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Na tentativa de descrever subgrupos, as alterações de desenvolvimento de linguagem foram divididas em três categorias distintas: receptivos/expressivos, expressivos e de processamento central, com base nas classificações das afasias em adultos. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.
As desordens receptivas e expressivas compreendem a agnosia verbal auditiva, caracterizada por um impedimento significativo de compreensão da linguagem oral, ausência ou restrição de fala a palavras isoladas, sendo que a fonologia é gravemente afetada. Compreendem também o distúrbio fonológico/sintático: dificuldade de compreensão quando o enunciado é longo ou quando inclui estruturas mais complexas, presentes nas alterações morfossintáticas e fonológicas.
Quanto aos hábitos orais em crianças, julgue os itens a seguir.
Até os 2 anos de idade, deve-se procurar facilitar a alimentação da criança oferecendo-lhe alimentos batidos no liquidificador ao invés de amassados.
Quanto aos sinais na avaliação da equilibriometria nos casos de doença de Menière, julgue os itens que se seguem.
A audiometria tonal, a eletrococleografia e a auto-rotação cefálica não são úteis para monitorar a evolução do tratamento do hydrops endolinfático, enquanto a audiometria de tronco encefálico realiza esse monitoramento.
Na tentativa de descrever subgrupos, as alterações de desenvolvimento de linguagem foram divididas em três categorias distintas: receptivos/expressivos, expressivos e de processamento central, com base nas classificações das afasias em adultos. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.
Nos quadros expressivos, podem-se encontrar dois subtipos: a dispraxia verbal e o distúrbio de programação fonológica. O primeiro caracteriza-se por compreensão e fala normal, porém restringe-se à produção de poucas palavras ou de sentenças simples ou truncadas. Já o distúrbio de programação fonológica caracteriza-se por fala ininteligível, porém fluente. Nas tarefas de imitação, a qualidade da articulação melhora e a compreensão é normal ou próxima do normal.
Quanto ao tratamento fonoaudiológico do distúrbio da motricidade oral, julgue os itens subseqüentes.
O tratamento deve ser desenvolvido com base nos dados obtidos na avaliação, na qual deve-se observar a dentição, a oclusão dentária, a cavidade bucal, a motricidade geral, o tônus, a postura e a respiração, entre outros.
Considerando a doença de Menière, julgue os itens seguintes quanto ao emprego da eletrococleografia.
É o teste de escolha para o diagnóstico de hydrops endolinfático. O potencial de somação captado nesse método tem sua amplitude muito aumentada na vigência de distensão do ducto coclear, e sua relação com a amplitude do potencial de somação altera-se.
Na tentativa de descrever subgrupos, as alterações de desenvolvimento de linguagem foram divididas em três categorias distintas: receptivos/expressivos, expressivos e de processamento central, com base nas classificações das afasias em adultos. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.
Os distúrbios de processamento central de informações são divididos em dois subtipos: o léxico-sintático se caracteriza por dificuldades de recuperação e fixação do léxico, a fluência pode estar alterada em função das dificuldades de evocação lexical. A compreensão de palavras e frases apresenta-se normal, com adequação na formulação do discurso.
Quanto ao tratamento fonoaudiológico do distúrbio da motricidade oral, julgue os itens subseqüentes.
A terapia fonoaudiológica deve ser feita com base em exercícios miofuncionais para a adequação do tônus, postura e mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios e de funções neurovegetativas, como mastigação, deglutição, sucção e respiração.
Considerando a doença de Menière, julgue os itens seguintes quanto ao emprego da eletrococleografia.
A eletrococleografia é extremamente eficaz no diagnóstico precoce de hydrops endolinfático, identificando em muitos casos a presença da doença no ouvido tido como são, sem perda auditiva.
Uma criança que, aos 6 anos de idade, leva à escola o seu sistema de linguagem oral desorganizado, evidentemente terá problemas em sua transcodagem em linguagem escrita lida. Com relação a esses problemas, julgue os itens que se seguem.
Uma dislalia poderá somar-se a outros problemas para a criança, e a escolaridade tornar-se um desastre sob o ponto de vista pedagógico, psicológico e fonoaudiológico.
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