Questões de Fonoaudiologia do ano 2004

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Na tentativa de descrever subgrupos, as alterações de desenvolvimento de linguagem foram divididas em três categorias distintas: receptivos/expressivos, expressivos e de processamento central, com base nas classificações das afasias em adultos. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

Nos quadros expressivos, podem-se encontrar dois subtipos: a dispraxia verbal e o distúrbio de programação fonológica. O primeiro caracteriza-se por compreensão e fala normal, porém restringe-se à produção de poucas palavras ou de sentenças simples ou truncadas. Já o distúrbio de programação fonológica caracteriza-se por fala ininteligível, porém fluente. Nas tarefas de imitação, a qualidade da articulação melhora e a compreensão é normal ou próxima do normal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na tentativa de descrever subgrupos, as alterações de desenvolvimento de linguagem foram divididas em três categorias distintas: receptivos/expressivos, expressivos e de processamento central, com base nas classificações das afasias em adultos. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

Os distúrbios de processamento central de informações são divididos em dois subtipos: o léxico-sintático se caracteriza por dificuldades de recuperação e fixação do léxico, a fluência pode estar alterada em função das dificuldades de evocação lexical. A compreensão de palavras e frases apresenta-se normal, com adequação na formulação do discurso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma criança que, aos 6 anos de idade, leva à escola o seu sistema de linguagem oral desorganizado, evidentemente terá problemas em sua transcodagem em linguagem escrita lida. Com relação a esses problemas, julgue os itens que se seguem.

Uma dislalia poderá somar-se a outros problemas para a criança, e a escolaridade tornar-se um desastre sob o ponto de vista pedagógico, psicológico e fonoaudiológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma criança que, aos 6 anos de idade, leva à escola o seu sistema de linguagem oral desorganizado, evidentemente terá problemas em sua transcodagem em linguagem escrita lida. Com relação a esses problemas, julgue os itens que se seguem.

Dislalias temporárias não se apresentam, quando os chamados dentes de leite estão nascendo ou caindo para a dentição definitiva, não decídua. Nesse caso, a oclusão mandibular é impossível e a articulação é difícil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma criança que, aos 6 anos de idade, leva à escola o seu sistema de linguagem oral desorganizado, evidentemente terá problemas em sua transcodagem em linguagem escrita lida. Com relação a esses problemas, julgue os itens que se seguem.

Quando a oclusão mandibular é impossível, o social e o anátomo-fisiológico fazem um complô contra a criança em fase de aquisição de linguagem, pois mudam os dentes, e começam a exigir uma articulação melhor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, várias são as áreas de saúde que se interessam pelo respirador oral, pois é de muita importância à identificação da causa, pois se esta for eliminada ou atenuada precocemente, os resultados poderão ser menores e, assim, o desenvolvimento normal do paciente poderá atuar como auxílio na reabilitação das possíveis alterações. Segundo Marchesan (1995), as causas da respiração oral incluem

problemas orgânicos como rinites, sinusites e hipotrofia de amigdalas faríngea e ou palatina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, várias são as áreas de saúde que se interessam pelo respirador oral, pois é de muita importância à identificação da causa, pois se esta for eliminada ou atenuada precocemente, os resultados poderão ser menores e, assim, o desenvolvimento normal do paciente poderá atuar como auxílio na reabilitação das possíveis alterações. Segundo Marchesan (1995), as causas da respiração oral incluem

hipertonia de musculatura elevadora de mandíbula, por conseqüência de uma alimentação pastosa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, várias são as áreas de saúde que se interessam pelo respirador oral, pois é de muita importância à identificação da causa, pois se esta for eliminada ou atenuada precocemente, os resultados poderão ser menores e, assim, o desenvolvimento normal do paciente poderá atuar como auxílio na reabilitação das possíveis alterações. Segundo Marchesan (1995), as causas da respiração oral incluem

postura viciosa, em que o paciente (criança ou adulto) permanece de boca fechada sem muitas vezes ter a percepção, não existindo nenhum empecilho mecânico ou funcional para a respiração nasal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo a abordagem de Marchesan a respeito da respiração oral, julgue o item abaixo.

As queixas mais referidas pelos respiradores orais e (ou) seus responsáveis relacionam-se com as conseqüências da respiração oral e não com o problema em si. As conseqüências mais comuns são alterações craniofaciais e dentárias, alterações dos órgãos fonoarticulatórios, alterações corporais e das funções orais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Durante o aleitamento materno, o bebê realiza vários movimentos para extrair o leite. Esses movimentos são vitais para a estimulação da fala, respiração, deglutição e para desenvolver as estruturas faciais e orais, ou seja, o sistema estomatognático. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes.

O bebê, ao nascer, apresenta a face maior que o crânio, a maxila e a mandíbula não estão completamente desenvolvidas, conferindo à criança uma altura facial grande, sendo que a amamentação influencia o desenvolvimento e o correto posicionamento das estruturas craniofaciais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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