Lista completa de Questões de Fonoaudiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A avaliação feita pelo fonoaudiólogo de um paciente disfágico em período de internação hospitalar inicia-se pela investigação do prontuário, onde são colhidas informações médicas, informações junto ao fisioterapeuta e à enfermagem e informações sobre outros exames que auxiliem o fonoaudiólogo sobre possíveis restrições e precauções quanto a dieta e manuseio do paciente.
Na laringocele congênita ocorre oclusão completa da glote por meio de uma membrana espessa. O diagnóstico é feito imediatamente após o nascimento: o recém-nascido apresenta uma tentativa vigorosa e malsucedida de respirar, com dispnéia intensa, obstrução respiratória e cianose crescente.
Analise as afirmativas a seguir, quanto à anatomia e ao funcionamento do sistema auditivo.
I. Uma das funções do ouvido médio é fazer com que as pressões no lado externo e interno do tímpano sejam iguais, o que é proporcionado por um pequeno tubo que se abre na faringe: a Trompa de Eustáquio.
II. Outra função do ouvido médio é produzir um ganho mecânico, isto é, as vibrações captadas pelo ouvido externo devem ser amplificadas pelo ouvido médio a fim de serem melhor percebidas pelo ouvido interno.
III. O conjunto de alavancas é formado por ossículos: o martelo que transmite as vibrações para frente e para trás da membrana timpânica; o estribo que recebe tais vibrações para o ossículo seguinte; e a bigorna que comunica essas vibrações ao ouvido interno através da janela oval.
IV. O ouvido interno é formado pelo labirinto, uma estrutura tubular e preenchida pela endolinfa, podendo ser dividida em três partes: vestíbulo, cóclea e canais semicirculares.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Estão corretas somente as afirmativas II , III e IV.
O Conselho de fonoaudiologia declarou qua a atuação do fonoaudiólogo em maternidades pode ocorrer no período prénatal, no berçário e(ou) alojamento conjunto, na UTI pediátrica e enfermaria pediátrica. Com relação a esse assunto julgue os próximos itens.
O fonoaudiólogo acompanha as primeiras mamadas do bebê auxiliando a mãe no preparo do seio e na postura para amamentação que deverá ser a mais confortável e horizontalizada possível para favorecer a retirada do leite pelo bebê.
Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), há no Brasil cerca de 2,25 milhões de brasileiros com dificuldades na audição. As portarias 587 de 7 de outubro de 2004 e 589 de 8 de outubro de 2004, criadas pelo Ministério da Saúde, instituíram a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva. Analise as afirmativas abaixo quanto a essa política:
I. Atendimento integral a pacientes com deficiências auditivas, com ações que englobam a atenção primária em saúde (trabalhos de promoção da saúde, prevenção e identificação precoce de problemas auditivos).
II. A equipe é composta por um otorrinolaringologista, quatro fonoaudiólogos, um assistente social e um psicólogo.
III. Não mantém relação com a identificação de patologias e situação de riscos que levam à deficiência auditiva, promovendo apenas a distribuição de próteses auditivas.
IV. Estão previstos procedimentos de média e de alta complexidade (triagem em bebês, diagnóstico, tratamento clínico e reabilitação com o fornecimento de aparelho auditivo e terapia fonoaudiológica).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Estão corretas somente as afirmativas II, III e IV.
O Conselho de fonoaudiologia declarou qua a atuação do fonoaudiólogo em maternidades pode ocorrer no período prénatal, no berçário e(ou) alojamento conjunto, na UTI pediátrica e enfermaria pediátrica. Com relação a esse assunto julgue os próximos itens.
O fonoaudiólogo deverá observar a coordenação entre respiração, sucção e deglutição, se o bebê consegue sugar o seio ou se este se encontra muito inchado, dificultando o movimento de sucção e respiração.
Dado o audiograma abaixo.
Indique a correta configuração audiométrica correspondente ao gráfico.O Conselho de fonoaudiologia declarou qua a atuação do fonoaudiólogo em maternidades pode ocorrer no período prénatal, no berçário e(ou) alojamento conjunto, na UTI pediátrica e enfermaria pediátrica. Com relação a esse assunto julgue os próximos itens.
O fonoaudiólogo pode dividir seu trabalho na maternidade em três partes: participação nos cursos profiláticos para gestantes, observação e triagem dos bebês de risco e suporte para amamentação natural.
Vera Lúcia é fonoaudióloga de uma Escola de Educação Infantil e acompanha o desenvolvimento de linguagem de todas as crianças da escola. Ela observou no último trimestre que na turma das crianças de dois a três anos houve modificação no modo de organizar os enunciados. As crianças que utilizavam em geral palavra-frase para fazer solicitações, como /aga/ para pedir água, passaram a organizar frases com duas palavras justapostas deste modo /nene aga/. A modificação observada por Vera Lúcia nessa turma corresponde ao adequado desenvolvimento do:
O Conselho de fonoaudiologia declarou qua a atuação do fonoaudiólogo em maternidades pode ocorrer no período prénatal, no berçário e(ou) alojamento conjunto, na UTI pediátrica e enfermaria pediátrica. Com relação a esse assunto julgue os próximos itens.
Em maternidades, é fundamental, nos contatos com as mães, abordar questões e influências dos hábitos orais, principalmente a utilização de chupeta e mamadeira, e os cuidados com a dentição.
As afasias são transtornos de linguagem causados por acidente vascular encefálico (AVE). O AVE modifica o funcionamento do sistema nervoso central, produzindo manifestações sintomáticas na linguagem dos afásicos, como a parafasia. A parafasia pode ser compreendida como:
Execução de movimentos articulatórios repetitivos.
Fala repetitiva sem conexão semântica com o contexto.
Emissão verbal com organização sintática inadequada.
Emissão verbal que traduz a função do objeto em lugar do nome.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...