Lista completa de Questões de Fisioterapia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne à estratégia ventilatória ao paciente com lesão cerebral aguda, julgue o item a seguir. O CO2 provoca vasodilatação cerebral, por isso há uma forte recomendação de hiperventilação profilática, PaCO2 < 35 mmHg, a fim de reduzir o risco da herniação cerebral.
No que se refere aos estudos fisioterapêuticos voltados para o envelhecimento, julgue os itens a seguir. A alteração na força muscular está relacionada à perda significativa de fibras musculares do tipo I.
No que se refere aos estudos fisioterapêuticos voltados para o envelhecimento, julgue os itens a seguir. Entre os fatores responsáveis pela alteração proprioceptiva inclui-se a redução da amplitude do movimento articular.
No que se refere aos estudos fisioterapêuticos voltados para o envelhecimento, julgue os itens a seguir. A realização de um programa de exercícios físicos direcionados à melhora da força muscular e do equilíbrio pode reduzir o risco de queda em idosos.
No que se refere aos estudos fisioterapêuticos voltados para o envelhecimento, julgue os itens a seguir. No caso dos idosos, o fortalecimento de membros inferiores é mais efetivo que o treino de equilíbrio para a redução do risco de quedas.
No que se refere aos estudos fisioterapêuticos voltados para o envelhecimento, julgue os itens a seguir. A diminuição da massa cerebral está associada à diminuição da substância branca.
No que se refere aos estudos fisioterapêuticos voltados para o envelhecimento, julgue os itens a seguir. As placas senis se formam a partir da quinta década de vida e são constituídas por axônios e dendritos degenerados.
Uma menina, de cinco anos de idade, foi levada pela mãe ao ambulatório de fisioterapia pediátrica. Durante o atendimento, a mãe relatou ao fisioterapeuta que a criança tinha nascido na trigésima semana de gestação, após a ruptura da bolsa gestacional, com uma circular de cordão umbilical no pescoço. O peso da criança, quando do nascimento, tinha sido 1.245 gramas, Apgar no primeiro minuto igual a 4 e, após 5 minutos, igual a 6. Na ocasião, a menina também teve de ser encaminhada à UTI neonatal onde recebeu aplicação de surfactante e permaneceu internada durante dois meses. Ainda de acordo com a mãe da menina, constataram-se posteriormente, em avaliações clínicas, atraso no desenvolvimento das funções motoras, presença de tônus elevado predominante nos grupos musculares flexores e adutores dos membros, com maior comprometimento dos membros inferiores em relação aos membros superiores, além de persistência de reflexos primitivos. De acordo com a mãe, a criança tinha adquirido controle cervical aos 18 meses e equilíbrio de tronco sentada aos 30 meses.
Com base no caso clínico relatado, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, conforme as etapas do desenvolvimento infantil, a criança apresenta bom prognóstico para marchar com apoio.Uma menina, de cinco anos de idade, foi levada pela mãe ao ambulatório de fisioterapia pediátrica. Durante o atendimento, a mãe relatou ao fisioterapeuta que a criança tinha nascido na trigésima semana de gestação, após a ruptura da bolsa gestacional, com uma circular de cordão umbilical no pescoço. O peso da criança, quando do nascimento, tinha sido 1.245 gramas, Apgar no primeiro minuto igual a 4 e, após 5 minutos, igual a 6. Na ocasião, a menina também teve de ser encaminhada à UTI neonatal onde recebeu aplicação de surfactante e permaneceu internada durante dois meses. Ainda de acordo com a mãe da menina, constataram-se posteriormente, em avaliações clínicas, atraso no desenvolvimento das funções motoras, presença de tônus elevado predominante nos grupos musculares flexores e adutores dos membros, com maior comprometimento dos membros inferiores em relação aos membros superiores, além de persistência de reflexos primitivos. De acordo com a mãe, a criança tinha adquirido controle cervical aos 18 meses e equilíbrio de tronco sentada aos 30 meses.
Com base no caso clínico relatado, julgue os itens a seguir.
Recomenda-se, na avaliação fisioterapêutica, a utilização da escala GMFCS (Gross Motor Function Classification System) para classificar a função motora dessa criança.Uma menina, de cinco anos de idade, foi levada pela mãe ao ambulatório de fisioterapia pediátrica. Durante o atendimento, a mãe relatou ao fisioterapeuta que a criança tinha nascido na trigésima semana de gestação, após a ruptura da bolsa gestacional, com uma circular de cordão umbilical no pescoço. O peso da criança, quando do nascimento, tinha sido 1.245 gramas, Apgar no primeiro minuto igual a 4 e, após 5 minutos, igual a 6. Na ocasião, a menina também teve de ser encaminhada à UTI neonatal onde recebeu aplicação de surfactante e permaneceu internada durante dois meses. Ainda de acordo com a mãe da menina, constataram-se posteriormente, em avaliações clínicas, atraso no desenvolvimento das funções motoras, presença de tônus elevado predominante nos grupos musculares flexores e adutores dos membros, com maior comprometimento dos membros inferiores em relação aos membros superiores, além de persistência de reflexos primitivos. De acordo com a mãe, a criança tinha adquirido controle cervical aos 18 meses e equilíbrio de tronco sentada aos 30 meses.
Com base no caso clínico relatado, julgue os itens a seguir.
A estimulação elétrica funcional está contraindicada como recurso terapêutico para a referida criança, pois agravará o quadro tônico dos músculos dos segmentos corporais.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...