sua maior indicação ao ser utilizada com o objetivo:
De hipertrofia muscular.
Do restabelecimento da coordenação muscular.
De diminuição dos estímulos dolorosos.
Da restauração da circulação periférica.
Da vasodilatação profunda dos tecidos.
Analise as afirmativas se são verdadeiras ou falsas e identifique a alternativa correta:
I- O exame neurológico ASIA (American Spinal Injury Association) consiste no exame sensorial (dermátomo) e motor (miótomo) e é usado para determinar níveis neurológicos, assim como a extensão da lesão medular.
II- Em indivíduos com lesões completas de L3 ou mais alta, o custo de energia da deambulação está acima do limite anaeróbico e não pode ser mantido com o tempo.
III- Para intervir na Trombose Venosa Profunda, importante complicação após Traumatismo Raquimedular (TRM), devemos usar mobilização precoce e ADM para prevenção, massagem centrípeta para prevenção, ataduras compressivas e bandagens abdominais.
IV- A expectativa funcional para pacientes com lesões medulares completas, classificados como tetraplégicos nível C6, inclui auxílio moderado a mínimo para verificação da pele e independência modificada para dirigir veículo.
I: verdadeira, II: verdadeira, III: falsa e IV: falsa.
I: verdadeira, II: falsa, III: falsa e IV: verdadeira.
Todas são falsas.
Todas são verdadeiras.
I: falsa, II: falsa, III: verdadeira e IV: verdadeira.
Fisioterapia - Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia - Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) - 2007
Nas lesões torácicas, a conseqüência clínica mais comum de uma fratura de costela é pneumotórax ou hemotórax. Neste caso, indique os cuidados que o fisioterapeuta deve ter:
Iniciar o tratamento pelo menos 72 horas após o trauma, pois essas lesões são normalmente muito graves e instáveis.
Nessas lesões a fisioterapia respiratória está totalmente contra-indicada
Iniciar o tratamento, imediatamente após o paciente ser admitido na UTI, pois é uma maneira de evitar entubações prolongadas.
Iniciar o tratamento quando esse tórax for devidamente drenado, após a avaliação médica e indicação do mesmo.
Muitos pacientes com trauma torácico requerem entubação e suporte ventilatório, incluindo aumento dos níveis da pressão expiratória final positiva (PEEP), portanto a conduta deve ser iniciada após a retirada do suporte ventilatório.
Fisioterapia - Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia - Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) - 2007
A utilização de órteses para o membro superior tem como objetivo:
Melhorar a estética e a funcionalidade segmentar.
Promover repouso articular e ativar a circulação.
Evitar linfedema e neurite ascendente.
Prevenir deformidades e reduzir padrões hipertônicos.
Não devemos utilizar órtese em segmentos espásticos.
Paciente internado com crise asmática, apresentando acúmulo de secreção pulmonar e dispnéia importante. A conduta imediata da equipe multidisciplinar neste caso deve ser:
Utilização de técnicas de relaxamento do pescoço, cintura escapular e músculo torácico e após ensinar ao paciente o controle respiratório.
Aliviar bronco espasmo através de postura de relaxamento. Não é necessária a administração medicamentosa de bronco dilatadores, pois somente com técnicas de remoção de secreção é possível tirá-lo da crise.
Aliviar bronco espasmo através de postura de relaxamento. Administração de bronco dilatadores e, após evidente melhora da dispnéia, utilização de técnicas de remoção de secreção.
Utilização de técnicas de relaxamento e controle de toda musculatura respiratória, visando alívio do bronco espasmo.
As técnicas fisioterapêuticas para pacientes com bronco espasmo estão contra-indicadas.
Fisioterapia - Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia - Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) - 2007
A seqüência correta a ser seguida, para o início da marcha de um paciente com órteses longas bilaterais e muletas axilares, é:
Ensinar a cair, plano sem obstáculos, sentar.
Ensinar a cair, sentar, rampa e escadas.
Plano, sentar, ensinar a cair.
A órtese longa não permite evolução, somente posicionamento em pé.
Plano, plano com obstáculo, terreno irregular, rampas, escadas.
Paraplegia alta, onde o paciente apresenta movimentos de cabeça e membros superiores, independência nas atividades da vida diária, tendo certa dificuldade para transferência, pois o equilíbrio é precário, sugerem lesão medular no nível de:
C7.
T2.
C5.
T10.
L2.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...