Questões de Fisioterapia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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  • A.

    I-3; II-1; III-4 e IV-2.

  • B.

    I-2; II-3; III-1 e IV-4.

  • C.

    I-4; II-2; III-1 e IV-3.

  • D.

    I-1; II-2; III-3 e IV-4.

  • E.

    I-1; II-4; III-3 e IV-2.

A Resolução nº 385, de 08 de junho de 2011 do COFFITO, dispõe sobre o uso da ginástica laboral pelo fisioterapeuta. Considerando a Resolução, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    A ginástica laboral pode ser exercida como atividade preparatória, compensatória, corretiva, de manutenção, entre outras.

  • B.

    O fisioterapeuta levará em conta as condições ergonômicas do posto de trabalho, a eleição e aplicação dos exercícios individuais ou em grupo.

  • C.

    O fisioterapeuta, no âmbito da ginástica laboral, atua em programas de promoção da saúde, qualidade de vida, PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), orientando na SIPAT (Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho) e junto às equipes de Segurança do Trabalho.

  • D.

    O fisioterapeuta, no âmbito de seu campo de atuação, realiza a análise biomecânica da atividade produtiva do trabalhador, considerando as diferentes exigências das tarefas nos seus esforços estáticos e dinâmicos, realiza, interpreta e elabora laudos de exames biofotogramétricos, não podendo solicitar exames complementares, que ficará a cargo do médico do trabalho.

  • E.

    Que o escopo da utilização desse método é a promoção da saúde e a prevenção de desvios físico-funcionais e ocupacionais próprios, além de pretender a melhoria do desempenho laboral e o tratamento das disfunções físico-funcionais.

A toxina botulínica pode auxiliar o fisioterapeuta, uma vez que é utilizada para diminuir o efeito da hipertonicidade no movimento funcional nos pacientes com hemiparesia. A injeção local de toxina nos músculos hipertônicos produz uma fraqueza seletiva, isto ocorre pois a toxina interfere na liberação do neurotransmissor

  • A.

    dopamina.

  • B.

    noradrenalina.

  • C.

    acetilcolina.

  • D.

    serotonina.

  • E.

    glutamato.

A tenossinovite do extensor curto e do abdutor longo do polegar é conhecida como

  • A.

    Dedo em Gatilho.

  • B.

    Síndrome do Túnel Ulnar.

  • C.

    Tenossinovite de De Quervain.

  • D.

    Síndrome do Túnel do Carpo.

  • E.

    Síndrome do Canal de Guyon.

Larissa, 10 meses de idade, apresentou meningite bacteriana aos 6 meses, e evolui com hipertonia flexora em membros superiores e extensora em membros inferiores, sendo a hipertonia dos membros inferiores maior do que a dos membros superiores. Esta criança não rola e não apresenta as reações de proteção. Com base neste quadro clínico, o tipo de Paralisia Cerebral em relação à área de lesão, topografia e gravidade é

  • A.

    atetoide, tetraparética e grave.

  • B.

    espástica, diparética e grave.

  • C.

    atáxica, tetraprética e moderada.

  • D.

    espástica, tetraparética e grave.

  • E.

    atáxica, diparética e grave.

A lesão do nervo radial localizada superficialmente é conhecida como Síndrome

  • A.

    de Wartenberg.

  • B.

    do Túnel Radial.

  • C.

    Interóssea Posterior.

  • D.

    do Túnel Radio-Ulnar Proximal.

  • E.

    do Túnel Radio-Ulnar Distal.

O pé plano fisiológico é comum e uma variante normal. O pé plano em desenvolvimento é aparente quando a criança começa a caminhar e desaparece espontaneamente por volta de

  • A.

    2 a 3 anos.

  • B.

    2 a 4 anos.

  • C.

    3 a 5 anos.

  • D.

    4 a 6 anos.

  • E.

    5 a 6 anos.

A Escola de Coluna, originalmente denominada Back School,

  • A.

    mantém, desde sua criação, os passos originais, modificações na forma de aplicação e nos parâmetros de avaliação, e não ocorreram modificações e adaptações no método.

  • B.

    é um método de treinamento postural, utilizado na prevenção e tratamento de pacientes com dor lombar, composto de informações teórico-educativas, contendo prática de exercícios terapêuticos para a coluna.

  • C.

    inclui, em seus programas, os seguintes aspectos: a) avaliação radiológica dos participantes do programa; b) noções de anatomia e fisiologia básica da coluna; c) epidemiologia e fatores causadores da dor lombar; d) informações sobre como reduzir a intensidade e frequência da dor lombar com modificação da postura nas atividades da vida diária.

  • D.

    foi criada na Suécia em 1969, por Roland Morris, com base no conhecimento que se tinha à época sobre a etiologia da dor nas costas, os resultados das medidas de pressão intradiscal e em estudos eletroneuromiográficos. Seu programa consistia de quatro aulas ministradas por fisioterapeutas, com frequência de duas vezes por semana, duração de aproximadamente 45 minutos, com a participação de seis a oito pacientes que apresentassem dor nas costas, podendo ser dor aguda, subaguda ou crônica, em qualquer região da coluna.

  • E.

    possui um programa original que consiste de oito aulas ministradas por fisioterapeutas, com frequência de duas vezes por semana, duração de aproximadamente 45 minutos, com a participação de seis a oito pacientes que apresentassem dor nas costas, podendo ser dor aguda, subaguda ou crônica, em qualquer região da coluna.

Os núcleos grácil e cuneiforme, localizados no bulbo, recebem estímulos das células ganglionares da raiz dorsal dos membros inferiores e superiores, respectivamente. A modalidade sensorial que esses núcleos recebem é tato

  • A.

    protopático, pressão e propriocepção inconsciente.

  • B.

    protopático, sensação vibratória e propriocepção consciente.

  • C.

    epicrítico, dor e temperatura.

  • D.

    epicrítico, sensação vibratória e propriocepção consciente.

  • E.

    epicrítico, temperatura e propriocepção consciente.

O capítulo III do Código de Ética Profissional do Fisioterapeuta versa sobre a relação do fisioterapeuta com as entidades de classe. Segundo o Código,

  • A.

    é dever do fisioterapeuta apoiar as iniciativas que visam ao aprimoramento cultural e à defesa dos legítimos interesses da respectiva classe e dos futuros fisioterapeutas.

  • B.

    é dever do fisioterapeuta pertencer, no mínimo, a duas entidades associativas da respectiva classe, uma de caráter cultural e outra de caráter sindical, da jurisdição onde exerce sua atividade profissional.

  • C.

    é dever do fisioterapeuta apoiar as iniciativas que visam ao aprimoramento cultural e à defesa dos legítimos interesses da respectiva classe e dos futuros estudantes.

  • D.

    é dever do fisioterapeuta pertencer, no mínimo, a uma entidade associativa da respectiva classe, de caráter cultural e/ou sindical, da jurisdição onde exerce sua atividade profissional.

  • E.

    o fisioterapeuta, por sua atuação nos órgãos das respectivas classes, participa da determinação de condições justas de trabalho e/ou aprimoramento cultural para todos os colegas e futuros estudantes.

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