Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No ambiente escolar, o fonoaudiólogo é responsável por
realizar palestras para pais e professores acerca do correto desenvolvimento da linguagem, da audição e da fala.
No ambiente escolar, o fonoaudiólogo é responsável por
realizar triagens auditiva e fonoaudiológica.
No ambiente escolar, o fonoaudiólogo é responsável por
fazer avaliação audiológica nos alunos que falharem na triagem auditiva.
No ambiente escolar, o fonoaudiólogo é responsável por
fazer atendimento terapêutico na área de voz para professores com patologias vocais.
A classificação dos pacientes afásicos é efetuada com base no grupo de sintomas de linguagem associados a cada quadro. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A característica mais evidente apresentada por pacientes com afasia de Broca é uma deficiência na compreensão da linguagem, sendo a produção da fala, ao contrário, fluente e bem articulada.
A classificação dos pacientes afásicos é efetuada com base no grupo de sintomas de linguagem associados a cada quadro. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O estilo do discurso de pacientes com afasia de Wernicke é telegráfico e agramático, e esses pacientes apresentam, ainda, distúrbios motores da fala, na forma de apraxias e(ou) disartrias.
A classificação dos pacientes afásicos é efetuada com base no grupo de sintomas de linguagem associados a cada quadro. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A afasia transcortical motora caracteriza-se pela preservação da capacidade de repetição, e, por isso, os portadores desse tipo de afasia apresentam compreensão da linguagem falada e escrita gravemente alteradas, apesar de a leitura em voz alta ser eficiente.
Conhecer o desenvolvimento de crianças nascidas normais ou sob condições de baixo peso e prematuridade é imprescindível para a realização de intervenção e tomada de medidas preventivas efetivas quanto a alterações específicas de linguagem. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A prematuridade e o baixo peso ao nascer influenciam o desenvolvimento linguístico inicial em função da imaturidade biológica.
Conhecer o desenvolvimento de crianças nascidas normais ou sob condições de baixo peso e prematuridade é imprescindível para a realização de intervenção e tomada de medidas preventivas efetivas quanto a alterações específicas de linguagem. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A prematuridade é a patologia neonatal com maior associação a sequelas neurológicas principalmente pela possibilidade da ocorrência de hemorragia peri-intraventricular.
Conhecer o desenvolvimento de crianças nascidas normais ou sob condições de baixo peso e prematuridade é imprescindível para a realização de intervenção e tomada de medidas preventivas efetivas quanto a alterações específicas de linguagem. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O comportamento auditivo e linguístico de crianças prematuras e de baixo peso, sem alterações neurológicas, assemelha-se ao comportamento de crianças com alterações neurológicas, nascidas sob as mesmas condições.
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