Lista completa de Questões de Fisioterapia da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Doença pulmonar inflamatória crônica caracterizada por hiperresponsividade brônquica e limitação do fluxo aéreo por bronco-obstrução, reversível espontaneamente ou com tratamento, manifestando-se clinicamente por episódios recorrentes de sibilância, dispnéia, aperto no peito e tosse, de etiologia multifatorial com associação de fatores genéticos e ambientais, com utilização da espirometria simples como importante exame complementar para confirmação diagnóstica. Tal enunciado se correlaciona com qual entidade nosológica abaixo descrita?
Bronquite crônica.
Enfisema pulmonar.
Síndrome da Angústia Respiratória Aguda.
Broncopneumonia bacteriana.
Asma brônquica.
Das alternativas abaixo relacionadas, qual NÃO faz a correta associação entre o teste clínico e a estrutura a ser avaliada pelo teste durante uma avaliação clínica fisioterapêutica de um paciente com distúrbio neuromusculoesquelético?
Teste do impacto de Neer avaliação dos discos intervertebrais.
Teste de Jobe avaliação funcional dos músculos do manguito rotador, especialmente do supra-espinhoso.
Teste de compressão de Apley avaliação da integridade dos meniscos do joelho.
Teste de Trendelenburg avaliação funcional do músculo glúteo médio.
Teste de Lachman avaliação da integridade dos ligamentos cruzados no joelho.
A Reabilitação Cardíaca é definida como um conjunto de atividades realizadas por uma equipe multiprofissional moldado individualmente a pacientes com doenças cardíacas com finalidade de melhorar a condição física, mental e social, capacitando sua reintegração à comunidade. NÃO é resposta fisiológica da atividade física aeróbia individualmente orientada, prescrita e supervisionada por fisioterapeuta em programas de reabilitação cardíaca para com o cardiopata:
aumento do HDL colesterol.
diminuição da freqüência cardíaca de repouso.
diminuição da quantidade de enzimas oxidativas.
diminuição da pressão arterial média de repouso.
aumento do VO2 máximo e diminuição do VO2 miocárdico.
Na avaliação clínica de um cardiopata é fundamental, durante o exame físico, realizar a ausculta cardíaca na busca de sons que denotem o funcionamento normal e patológico do coração. Sobre ausculta cardíaca, julgue os itens abaixo e assinale o INCORRETO.
A 2ª bulha é caracterizada pela abertura das valvas semilunares (aórtica e pulmonar).
A 1ª bulha caracteriza o fechamento das valvas atrioventriculares.
A presença de sopro sistólico em foco mitral é sugestivo de insuficiência da valva mitral.
A 2ª bulha tem como localização o foco aórtico ou pulmonar.
A presença de sopro sistólico em foco aórtico é sugestivo de estenose da valva aórtica.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a anatomia interna do coração.
Formado por quatro câmaras separadas por septos, sendo dois átrios separados pelo septo inter-atrial e dois ventrículos separados pelo septo inter-ventricular.
Os óstios inter-atriais e inter-ventriculares são orifícios que comunicam as câmaras cardíacas atriais direita/esquerda e ventriculares direita/esquerda respectivamente.
As câmaras ventriculares possuem músculos papilares em suas paredes internas cuja função é evitar o prolapso das valvas atrioventriculares durante a sístole ventricular para dentro das câmaras atriais.
As valvas cardíacas são em número de 04, sendo que cada uma é constituída por 03 válvulas ou cúspides, a exceção da valva atrioventricular esquerda (valva mitral) que é bicúspide.
O sincício ventricular direito tem um diâmetro e volume menor quando comparado com a parede sincicial do ventrículo esquerdo (em condições normais) devido à resistência vascular da circulação pulmonar ser bem menor do que a resistência vascular sistêmica.
A artrite reumatóide é uma doença sistêmica caracterizada pelas manifestações articulares, as quais são frequentemente precedidas por fadiga, mialgia, febre e emagrecimento. Afeta ambos os sexos, com predominância pelo sexo feminino e taxa de incidência maior entre os 35 e 45 anos de idade. O Colégio Americano de Reumatologia propôs critérios diagnósticos da Artrite Reumatóide com alta sensibilidade e especificidade. Assinale a alternativa que NÃO se correlaciona com os critérios diagnósticos da Artrite Reumatóide segundo o Colégio Americano de Reumatologia.
Rigidez matinal por pelo menos 1 hora.
Poliartrite simétrica de pelo menos três articulações.
Presença de quantidades anormais de fator reumatóide.
Erosões ou rarefações ósseas justa-articulares demonstradas por exame radiográfico.
Compromete preferencialmente coluna lombossacra poupando as articulações interfalangianas das mãos e dos pés.
vNa avaliação clínica de um paciente geriátrico com comprometimento articular por quadro de osteoartrose avançada de joelho, o qual relata dor intensa no local que compromete a função de deambulação, qual alternativa melhor traduz as características desse componente álgico?
Dor que é exacerbada com o repouso devido o componente inflamatório ser o principal responsável pelo desencadeamento do quadro álgico.
Dor que acontece apenas na movimentação ativa com resistência, sendo que a movimentação passiva realizada pelo fisioterapeuta durante a avaliação é sem dor.
Dor mais intensa no início do que no final do dia, principalmente devido à rigidez matinal, não apresentando crepitações.
Dor acompanhada de grande aumento de volume, com hiperemia e hipertermia no local comprimindo estruturas periarticulares sendo este o principal mecanismo álgico.
Dor mecânica, acompanhada de crepitação com deformidade da articulação comprometida com piora geralmente no final do dia devido ao estresse mecânico imposto pela posição ortostática.
A Ventilação Mecânica Não-Invasiva por Pressão Positiva (VNIPP) é um método de assistência ventilatória em que uma pressão positiva é aplicada à via aérea do paciente através de máscaras ou outras interfaces sem a utilização da intubação endotraqueal. De acordo com o III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica, os maiores avanços das duas últimas décadas no campo da ventilação mecânica foram com a VNIPP. Das alternativas abaixo relacionadas, qual NÃO tem um bom nível de evidência e, consequentemente, de utilização da VNIPP, em consonância com o III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica?
BIPAP na Exacerbação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
BIPAP na Insuficiência Respiratória Hipoxêmica, como por exemplo, na SARA.
CPAP no edema pulmonar cardiogênico.
CPAP no período de pós-operatório imediato de cirurgias abdominais ou torácicas.
BIPAP em pacientes terminais com Insuficiência Respiratória potencialmente reversível.
Reflexos humanos primitivos são originados do sistema nervoso central e estão presentes em crianças novas, especialmente bebês, mas não em adultos com sistema nervoso intacto. Estes reflexos desaparecem ou são inibidos pelos lóbulos frontais à medida que a criança se desenvolve pela maturação do cérebro, pela mielinização, arborização e formação das sinapses das células nervosas, com crescente controle voluntário de cada uma das atividades com estes reflexos relacionadas. Das alternativas abaixo relacionadas qual se correlaciona com o reflexo que é estimulado pela rotação da cabeça e causa a extensão dos membros para o lado em que a cabeça foi rodada e diminuição de tónus extensor com aumento da flexão dos membros para o lado occipital da cabeça, sendo iniciado por volta do segundo mês e integrado no quarto mês?
Reflexo de Moro.
Reflexo de Landau.
Reflexo de Galant.
Reflexo Tônico Cervical Assimétrico.
Reflexo Tônico Cervical Simétrico.
Paciente portador de alterações inflamatórias e/ou degenerativas do aparelho gênito-urinário e reprodutor, incluindo incontinência esfincteriana e/ou vesical, associada a distúrbio de retroalimentação. Qual dos recursos fisioterapêuticos abaixo relacionados melhor se enquadra como opção terapêutica para esta clientela?
Uso de diuréticos.
Correção da hipermobilidade do colo vesical.
Eletroestimulação com biofeedback.
Utilização de adesivos uretrais.
Utilização de slings para correção da insuficiência esfincteriana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...