Questões de Fonoaudiologia do ano 2015

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No que se refere a paralisias faciais, analise as afirmativas.

I. Duas fases podem ser definidas em relação às paralisias faciais: a primeira considerada a fase flácida em que há pouca ou nenhuma informação neural para a musculatura e, a segunda, considerada como fase de sequelas, em que a musculatura já foi reinervada, podendo esta ser acompanhada de recuperação parcial dos movimentos e movimentos aberrantes.

II. Nos casos de paralisia facial periférica em sua fase inicial, ou seja, fase flácida, o trabalho consiste na realização de estratégias realizadas de forma isométrica, acompanhadas por massagens indutoras no sentido do movimento desejado, de preferência em ambos os lados da face para não exacerbar a informação proprioceptiva do lado acometido.

III. O prognóstico na fase das sequelas, em casos de paralisias facial periférica, não está relacionado ao tempo de evolução da paralisia, mas ao grau de conscientização do paciente, porém, em alguns casos, apesar da conscientização e colaboração do paciente, faz‐se necessário o encaminhamento ao médico especialista plástico ou otorrinolaringologista para estudos de estratégias reparadoras.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.

“O _________________ fonológico afeta 10% da população e é caracterizado por alteração do sistema fonológico de causa desconhecida, no qual o indivíduo não usa os sons da fala esperado para idade ou dialeto. O _____________ é a simplificação de uma regra fonológica feita pela criança e refere‐se a uma classe de sons e não ao som isolado. As alterações __________________ manifestam‐se, principalmente, por meio das distorções, dificuldades na produção do som. As alterações ________________ manifestam‐se, principalmente, por meio das omissões e substituições em que o paciente omite ou substitui o som‐alvo por outro presente em seu inventário.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. transtorno / processo fonológico / fonéticas / fonológicas
  • B. transtorno / processo fonológico / fonológicas / fonéticas
  • C. processo / transtorno fonológico / fonéticas / fonológicas
  • D. transtorno / distúrbio específico de linguagem / fonéticas / fonológicas

A aquisição do sistema fonológico segue padrões universais e cada criança apresenta suas características individuais. É comum ocorrerem vários processos fonológicos simultaneamente. Há processos fonológicos usuais e os não usuais. Os exemplos /faka/ por /vaka/ e /selu/ por /zelu/ referem‐se a qual tipo de processo fonológico?

  • A. Sonorização de fricativa: processos fonológicos usuais no desenvolvimento normal.
  • B. Ensurdecimento de fricativa: processos fonológicos usuais no desenvolvimento normal.
  • C. Sonorização de fricativa: processos fonológicos não usuais no desenvolvimento normal.
  • D. Ensurdecimento de fricativa: processos fonológicos não usuais no desenvolvimento normal.

Em relação às fendas glóticas, relacione adequadamente as colunas a seguir. (Considere que alguns números se repetirão.)

1. Fenda triangular posterior.

2. Fenda triangular médio‐posterior.

3. Fenda dupla.

( ) Homens com esse tipo de fenda, geralmente, têm laringe de padrão feminino, reduzida em tamanho.

( ) A presença dessa fenda pode refletir uma contração excessiva da faringe, contribuindo para aproximação da parte central das pregas vocais.

( ) Esta fenda é típica da disfonia por tensão muscular ou disfonia por síndrome de tensão músculo esquelética.

( ) Crianças de ambos os sexos apresentam este tipo de fenda.

( ) Essa fenda desaparece rapidamente quando o paciente é submetido à fonoterapia e a lesão de massa é reabsorvida, demonstrando que a fenda era um artefato de adaptação.

A sequência está correta em

  • A. 3, 1, 2, 1, 2.
  • B. 2, 2, 1, 3, 1.
  • C. 2, 3, 1, 2, 3.
  • D. 1, 3, 2, 1, 3.

“O objetivo de uma avaliação de voz é descrever o perfil vocal básico de um indivíduo e verificar a influência do comportamento vocal na gênese de uma disfonia.”

( Behlau, 2001.)

No que se refere à avaliação de voz, segundo Behlau (2001), afirma‐se que:

I. “Entende‐se por ____________________ a habilidade do sujeito falante em usar a dinâmica vocal na fala encadeada intensamente, por um determinado período, sem mostrar sinais de cansaço, mantendo a qualidade vocal inicial.”

II. “____________________ é o resultado da interrelação harmônica das forças expiratórias, mioelásticas da laringe e musculares da articulação.”

III. “____________________ é um parâmetro físico ligado diretamente à pressão subglótica da coluna aérea e é avaliada em como julgamos um som.”

IV. “____________________ é um parâmetro ligado à velocidade de vibração das pregas vocais.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. articulação e pronúncia / Resistência vocal / Sensação de intensidade (Loudness) / Sensação de frequência (Pitch)
  • B. resistência vocal / Coordenação pneumofonoarticulatória / Sensação de frequência (Pitch) / Sensação de intensidade (Loudness)
  • C. coordenação pneumofonoarticulatória / Resistência vocal / Sensação de intensidade (Loudness) / Sensação de frequência (Pitch)
  • D. resistência vocal / Coordenação pneumofonoarticulatória / Sensação de intensidade (Loudness) / Sensação de frequência (Pitch)
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