Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Vera Lúcia é fonoaudióloga de uma Escola de Educação Infantil e acompanha o desenvolvimento de linguagem de todas as crianças da escola. Ela observou no último trimestre que na turma das crianças de dois a três anos houve modificação no modo de organizar os enunciados. As crianças que utilizavam em geral palavra-frase para fazer solicitações, como /aga/ para pedir água, passaram a organizar frases com duas palavras justapostas deste modo /nene aga/. A modificação observada por Vera Lúcia nessa turma corresponde ao adequado desenvolvimento do:
As afasias são transtornos de linguagem causados por acidente vascular encefálico (AVE). O AVE modifica o funcionamento do sistema nervoso central, produzindo manifestações sintomáticas na linguagem dos afásicos, como a parafasia. A parafasia pode ser compreendida como:
Execução de movimentos articulatórios repetitivos.
Fala repetitiva sem conexão semântica com o contexto.
Emissão verbal com organização sintática inadequada.
Emissão verbal que traduz a função do objeto em lugar do nome.
Eduardo é uma criança de 6 anos e 10 meses de idade que apresenta a seguinte produção de fala: /patata/ para dizer batata; /panãna/ para dizer banana; /poyta/ para dizer porta; /co'Lasaw/ para dizer coração. A partir da análise da fala da criança, identifique os processos fonológicos que caracterizam sua alteração de fala:
Substituição de plosivas e semivocalização das líquidas.
Dessonorização de obstruinte, semivocalização de líquida e anteriorização de fricativa.
Dessonorização de obstruinte, semivocalização de líquida e substituição de líquida.
Dessonorização de obstruinte, apagamento de líquidas, posteriorização de líquida intervocálica.
Os músculos elevadores da mandíbula são:
Masseteres, temporais, pterigóideos mediais e laterais.
Uma mulher de 35 anos realizou audiometria para exame demissional e desligamento do trabalho. O fonoaudiólogo que realizou o exame percebeu assimetria entre os limiares tonais de ambas as orelhas na audiometria tonal. A fim de evitar a participação da melhor orelha, quando a pior estiver sendo testada, esse profissional deve aplicar o seguinte procedimento:
No atendimento de uma criança autista, observou- se o seguinte funcionamento de linguagem no diálogo entre o terapeuta (T) e a paciente (P):
(linha 1) P: Tia, apaga a luz do quarto, apaga a luz do quarto tia.
(linha 2) T: De que jeito? Não 'cê' ta pensando que aqui é seu quarto? De jeito e maneira não, não
(linha 3) P: Jeito e maneira, jeito e maneira, jeito e maneira.
A partir da análise do diálogo acima, é possível afirmar que:
A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como disglossia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.
A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como ecolalia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.
A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como glossolalia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.
A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como parafasia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.
A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como jargonafasia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.
O trabalho de estimulação da consciência fonológica, realizado pelo fonoaudiólogo em seu trabalho na escola com crianças em vias de alfabetização, promove maior sucesso na leitura e escrita. Para o desenvolvimento da consciência fonológica, são corretas as afirmativas abaixo, exceto:
Realizar atividades de cobrir palavras com barbante e bolinhas de papel.
Realizar atividades de derivação de palavras com o nome de profissões: jardineiro, barbeiro, enfermeiro.
Realizar atividades de elencar palavras com finais iguais: ala, bala,mala.
Marcos é um adolescente de 14 anos e tem sido motivo de piada dos colegas na escola por apresentar mudanças na voz quando está conversando com colegas e amigos. Esse fato o tem deixado constrangido, motivo pelo qual procurou o acompanhamento de um profissional fonoaudiólogo. Durante o acompanhamento fonoaudiológico, o profissional percebeu que o adolescente encontra-se em período de muda vocal e apresenta uma variação de freqüência fundamental de 245 Hz para 125 Hz. Considerando que este rapaz não apresenta outras variáveis incidindo sobre sua qualidade vocal, a mudança no seu padrão vocal está tornando sua voz mais:
O trabalho do fonoaudiólogo na reabilitação da deglutição ocorre diretamente na fase:
Relacione os casos apresentados abaixo com suas características vocais.
Caso
1. Rouquidão
2. Voz tendendo ao agudo
3. Voz soprosa e alteração da coordenação pneumofonoarticulatória
4. Esforço e tensão ao falar com interrupções intermitentes.
Características
( ) nódulos vocais
( ) paralisia de prega vocal
( ) muda vocal incompleta
( ) disfonia espástica
Assinale a alternativa que indica a seqüência correta, de cima para baixo.
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