Lista completa de Questões de Fisioterapia da CEC Concurso para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da doença de Parkinson, assinale a 38 alternativa INCORRETA:
As principais manifestações da doença de Parkinson são: tremor de repouso, rigidez, bradicinesia, alterações posturais, marcha festinada, hipomimia facial, depressão e alterações da qualidade da voz.
Um dos principais comprometimentos na doença de Parkinson é a chamada postura em flexão, que se caracteriza por flexão da cabeça, tronco ligeiramente inclinado para frente, semiflexão das articulações de joelhos, quadris e cotovelos.
A doença de Parkinson é uma patologia degenerativa que acomete igualmente homens e mulheres, na maioria das vezes após os 50 anos.
A dor e a fadiga também são considerados sintomas comuns, porém não debilitantes na doença de Parkinson.
Com a evolução da doença de Parkinson, complicações secundárias decorrentes dos sinais e sintomas fisicos determinam o comprometimento mental/ emocional, social e econômico, o que se revela extremamente incapacitante para o indivíduo, além de contribuir para a piora da qualidade de vida.
Relacione a primeira coluna com as assertivas abaixo:
(1) Córtex cerebral
(2) Sistema reticular pontino
(3) Gânglios da base
(4) Tronco cerebral
(5) Sistema reticular bulbar
( ) Ação inibitória nos músculos antigravitacionais.
( ) Quando lesionados, resultam em doença de Parkinson e doença de Huntington.
( ) Sua estrutura contém diferentes tipos de células. A maioria das células pertence a um de três tipos: granulares, fusiformes e piramidais.
( ) Desempenha muitas funções especiais, como o controle da função gastrointestinal e movimentos dos olhos.
( ) Tem alto grau de excitabilidade natural e recebe sinais excitatórios especialmente fortes dos núcleos vestibulares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
2 4 3 5 1
5 3 1 4 2
2 3 1 4 5
2 4 3 1 5
3 5 2 1 4
Assinale a alternativa INCORRETA:
A tendinite distal da patela é encontrada principalmente em atletas de algumas modalidades esportivas que exigem movimentos repetitivos de extensão brusca do joelho decorrentes da contração do músculo quadríceps da coxa.
Na análise histológica do tecido acometido pela tendinite, encontra-se a presença de áreas de alteração nas fibras de colágeno e elastina, degeneração mucóide, inflamação e necrose fibroide, em um processo progressivo que pode chegar à ruptura do ligamento patelar.
Clinicamente, encontramos dor na extremidade distal da patela junto à inserção do ligamento e retração da musculatura anterior da coxa.
Na tendinite distal da patela, classicamente, a dor desaparece com o repouso e, no estágio mais avançado da doença, a queixa álgica surge com o início, desaparece durante e reaparece após o término da atividade física.
Na atividade esportiva a dor, decorrente da tendinite distal patelar, pode surgir principalmente à execução de saltos, não na fase de impulsão, mas na desaceleração.
Assinale a alternativa que apresenta um método de avaliação rápida e eficaz da resistência das vias aéreas:
Pressão expiratória máxima;
Pico de volume expiratório;
Pico de pressão expiratória;
Pico de fluxo expiratório;
Pressão média da via aérea.
Um paciente adulto apresenta dor torácica no repouso, febre alta, taquicardia, hipotensão arterial leve e prostração. Baseando-se nestes dados, assinale a alternativa que contém o possível diagnóstico:
Pneumonia nosocomial;
Angina pectoris instável;
Esofagite;
Pneumotórax hipertensivo;
Asma.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...