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A Organização Mundial de Saúde (OMS) conceitua deficiência auditiva como um termo amplo para descrever a perda total ou parcial da capacidade de ouvir em uma ou ambas as orelhas. Assinale a alternativa correta:
Foram incluídas no conceito de deficiência auditiva, as perdas auditivas centrais (neuropatia auditiva/dissincronia) para lactentes que estiveram internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.
O desenvolvimento da linguagem inicia-se ao nascimento e perdura por toda vida, propiciando a aquisição do senso da individualidade e identidade social.
Sabe-se que a plasticidade ocorre principalmente quando o SNC é precocemente estimulado, levando ao aumento de conexões nervosas e melhor reabilitação das vias auditivas. Com a plasticidade, o sistema nervoso central já desenvolvido, se beneficia das informações sensoriais para formar uma estrutura linguística.
O rastreamento auditivo é recomendado á todas as crianças antes de um ano de vida. As crianças que apresentam indicadores de risco para perda auditiva devem ser acompanhadas a cada três anos porque podem apresentar perdas tardias ou progressivas da audição.
Na intervenção fonoaudiológica da surdez infantil, a triagem auditiva neonatal tem desempenhado um papel de fundamental importância, visto que a precocidade da intervenção beneficia com melhores resultados no desenvolvimento da criança. Indique a opção incorreta:
A triagem auditiva neonatal ainda não representa uma realidade universal e totalmente efetiva, principalmente nos países em desenvolvimento. A implementação de programas de triagem auditiva neonatal pode garantir a detecção precoce, o diagnóstico e a reabilitação a tempo de minimizar os efeitos da deficiência auditiva sobre o indivíduo.
A precocidade do diagnóstico da perda auditiva, tanto funcional quanto etiológico, e a pronta intervenção clínica, fonoaudiológica ou cirúrgica, minimizarão sobremaneira os efeitos dessa deficiência nas crianças.
A presença do reflexo cócleo-palpebral (RCP) pode ser um indicador da audição normal em neonatos.Essa resposta ocorre em 80% das crianças com audição normal e sua ausência sugere perda auditiva bilateral ou alteração central.
É recomendado a utilização de emissões otoacústicas evocadas transientes (EOAET) e de potencial evocado de tronco encefálico (PEATE). Para neonatos sem indicadores de risco qualquer um dos métodos é considerado apropriado.
Sobre a relação entre a linguagem oral e a linguagem escrita, identifique a alternativa incorreta:
Para a aquisição da linguagem oral há necessidade apenas de estimulação do meio onde a criança vive, ao contrário da aquisição da leitura e escrita que requer um ensino formal.
A classificação do sistema de escrita baseada na menor unidade linguística codificada na unidade básica da escrita é: logográfico, silábico e alfabético.
O grafema é definido como a letra que representa um fonema. O número de grafemas não pode exceder o número de fonemas devido à inviabilidade do emprego da abordagem fonográfica.
Os sistemas silábicos e alfabéticos são fonográficos, pois representam unidades fonológicas, como sílabas ou fonemas.
Á respeito da consciência fonológica indique a alternativa correta:
No processo de desenvolvimento da linguagem oral, o aprendiz deve desenvolver uma competência metalinguística: a consciência fonológica.
A consciência fonológica possibilita o acesso consciente ao nível fonológico da língua e a manipulação explícita das representações nesse nível necessária para o desenvolvimento da linguagem oral.
Ao avaliar ou estimular essa competência metalinguística pode-se fazer uso de tarefas de segmentação, exclusão, adição, substituição, ou a inversão de sílabas ou fonemas numa determinada palavra.
A consciência fonológica é adquirida somente após a alfabetização e relaciona-se com o sucesso do desenvolvimento na aquisição da leitura e da escrita.
Sobre a atenção primária á saúde julgue Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) I - A atenção primária em saúde é definida como a atenção essencial à saúde, baseada na tecnologia e métodos práticos, cientificamente comprovados e socialmente aceitáveis (...).
( ) II - É a parte integral de um sistema de saúde do país, do qual é função central, sendo o enfoque principal do desenvolvimento social e econômico global da comunidade.
( ) III - É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde.
( ) IV - Constitui um primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde.
Apenas II, III e IV são verdadeiras
Apenas III e IV são verdadeiras
Apenas I, III e IV são verdadeiras
Todas as alternativas são verdadeiras
A proposta de atuação da fonoaudiologia no Sistema de Saúde é desenvolver ações de promoção, prevenção e educação em saúde visando a melhoria dos indicadores de qualidade de vida e de saúde da população. Sobre este tema, indique a alternativa incorreta:
No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), atenção básica é a denominação adotada para o modelo de atenção á saúde que incorpora a atenção primária à saúde.
Os níveis de atenção que compõe o SUS são: a básica, a de média complexidade e de alta complexidade.
A atenção básica utiliza tecnologias de elevada complexidade e de baixa densidade visando resolver agravos de maior frequência e relevância em seu território.
A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde voltados á promoção e a proteção de saúde e á prevenção de agravos. O diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde é enfoque de outro nível de atenção á saúde.
Sobre os níveis de atenção á saúde, identifique a alternativa incorreta:
Todos os níveis apresentam a mesma relevância sob a compreensão de que a atenção à saúde precisa ser integral.
O sistema de saúde é organizado sob uma ótica piramidal onde na base da pirâmide encontra-se a atenção básica, no intermédio a atenção ambulatorial e a atenção hospitalar especializada ocupa o pico da pirâmide.
Como orientadora de um sistema de saúde a atenção primária é tendência nos países em desenvolvimento, visto que trazem alto nível de satisfação aos usuários, menores custos e maior equidade.
Como uma das estratégias de fortalecimento da atenção básica, foram criados pela portaria 154 do ministério da saúde, os Núcleos de Apoio à saúde da Família (NASF).
Sobre as teorias de aquisição da linguagem escrita, indique a alternativa incorreta:
É na fase pré-silábica que o aprendiz diferencia o desenho da escrita. Observa-se a organização linear de suas produções gráficas e o uso das letras. A produção da escrita é regulada por uma análise da linguagem oral.
Na fase silábica inicia-se a fonetização da escrita. A criança descobre que a quantidade de letras para escrever uma palavra corresponde às partes da palavra falada e evolui até correspondência de uma sílaba por letra.
o período silábico-alfabético há a descoberta de que a sílaba pode ser constituída por elementos menores. D) A fase
A fase alfabética é caracterizada por um domínio da correspondência entre grafema e fonema, pode aparecer as dificuldades ortográficas.
São deveres gerais do fonoaudiólogo conforme descrito no Art. 6º, Capítulo IV do Código de Ética, exceto:
Exercer a atividade de forma plena, utilizando os conhecimentos e recursos necessários, para promover o bem-estar do cliente e da coletividade.
Consultar o Conselho de Fonoaudiologia de sua jurisdição quando houver dúvidas a respeito da observância e aplicação deste Código, ou em casos omissos.
Apontar falhas nos regulamentos e normas de instituições quando as julgar compatíveis com o exercício da atividade ou prejudiciais ao cliente, devendo dirigir-se, nesses casos, aos órgãos competentes.
Recusar-se a exercer a profissão quando as condições de trabalho não forem dignas, seguras e salubres.
A paralisia cerebral é definida como uma sequela de lesão encefálica que se caracteriza por transtorno persistente do tônus da postura e dos movimentos, a qual aparece na primeira infância. Sobre este tema indique a alternativa correta:
Transtornos motores que ocasionam atraso no sistema sensório-motor, mecanismo de reação postural insuficiente constituem sintomatologia secundária pois levam a presença de reflexos em épocas em que já deveriam estar inibidos.
O distúrbio da comunicação está relacionado à dificuldade motora para a produção de linguagem expressiva, desta forma etapas do desenvolvimento linguístico acompanha as etapas esperadas para crianças não portadoras de paralisia cerebral.
Pode caracterizar-se por comprometimento físico, mental, sensorial, emocional e social.
Os aspectos pragmáticos da linguagem não são prejudicados, pois a ocorrência de alterações do tônus, postura e movimentos, dependência física e inabilidade caracterizam um transtorno motor e não estão relacionados com a pragmática.
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