Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a perspectiva sócio-histórica, a atenção, a percepção e a memória são funções nicialmente naturais, que passam a ser voluntárias.
Este processo ocorre por:
treinamento específico
mediação da linguagem
interferência da escolarização
estimulação psicomotora global
Nos pacientes portadores de deglutição atípica ou adaptada, observamos, primordialmente, contração do seguinte músculo:
mentalis
masseter
orbicular
bucinador
A Associação Americana de Psiquiatria utiliza os seguintes grupos de sintomas para caracterizar a síndrome autística:
isolamento social e relacional / ausência de fala e linguagem / dificuldade com mudanças
problemas emocionais de origem familiar / alterações gramaticais persistentes / problemas de interação social e relacional
distúrbios sociais e comportamentais / problemas afetivos profundos / presença persistente de atividades repetitivas e metódicas
incapacidade qualitativa na interação social / distúrbios na comunicação e na atividade imaginativa / repertório restrito de atividades e interesses
Na avaliação fonoaudiológica de um bebê, além das investigações como histórico, dados hospitalares e observação de reflexos e padrões motores, torna-se fundamental realizar a palpação com o objetivo principal de:
aferir o padrão respiratório
verificar estruturas intra-orais
determinar o tipo de alimentação
descobrir malformações genéticas
O conceito de consciência fonológica, indispensável à compreensão dos transtornos da língua escrita, é caracterizado como:
inventário mental dos fonemas da língua
transtorno específico das aquisições fonológicas
compreensão da organização fonológica de forma seqüencial
capacidade de reconhecimento de unidades inferiores à palavra
Segundo o Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais – D.S.M. IV – o diagnóstico de distúrbio ou transtorno de déficit de atenção baseia-se nos seguintes critérios:
desatenção, impulsividade e hiperatividade
hiperatividade, distração e labilidade emocional
impulsividade, distração, baixo rendimento escolar
desatenção, labilidade emocional e baixo rendimento escolar
A voz esofagiana pode ser trabalhada levando-se o ar ao esôfago a partir de movimentos semelhantes à ação de uma bomba, os quais levam ao reaproveitamento do ar, quer pela pressão da base da língua contra a parede posterior da faringe, quer pela pressão de fonemas plosivos.
Este método é denominado:
holandês
mastigatório
inalação de ar
deglutição de ar
Em relação ao Código de Ética do Fonoaudiólogo, é vedada ao profissional a seguinte conduta:
atuar em consultório particular sem o registro definitivo
dar diagnóstico através de meios de comunicação coletiva
utilizar técnicas psicomotoras em quaisquer circunstâncias
participar de equipes de orientação e planejamento escolar
Paciente com dificuldades na extensão vocal apresenta o seguinte laudo em uma videolaringoestroboscopia:
Este paciente tem como diagnóstico clínico o seguinte tipo de sulco vocal:
bolsa
oculto
estria maior
estria menor
As cúspides do primeiro molar inferior interdigitam-se com distância de um dente ou mais à frente dos incisivos superiores opostos, quando há uma má oclusão do seguinte tipo:
classe I
classe II
classe III
mordida aberta
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...