Questões sobre Audiologia

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Sobre o tipo de perda auditiva neurossensorial com características decorrentes de lesões na orelha interna e/ou nervo coclear apresenta como configuração audiométrica:

    A) Limiares ósseos e aéreos alterados, sem diferença maior que 10 dB entre eles.

    B) Limiares ósseos e aéreos alterados com diferença maior que 10 dB entre eles.

    C) Limiares ósseos normais e limiares aéreos alterados.

    D) Nenhuma das alternativas.

A deficiência auditiva é caracterizada pela diferença entre o desempenho do indivíduo e a sua habilidade considerada normal para a identificação sonora, segundo padrões estabelecidos pelo American National Standards Institute (ANSI).
Assinale a alternativa correta:

    A) Alteração da função auditiva central: Essa alteração é uma combinação da perda auditiva neurossensorial com a condutiva, que ocorre como resultado de lesão no ouvido interno e externo ou médio. Tem como principais causas as infecções no ouvido, o uso de alguns medicamentos, as perfurações do tímpano, entre outras.

    B) Perda auditiva neurossensorial: É um distúrbio da audição em que há um impedimento na habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros. A avaliação audiológica do sistema nervoso auditivo central (SNAC) é altamente complexa, já que as causas podem não estar relacionadas diretamente com os ouvidos.

    C) Perda auditiva condutiva: se refere a qualquer problema no ouvido externo ou médio, que interfira na condução adequada do som. Em geral, é de grau leve ou moderado, com variações de 25 a 65 decibéis.

    D) Disfunção auditiva central: Com essa perda auditiva, o paciente tem dificuldade em processar a informação sonora. Em geral, é difícil de ser revertida e curada, já que envolve a perda permanente de células neurotransmissoras. Nesse caso, os pacientes podem se beneficiar com o tratamento por meio da utilização de aparelhos auditivos ou implantes cocleares que restabelecem a função auditiva, alcançando níveis bem próximos da normalidade.

A audição desempenha papel fundamental no desenvolvimento da linguagem e no desenvolvimento cognitivo da criança. Desde o nascimento, as crianças estão aprendendo com os sons significativos (fala) e com os sons do ambiente. Conforme elas crescem, aprendem a expandir seu vocabulário e aprendem novos conceitos. Dessa forma, a criança que adquirir uma perda auditiva poderá apresentar atraso do desenvolvimento da fala e nas habilidades cognitivas, principalmente quando esta perda ocorrer na idade mais crítica: nos três primeiros anos de vida. Portanto, quanto mais precocemente a perda auditiva for diagnosticada e tratada, maiores serão as chances de sucesso no processo da habilitação/reabilitação auditiva e de linguagem da criança. Com relação aos aparelhos auditivos é correto afirmar:
I. Retroauricular (BTE): Esse aparelho auditivo é um dos mais utilizados, pois conseguimos com ele todos os tipos de recursos e potência. Portanto, pode ser adaptado para a maioria das perdas auditivas. Ele fica posicionado atrás da orelha e transmite um som até próximo ao tímpano. Pode ser indicado para pessoas com perda auditiva leve a profunda. II. Microcanal (CIC): Esse modelo é indicado para as pessoas com perda auditiva de leve a moderada e que têm um canal auditivo mais largo. É um aparelho pequeno, elaborado em uma peça única, que se encaixa no canal auditivo, deixando uma pequena parte aparente. III. Receptor no canal (RIC): Indicado para perdas auditivas leves a severas, o receptor no canal é uma versão evoluída do modelo retroauricular — além de ser menor, também apresenta diferentes potências. IV. Intra-auricular (ITE): O modelo intra-auricular apresenta uma grande potência, sendo indicado para perdas auditivas de leves a severas. Esse dispositivo é um pouco maior, confeccionado sob medida e formado por uma única cápsula que preenche toda a concha da orelha. Ele é considerado, entre os modelos “intra”, o de maior potência de amplificação do som. O dispositivo pode incluir um botão para controle manual de volume e programação.
A sequência correta é:

    A) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    B) Apenas a assertiva III está correta.

    C) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    D) Apenas as assertivas II e III e IV estão corretas.

O nível de perda auditiva pode ser classificado como leve, moderado, severo ou profundo, de acordo com a dBNA que pode ser ouvida. A perda auditiva neurossensorial descreve dois problemas diferentes: perda sensorial que afeta a orelha interna e perda neural que afeta o nervo auditivo. Causada por um problema na (o) ________ e/ou no (a) ____________, que é a parte interna do ouvido que converte o som em informação elétrica e o envia para o cérebro. As causas da perda auditiva neurossensorial são diversas, mas, em geral, podem ser classificadas em duas categorias: congênita e adquirida.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas acima.

    A) Cóclea – tímpano.

    B) Cóclea - nervo auditivo.

    C) Cóclea – órgão de Corti.


    D) Órgão de Corti – membrana basilar.

A audiometria do tronco cerebral é um exame que analisa todo o percurso do som, desde que entra no ouvido até o tronco encefálico. É correto afirmar sobre esse exame:

    A) Na monitoração extra-operatória do estado funcional do sistema auditivo, durante neurocirurgias de fossa anterior.

    B) Para identificação de lesões difusas como a esclerose múltipla, em combinação com outros exames.

    C) O teste é indolor e tem efeitos colaterais ou consequências significativas.

    D) Para identificação de tumores do nervo craniano com dimensões maiores que um cm de diâmetro.

A avaliação do processamento auditivo compreende um conjunto de testes verbais e não verbais que avaliam as habilidades auditivas envolvidas no processamento da informação auditiva. Entre os diversos testes envolvidos nessa avaliação, podemos citar:
I – de Processamento Temporal (PPS, DPS, RGDT, GIN). II – de Fala e Ruído (SSW, Dígitos Dicóticos, Consoante Vogal). III – de Interação Binaural (Fusão Binaural, MLD).
Está CORRETO o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) Nenhuma das alternativas.

Pela classificação do grau de perda auditiva para crianças de até 7 anos de idade (Northern e Downs, 2002), a média tonal de 51 – 70dB indica:

    A) Perda auditiva de grau leve, a criança ouve apenas alguns sons da fala, ou seja, os fonemas sonoros mais fortes.

    B) Perda auditiva moderada, a criança perde a maior parte dos sons da fala em um nível de conversação normal.

    C) Perda auditiva severa, a criança não ouve os sons da fala no nível da conversação normal.

    D) Nenhuma das alternativas.

Conforme as Diretrizes de Atenção da Triagem Auditiva, do Ministério da Saúde, analise as assertivas abaixo:
I. A Triagem Auditiva Neonatal (TAN) tem por finalidade a identificação o mais precocemente possível da deficiência auditiva nos neonatos e lactentes. Consiste no teste e reteste, com medidas fisiológicas e eletrofisiológicas da audição, com o objetivo de encaminhá-los para diagnóstico dessa deficiência, e intervenções adequadas à criança e sua família.
II. Segundo dados de diferentes estudos epidemiológicos, a prevalência da deficiência auditiva varia de 10 a 20 neonatos para cada mil nascidos vivos, e de 5 a 10 para cada cem recém-nascidos provenientes de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
III. Antecedente familiar de surdez permanente não é considerado como fator de risco para deficiência auditiva no recém-nascido.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e II.

Analise os símbolos audiométricos, abaixo, e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) ? indica resposta mascarada em orelha direita por via aérea (fones).

    B) O indica resposta mascarada em orelha esquerda por via aérea (fones).

    C) V indica resposta por via óssea (fronte).

    D) Ø indica resposta em orelha direita em campo livre.

Com base na classificação de Lloyd e Kaplan (1978) (Média tonal de 500, 1k e 2k), dificuldade com fala em nível de conversação é uma característica da:

    A) Audição normal.

    B) Perda auditiva de grau leve.

    C) Perda auditiva de grau moderado.

    D) Perda auditiva de grau moderadamente severo.

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