Questões de Fonoaudiologia do ano 2008

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Vera Lúcia é fonoaudióloga de uma Escola de Educação Infantil e acompanha o desenvolvimento de linguagem de todas as crianças da escola. Ela observou no último trimestre que na turma das crianças de dois a três anos houve modificação no modo de organizar os enunciados. As crianças que utilizavam em geral palavra-frase para fazer solicitações, como /aga/ para pedir água, passaram a organizar frases com duas palavras justapostas deste modo /nene aga/. A modificação observada por Vera Lúcia nessa turma corresponde ao adequado desenvolvimento do:

  • A. Aspecto pragmático da linguagem.
  • B. Aspecto morfo-sintático da linguagem.
  • C. Aspecto semântico-lexical da linguagem.
  • D. Aspecto fonético-fonológico da linguagem.
  • E. Somente ao aspecto semântico da linguagem.

As afasias são transtornos de linguagem causados por acidente vascular encefálico (AVE). O AVE modifica o funcionamento do sistema nervoso central, produzindo manifestações sintomáticas na linguagem dos afásicos, como a parafasia. A parafasia pode ser compreendida como:

  • A. Dificuldade para nomeação.
  • B.

    Execução de movimentos articulatórios repetitivos.

  • C.

    Fala repetitiva sem conexão semântica com o contexto.

  • D.

    Emissão verbal com organização sintática inadequada.

  • E.

    Emissão verbal que traduz a função do objeto em lugar do nome.

Eduardo é uma criança de 6 anos e 10 meses de idade que apresenta a seguinte produção de fala: /patata/ para dizer batata; /panãna/ para dizer banana; /poyta/ para dizer porta; /co'Lasaw/ para dizer coração. A partir da análise da fala da criança, identifique os processos fonológicos que caracterizam sua alteração de fala:

  • A. Substituição de plosivas e redução de líquidas.
  • B.

    Substituição de plosivas e semivocalização das líquidas.

  • C.

    Dessonorização de obstruinte, semivocalização de líquida e anteriorização de fricativa.

  • D.

    Dessonorização de obstruinte, semivocalização de líquida e substituição de líquida.

  • E.

    Dessonorização de obstruinte, apagamento de líquidas, posteriorização de líquida intervocálica.

Os músculos elevadores da mandíbula são:

  • A. Bucinador, orbicular, masseter e pterigóideo.
  • B. Orbicular, masseter e temporal.
  • C. Masseteres e temporal.
  • D. Masseteres, petigóideos e elevadores.
  • E.

    Masseteres, temporais, pterigóideos mediais e laterais.

Uma mulher de 35 anos realizou audiometria para exame demissional e desligamento do trabalho. O fonoaudiólogo que realizou o exame percebeu assimetria entre os limiares tonais de ambas as orelhas na audiometria tonal. A fim de evitar a participação da melhor orelha, quando a pior estiver sendo testada, esse profissional deve aplicar o seguinte procedimento:

  • A. Fusão binaural.
  • B. Separação binaural.
  • C. Atenuação binaural.
  • D. Mascaramento auditivo.
  • E. Mascaramento tonal limiar.

No atendimento de uma criança autista, observou- se o seguinte funcionamento de linguagem no diálogo entre o terapeuta (T) e a paciente (P):

(linha 1)   P: Tia, apaga a luz do quarto, apaga a luz do quarto tia.

(linha 2) T: De que jeito? Não… 'cê' ta pensando que aqui é seu quarto? De jeito e maneira… não, não…

(linha 3)   P: Jeito e maneira, jeito e maneira, jeito e maneira.

 

A partir da análise do diálogo acima, é possível afirmar que:

  • A.

    A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como disglossia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.

  • B.

    A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como ecolalia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.

  • C.

    A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como glossolalia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.

  • D.

    A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como parafasia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.

  • E.

    A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como jargonafasia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.

O trabalho de estimulação da consciência fonológica, realizado pelo fonoaudiólogo em seu trabalho na escola com crianças em vias de alfabetização, promove maior sucesso na leitura e escrita. Para o desenvolvimento da consciência fonológica, são corretas as afirmativas abaixo, exceto:

  • A. Realizar atividades com rimas.
  • B. Realizar atividades com versos.
  • C.

    Realizar atividades de cobrir palavras com barbante e bolinhas de papel.

  • D.

    Realizar atividades de derivação de palavras com o nome de profissões: jardineiro, barbeiro, enfermeiro.

  • E.

    Realizar atividades de elencar palavras com finais iguais: ala, bala,mala.

Marcos é um adolescente de 14 anos e tem sido motivo de piada dos colegas na escola por apresentar mudanças na voz quando está conversando com colegas e amigos. Esse fato o tem deixado constrangido, motivo pelo qual procurou o acompanhamento de um profissional fonoaudiólogo. Durante o acompanhamento fonoaudiológico, o profissional percebeu que o adolescente encontra-se em período de muda vocal e apresenta uma variação de freqüência fundamental de 245 Hz para 125 Hz. Considerando que este rapaz não apresenta outras variáveis incidindo sobre sua qualidade vocal, a mudança no seu padrão vocal está tornando sua voz mais:

  • A. Fraca
  • B. Grave
  • C. Aguda
  • D. Rouca
  • E. Soprosa

O trabalho do fonoaudiólogo na reabilitação da deglutição ocorre diretamente na fase:

  • A. Oral.
  • B. Oral e faríngea.
  • C. Oral e esofágica.
  • D. Oral e digestiva.
  • E. Faríngea e esofágica.

Relacione os casos apresentados abaixo com suas características vocais.

Caso

1. Rouquidão

2. Voz tendendo ao agudo

3. Voz soprosa e alteração da coordenação pneumofonoarticulatória

4. Esforço e tensão ao falar com interrupções intermitentes.

Características

( ) nódulos vocais

( ) paralisia de prega vocal

( ) muda vocal incompleta

( ) disfonia espástica

Assinale a alternativa que indica a seqüência correta, de cima para baixo.

  • A. 1, 2, 3, 4.
  • B. 1, 3, 2, 4.
  • C. 2, 3, 1, 4.
  • D. 3, 1, 2, 4.
  • E. 3, 4, 1, 2.
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