Questões de Fisioterapia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Fisioterapia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O fisioterapeuta, assim como os demais profissionais de saúde, deverá zelar pela ética profissional, respeitando o respectivo objeto de trabalho, o corpo humano, constituído pela reunião de células, tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, que estão organizados morfologicamente e funcionalmente para possibilitar a vida do homem. Quanto às responsabilidades fundamentais do fisioterapeuta, é correto afirmar que esse profissional

  • A. poderá assumir os cargos para os quais for designado, independentemente de sua capacidade, pois deverá respeitar os direitos humanos.
  • B. deverá atualizar-se e aperfeiçoar os próprios conhecimentos técnicos, científicos e culturais, amparando-se nos princípios da beneficência e da não maleficência, no desenvolvimento de sua profissão, inserindo-se em programas de educação continuada e de educação permanente.
  • C. poderá transgredir a lei para salvar a vida de um paciente, desde que apresente uma justificativa técnica.
  • D. poderá utilizar todos os conhecimentos técnico-científicos a seu alcance, mesmo que de outras profissões, e aprimorá-los contínua e permanentemente, para promover a saúde e prevenir condições que impliquem perda da qualidade da vida do ser humano.
  • E. deverá colocar os respectivos serviços profissionais à disposição da comunidade em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social, desde que tenha vantagem pessoal compatível com seu nível profissional.

A deambulação pode ser definida como uma forma de locomoção. No ser humano, há um padrão bípede de deambulação, denominado marcha. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A. Para descrição de um padrão de marcha, seja ele normal ou patológico, primeiramente é necessário organizá-lo em eventos, e estes em fases e subfases. No homem, encontram-se as fases de apoio e balanço, que correspondem, respectivamente, a 40% e 60% do ciclo normal.
  • B. A amplitude mínima de 20 graus de dorsiflexão é imprescindível para se realizar a fase de toque do calcanhar da marcha.
  • C. O sinal de Trendelenburg é passível de ser observado durante a fase de apoio da marcha, podendo ser caracterizado pela queda da pelve no sentido do membro em contato com o solo. A presença do referido sinal indica fraqueza do músculo glúteo médio.
  • D. Com a amplitude máxima de 70 graus de flexão do joelho, o ser humano é capaz de realizar todas as etapas do ciclo fisiológico da marcha.
  • E. Ao se mensurar o número de passos por minuto, pode-se chegar à velocidade da marcha de um paciente.

Considere hipoteticamente uma paciente do sexo feminino, com 65 anos de idade, vítima de violência doméstica. Ela apresenta lesões superficiais no crânio e na face, contusões moderadas em tórax e abdome e uma fratura estável na região anterior do corpo de L3, que ocorreu quando a vítima caiu sentada. No momento, encontra-se consciente, em respiração espontânea ao ar ambiente, ausculta respiratória regular e saturação dentro do padrão de normalidade. Ela solicita ficar em posição de sedestação, pois está cansada de permanecer deitada e passou a sentir ferimentos nas nádegas e nos calcanhares.

Com base no caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A. A posição de ortostatismo geraria menor sobrecarga na região fraturada do que a sedestação.
  • B. Não há contraindicações para a realização de exercícios de mobilidade e resistidos ao nível da coluna lombar, pois a fratura é estável, e este é o segmento vertebral de maior estabilidade.
  • C. Em razão da presença da fratura, a única conduta que não ofereceria riscos à paciente seria o repouso em decúbito dorsal.
  • D. O quadro clínico da paciente representa uma contraindicação absoluta para a posição de sedestação, pois, além de gerar maior sobrecarga lombar, promoverá o deslocamento do núcleo pulposo posteriormente e ocasionará uma hérnia de disco. No caso, a posição seria segura somente com o uso de colete toracolombar bivalvado.
  • E. A conduta ideal para a paciente é repouso, crioterapia e massagem local. Após a consolidação da fratura, podem ser iniciados estímulos elétricos para ativação muscular.

O sangue é um tecido conjuntivo com muita matriz intercelular, de natureza fluida; é viscoso e com temperatura em torno de 38 ºC. Tem como principal função levar oxigênio e nutrientes aos tecidos e resíduos catabólicos para pulmões, fígado e rins, de modo que sejam excretados do organismo. Em relação aos elementos e às funções, assinale a alternativa correta.

  • A. Vasoconstrição é o nome dado ao fechamento completo de uma artéria, com o intuito de bloquear o fluxo sanguíneo em um determinado órgão. Pode ser fisiológica ou patológica.
  • B. A coagulação é um processo complexo que consiste na ativação de vários fatores inativos para promover a hemostasia.
  • C. A medula óssea vermelha, tecido responsável pela produção de glóbulos vermelhos, é encontrada nos ossos longos dos indivíduos adultos.
  • D. A leucopenia, aumento do número de leucócitos, é muito comum nos casos de meningites, pneumonia e septicemia.
  • E. As hemácias podem sair da circulação por meio do fenômeno de diapedese, quando passam através das células e penetram no tecido alvo.

No que se refere às aplicações da cinesioterapia no sistema respiratório, assinale a alternativa correta.

  • A. A capacidade residual funcional, ou seja, o volume de ar retido nos pulmões após a expiração, representa uma baixa ativação dos músculos abdominais.
  • B. A função muscular respiratória deve ser trabalhada em todos os pacientes que permanecem restritos ao leito, pois a complacência pulmonar está associada à relação entre comprimento e tensão dos músculos respiratórios.
  • C. As doenças neuromusculares levam à diminuição dos volumes pulmonares e a comprometimentos pulmonares restritivos pela redução da complacência pulmonar.
  • D. A presença do surfactante reduz o trabalho de expansão pulmonar a cada respiração, diminuindo a retração elástica do pulmão.
  • E. O desmame pulmonar é o processo de transição da ventilação artificial para a espontânea nos pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 horas. A fadiga muscular pode ser um fator limitante a esse processo, portanto o exercício muscular respiratório está indicado para todo paciente em ventilação mecânica, esteja ele consciente ou não.

Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela contratilidade, ou seja, são capazes de diminuir o próprio tamanho enquanto produzem torque. Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo a respectiva força aos ossos nos quais se inserem. Apresentam uma grande variedade de tamanho e forma, de acordo com a respectiva disposição, o local de origem e a inserção. No que tange à estrutura e à função muscular aplicadas à cinesioterapia, assinale a alternativa correta.

  • A. A amplitude de movimento é uma propriedade de natureza muscular, obtida por meio do alongamento, que representa a função de flexibilidade.
  • B. Quando houver fraqueza em um grupo muscular, acompanhada de encurtamento do grupo oposto, deve-se primeiro fortalecer o grupo deficiente e então alongar o encurtado.
  • C. Contratura é o nome dado ao encurtamento de músculos ou estruturas de tecidos moles que cruzam uma articulação, resultando em limitação da amplitude de movimento.
  • D. Alongamentos de longa duração e baixa intensidade provocam lesões e não aumentam a extensibilidade do tecido.
  • E. Para se alongar um músculo, é necessário que se faça o movimento articular contrário (oposto) ao movimento referente à respectiva função, ultrapassando a ADM tolerada pelo paciente. Nesse caso, aumenta-se a capacidade excêntrica do músculo e passa-se a aumentar o seu comprimento.

Considere hipoteticamente que certo paciente submetido a avaliação da marcha para tratamento fisioterapêutico apresentou fraqueza para realizar o movimento de dorsiflexão do tornozelo, arrastando a ponta do pé no solo ao caminhar. Também foi observado elevação anormal dos joelhos.

Com base no caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A. Esse padrão é característico de pacientes com lesões cerebelares, sendo denominada marcha ebriosa.
  • B. Trata-se de um caso de marcha talonante ou tabética, gerada por perda das informações sensoriais dos membros inferiores, principalmente proprioceptivas.
  • C. A análise cinético-funcional demonstra a presença de lesão do nervo isquiático.
  • D. O padrão apresentado é típico dos casos de doença de Parkinson ou aterosclerose avançada.
  • E. Certamente o paciente apresenta uma sequela de lesões dos nervos periféricos, radiculites, polineurites ou poliomielite. Denomina-se padrão de marcha escarvante.

Gilberto, com 32 anos de idade, digitador há dois anos, foi encaminhado a uma clínica de fisioterapia por causa de uma queixa de dor nos ombros. No primeiro momento ao exame físico, foi possível perceber hipercifose torácica e ombros protusos.

Considerando o caso clínico apresentado, os conhecimentos a ele relacionados e os aspectos que devem ser observados na avaliação cinético-funcional do fisioterapeuta para este caso, julgue os itens a seguir.

É necessário proceder à palpação, em repouso e em atividade, do tendão da cabeça longa do bíceps braquial e de músculos como o supraespinhoso, o deltoide anterior, o peitoral maior, o trapézio e o serrátil anterior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Gilberto, com 32 anos de idade, digitador há dois anos, foi encaminhado a uma clínica de fisioterapia por causa de uma queixa de dor nos ombros. No primeiro momento ao exame físico, foi possível perceber hipercifose torácica e ombros protusos.

Considerando o caso clínico apresentado, os conhecimentos a ele relacionados e os aspectos que devem ser observados na avaliação cinético-funcional do fisioterapeuta para este caso, julgue os itens a seguir.

Devem ser consideradas as amplitudes de movimento passivo e ativo da articulação glenoumeral nos planos de movimento sagital, frontal e transverso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Gilberto, com 32 anos de idade, digitador há dois anos, foi encaminhado a uma clínica de fisioterapia por causa de uma queixa de dor nos ombros. No primeiro momento ao exame físico, foi possível perceber hipercifose torácica e ombros protusos.

Considerando o caso clínico apresentado, os conhecimentos a ele relacionados e os aspectos que devem ser observados na avaliação cinético-funcional do fisioterapeuta para este caso, julgue os itens a seguir.

A atividade dos músculos do manguito rotador (supraespinhoso, subescapular, infraespinhoso e redondo maior) deve ser analisada.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...