Questões de Fonoaudiologia do ano 0000

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De acordo com a perspectiva sócio-histórica, a atenção, a percepção e a memória são funções nicialmente naturais, que passam a ser voluntárias.

Este processo ocorre por:

  • A.

    treinamento específico

  • B.

    mediação da linguagem

  • C.

    interferência da escolarização

  • D.

    estimulação psicomotora global

Nos pacientes portadores de deglutição atípica ou adaptada, observamos, primordialmente, contração do seguinte músculo:

  • A.

    mentalis

  • B.

    masseter

  • C.

    orbicular

  • D.

    bucinador

A Associação Americana de Psiquiatria utiliza os seguintes grupos de sintomas para caracterizar a síndrome autística:

  • A.

    isolamento social e relacional / ausência de fala e linguagem / dificuldade com mudanças

  • B.

    problemas emocionais de origem familiar / alterações gramaticais persistentes / problemas de interação social e relacional

  • C.

    distúrbios sociais e comportamentais / problemas afetivos profundos / presença persistente de atividades repetitivas e metódicas

  • D.

    incapacidade qualitativa na interação social / distúrbios na comunicação e na atividade imaginativa / repertório restrito de atividades e interesses

Na avaliação fonoaudiológica de um bebê, além das investigações como histórico, dados hospitalares e observação de reflexos e padrões motores, torna-se fundamental realizar a palpação com o objetivo principal de:

  • A.

    aferir o padrão respiratório

  • B.

    verificar estruturas intra-orais

  • C.

    determinar o tipo de alimentação

  • D.

    descobrir malformações genéticas

O conceito de consciência fonológica, indispensável à compreensão dos transtornos da língua escrita, é caracterizado como:

  • A.

    inventário mental dos fonemas da língua

  • B.

    transtorno específico das aquisições fonológicas

  • C.

    compreensão da organização fonológica de forma seqüencial

  • D.

    capacidade de reconhecimento de unidades inferiores à palavra

Segundo o Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais – D.S.M. IV – o diagnóstico de distúrbio ou transtorno de déficit de atenção baseia-se nos seguintes critérios:

  • A.

    desatenção, impulsividade e hiperatividade

  • B.

    hiperatividade, distração e labilidade emocional

  • C.

    impulsividade, distração, baixo rendimento escolar

  • D.

    desatenção, labilidade emocional e baixo rendimento escolar

A voz esofagiana pode ser trabalhada levando-se o ar ao esôfago a partir de movimentos semelhantes à ação de uma bomba, os quais levam ao reaproveitamento do ar, quer pela pressão da base da língua contra a parede posterior da faringe, quer pela pressão de fonemas plosivos.

Este método é denominado:

  • A.

    holandês

  • B.

    mastigatório

  • C.

    inalação de ar

  • D.

    deglutição de ar

Em relação ao Código de Ética do Fonoaudiólogo, é vedada ao profissional a seguinte conduta:

  • A.

    atuar em consultório particular sem o registro definitivo

  • B.

    dar diagnóstico através de meios de comunicação coletiva

  • C.

    utilizar técnicas psicomotoras em quaisquer circunstâncias

  • D.

    participar de equipes de orientação e planejamento escolar

Paciente com dificuldades na extensão vocal apresenta o seguinte laudo em uma videolaringoestroboscopia:

Este paciente tem como diagnóstico clínico o seguinte tipo de sulco vocal:

  • A.

    bolsa

  • B.

    oculto

  • C.

    estria maior

  • D.

    estria menor

As cúspides do primeiro molar inferior interdigitam-se com distância de um dente ou mais à frente dos incisivos superiores opostos, quando há uma má oclusão do seguinte tipo:

  • A.

    classe I

  • B.

    classe II

  • C.

    classe III

  • D.

    mordida aberta

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