Questões de Fonoaudiologia do ano 2016

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma criança foi encaminhada para fonoterapia por apresentar dificuldades em: aprendizagem da leitura e da escrita; emissão de fonemas; compreensão de palavras com duplo sentido; compreensão da leitura, além de apresentar defict de atenção e comportamento hiperativo. No exame audiométrico revelou: audição normal, curva timpanométrica do tipo A e ausência do reflexo estapédico. Para complementação diagnóstica, qual exame auditivo o fonoaudiólogo deverá solicitar?

  • A. Avaliação do processamento auditivo central
  • B. Audiometria de tronco cerebral
  • C. Audiometria comportamental
  • D. Impedanciometria

O recém-nascido pré-termo é um ser frágil, de pequeno perímetro cefálico, porém de cabeça comprida, cerca de 1/3 de sua estatura. O CRIB é uma escala que avalia a gravidade, mediante o quadro clínico inicial (primeiras 12 horas de vida) do RN prematuro, com base em cinco parâmetros citados abaixo, EXCETO.

  • A. Peso de nascimento e Idade gestacional
  • B. Malformação congênita presente ou não e excesso de base
  • C. Normalidade polidrâmica
  • D. Fração inspirada de oxigênio máxima e mínima.

O processo fonológico é definido como uma simplificação sistemática que atinge uma classe de sons. Na literatura, há quatro tipos de processos fonológicos. Uma criança que faz as seguintes trocas: / lápis / > / lapi /, / pato / > / pa /, / blusa / > / beluza /, apresenta alterações no processo de:

  • A. Substituição.
  • B. Assimilação.
  • C. Estruturação silábica.
  • D. Dispartira.

Sempre que possível, os bebês com síndrome de Down devem ser acompanhados por um fonoaudiólogo logo após o nascimento, pois a hipotonia torna a musculatura da face e da boca mais “molinha”, o que pode prejudicar a amamentação e, posteriormente, o seu desenvolvimento. A regularidade e o enfoque do trabalho realizado vão depender das necessidades dos pais e da criança em diferentes fases da vida. De modo geral, este profissional poderá tratar das seguintes questões:

I. Articulação dos sons, linguagem oral, leitura e escrita;

II. Dificuldades de alimentação, como sugar, mastigar e engolir;

III. Coordenação entre as funções orais e a respiração;

IV. Fortalecimento da musculatura da face e da boca

Após análise das afirmações acima podemos concluir que:

  • A. Apenas I e II estão corretas
  • B. Apenas I, II e III estão corretas
  • C. Apenas II, III e IV estão corretas
  • D. I, II, III e IV estão corretas.

Um fonoaudiólogo orienta os pais de uma criança, com 3 anos de idade e com atraso na linguagem, a repetir sempre a palavra de modo correto, de forma lúdica, sem ansiedade, usando pausas, entonações e inflexões. O aspecto do aconselhamento utilizado por esse fonoaudiólogo é o (a):

  • A. Feedback imediato e contínuo.
  • B. Feedback de revisão sintático.
  • C. Feedback de revisão fonético.
  • D. Feedback de revisão semântico.

Uma criança respiradora bucal, com diagnóstico de baixa auditiva e obstrução tubária causada por vegetações adenoides, deverá receber, na avaliação audiometria, o laudo de:

  • A. Disacusia condutiva.
  • B. Trauma acústico.
  • C. Otite média aguda.
  • D. Disacusia sensório-neural.

A criança com atraso ou distúrbio específico da linguagem apresenta como característica:

  • A. Dificuldade para imitar sons em geral.
  • B. Tempo de atenção curto.
  • C. Atividade construtiva pouco desenvolvida.
  • D. Desenvolvimento sensório-motor sem alterações.

Entre as principais alterações da comunicação que tem como causa um distúrbio ou dano neurológico, a afasia

  • A. caracteriza-se por disrupturas primárias na articulação e na prosódia.
  • B. caracteriza-se por incapacidade de realizar uma ação, movimento ou sequência de movimento.
  • C. caracteriza-se por alteração no conteúdo, na forma e no uso da linguagem e de seus processos cognitivos subjacentes, tais como percepção e memória.
  • D. caracteriza-se por perturbação pouco frequente, em que a pessoa poder ver e sentir os objetos, sem poder associá-los à sua função.
  • E. caracteriza-se por erros referentes à grafia.

Paciente é avaliado quanto à ocorrência de disartria, apresentando as características de hipernasalidade, imprecisão na emissão de consoantes, monopitch, monoloudness, qualidade vocal desarmônica e frases curtas. Infere-se o tipo clínico:

  • A. disartria Espástica.
  • B. disartria Atáxica.
  • C. disartria Hipocinética.
  • D. disartria flácida.
  • E. disartria Hipercinética.

Um paciente apresenta as manifestações clínicas para o déficit na habilidade de sequencialização dos movimentos voluntários não-verbais da língua, lábios, mandíbula e outras estruturas orais associadas. É correto afirmar que as manifestações sugerem um caso de

  • A. apraxia de fala.
  • B. apraxia genética.
  • C. apraxia oral não verbal ou bucofacial.
  • D. apraxia de fala adquirida e desenvolvimental.
  • E. apraxia orofacial e de fala.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...