Questões de Fonoaudiologia do ano 2009

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No ambiente escolar, o fonoaudiólogo é responsável por

realizar palestras para pais e professores acerca do correto desenvolvimento da linguagem, da audição e da fala.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ambiente escolar, o fonoaudiólogo é responsável por

realizar triagens auditiva e fonoaudiológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ambiente escolar, o fonoaudiólogo é responsável por

fazer avaliação audiológica nos alunos que falharem na triagem auditiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ambiente escolar, o fonoaudiólogo é responsável por

fazer atendimento terapêutico na área de voz para professores com patologias vocais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A classificação dos pacientes afásicos é efetuada com base no grupo de sintomas de linguagem associados a cada quadro. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A característica mais evidente apresentada por pacientes com afasia de Broca é uma deficiência na compreensão da linguagem, sendo a produção da fala, ao contrário, fluente e bem articulada.

  • C. Certo
  • E. Errado

A classificação dos pacientes afásicos é efetuada com base no grupo de sintomas de linguagem associados a cada quadro. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O estilo do discurso de pacientes com afasia de Wernicke é telegráfico e agramático, e esses pacientes apresentam, ainda, distúrbios motores da fala, na forma de apraxias e(ou) disartrias.

  • C. Certo
  • E. Errado

A classificação dos pacientes afásicos é efetuada com base no grupo de sintomas de linguagem associados a cada quadro. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A afasia transcortical motora caracteriza-se pela preservação da capacidade de repetição, e, por isso, os portadores desse tipo de afasia apresentam compreensão da linguagem falada e escrita gravemente alteradas, apesar de a leitura em voz alta ser eficiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conhecer o desenvolvimento de crianças nascidas normais ou sob condições de baixo peso e prematuridade é imprescindível para a realização de intervenção e tomada de medidas preventivas efetivas quanto a alterações específicas de linguagem. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A prematuridade e o baixo peso ao nascer influenciam o desenvolvimento linguístico inicial em função da imaturidade biológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conhecer o desenvolvimento de crianças nascidas normais ou sob condições de baixo peso e prematuridade é imprescindível para a realização de intervenção e tomada de medidas preventivas efetivas quanto a alterações específicas de linguagem. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A prematuridade é a patologia neonatal com maior associação a sequelas neurológicas principalmente pela possibilidade da ocorrência de hemorragia peri-intraventricular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conhecer o desenvolvimento de crianças nascidas normais ou sob condições de baixo peso e prematuridade é imprescindível para a realização de intervenção e tomada de medidas preventivas efetivas quanto a alterações específicas de linguagem. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O comportamento auditivo e linguístico de crianças prematuras e de baixo peso, sem alterações neurológicas, assemelha-se ao comportamento de crianças com alterações neurológicas, nascidas sob as mesmas condições.

  • C. Certo
  • E. Errado
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