Lista completa de Questões de Fisioterapia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de sessenta e dois anos de idade, com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), foi admitido na emergência de um hospital com relato de exacerbação da dispneia em decorrência de infecção viral. No exame físico, apresentou frequência respiratória de 32 irpm e frequência cardíaca de 103 bpm. Em ar ambiente, a gasometria arterial indicou pH = 7,28; PaCO2 = 47 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3- = 25 mEq/L; SaO2 = 82% e Hb = 11 g/dL.
A respeito desse caso clínico, julgue os seguintes itens.
A gasometria arterial revela acidose respiratória.Julgue os itens subsequentes, a respeito dos recursos terapêuticos utilizados na fisioterapia respiratória. A terapia com o sistema EPAP é ineficaz para a mobilização de secreções, uma vez que essa técnica foi idealizada para apenas facilitar o processo de expansão pulmonar.
Com relação ao controle da ventilação, julgue os itens a seguir. Os disparos do complexo de Bötzinger inibem a ação inspiratória do núcleo do trato solitário.
Com referência à execução e aos efeitos de exercícios físicos na reabilitação cardíaca, julgue os itens de 9 a 15. A adaptação fisiológica do sistema nervoso autônomo, com a realização de atividade física, traduz-se no aumento das catecolaminas sanguíneas e urinárias em repouso e durante o treinamento submáximo.
Com relação ao controle da ventilação, julgue os itens a seguir. A força de contração dos músculos inspiratórios é controlada pelo núcleo para-ambíguo, área caudal do grupo respiratório ventral.
Com referência à execução e aos efeitos de exercícios físicos na reabilitação cardíaca, julgue os itens de 9 a 15. Capacidade funcional, também denominada capacidade aeróbica, é a capacidade que o indivíduo tem para realizar atividades físicas cotidianas, ocupacionais, esportivas e de lazer, expressa pelo consumo máximo de oxigênio.
Com relação ao controle da ventilação, julgue os itens a seguir. Modificações voluntárias na ventilação, disparadas pelo córtex cerebral, são comuns e, em algumas circunstâncias, superam o controle químico da respiração, quando, por exemplo, indivíduos ventilam voluntariamente mesmo quando a PaCO2 atinge um nível abaixo do limiar de apneia.
Com referência à execução e aos efeitos de exercícios físicos na reabilitação cardíaca, julgue os itens de 9 a 15. O treinamento físico tende a promover aumento do tempo de diástole ventricular e, consequentemente, aumento do fluxo sanguíneo coronariano.
Com relação ao controle da ventilação, julgue os itens a seguir. Quimiorreceptores periféricos que aumentam a ventilação em resposta à queda da PaO2 estão localizados no arco aórtico.
Com referência à execução e aos efeitos de exercícios físicos na reabilitação cardíaca, julgue os itens de 9 a 15. O exercício físico aeróbico para pacientes cardiopatas leva à diminuição do consumo de oxigênio do miocárdio (MVO2) associada à redução do duplo produto que é uma medida direta do MVO2 , obtido por meio do produto da pressão arterial diastólica pela frequência cardíaca.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...