Questões sobre Disfagia e Mastigação

Lista completa de Questões sobre Disfagia e Mastigação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Relacione as colunas relacionadas a classificação do grau de comprometimento das disfagias: (1) Disfagia leve: (2) Disfagia Moderada: (3) Disfagia Severa: ( ) Esporádicas pneumonias, déficit nutricional e alteração do prazer alimentar. ( ) Pneumonias de repetição, desnutrição do prazer alimentar com impacto social. ( ) Sem história de broncopneumonias de repetição e sem perda nutricional significativa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

    A) 2- 3-1.

    B) 3-2-1.

    C) 2-1-3.

    D) 1,3,2.

É um nervo motor e controla os músculos da língua que permitem a fala e a deglutição. Os músculos extrínsecos da língua ajudam esse órgão a se mover em direções diferentes, enquanto os músculos intrínsecos a ajudam a fazer movimentos como enrola
Assinale a alternativa que corresponde ao nervo citado acima:

    A) Glosso-Faríngeo.

    B) Vago.

    C) Acessório.

    D) Hipoglosso.

Das causas de disfagia orofaríngea, é CORRETO afirmar que:

    A) Doença de Wilson é uma causa metabólica.

    B) Doença de Lyme é uma causa miopática.

    C) Discinesia tardia é uma causa estrutural.

    D) Nenhuma das alternativas.

Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os músculos dos lábios participam ativamente das funções estomatognáticas e são auxiliares na mastigação. São eles: orbicular dos lábios, zigomático maior e menor e o bucinador. ( ) As estruturas envolvidas na fonação (pulmões, traqueia, laringe, cavidades nasal e bucal) possuem outras funções específicas – respiração, mastigação, deglutição – que, do ponto de vista biológico, são mais importantes do que falar. ( ) Uma das características da deglutição adulta (madura) é a contração da musculatura perioral. ( ) Alguns problemas neurológicos, como a paralisia cerebral e algumas síndromes, levam a alterações de tônus, postura e mobilidade de órgãos fonoarticulatórios.
A sequência está correta em

    A) F, V, F, V

    B) V, V, F, V

    C) V, F, F, F

    D) F, F, V, V

As modificações senescentes da deglutição, segundo Humbert et al. (2009), caracterizam a chamada presbifagia, que ocorre por causa do envelhecimento das estruturas envolvidas na sua realização, inclusive o sistema neurológico. Isso posto, quanto a essas mudanças, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas quanto aos fatores envolvidos, na fase oral:
I- Atrofia dos músculos labiais. II- Hipertrofia lingual por aumento de gordura e diminuição da massa muscular, com consequente diminuição na força lingual. III- Aumento das papilas gustativas, com impacto na gustação. IV- Mucosa oral mais espessa, com menos elasticidade. V- Aumento na produção de saliva.
É correto o que se afirma em:

    A) III, IV e V, apenas.

    B) I e II, apenas.

    C) II, III e IV, apenas.

    D) I e V, apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Os recursos para o manejo das disfagias, com o objetivo de garantir a nutrição e proteger as vias aéreas da pessoa, podem incluir tratamentos cirúrgicos, medicamentosos, indicação de vias alternativas de alimentação e terapia de reabilitação da deglutição. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

    A) A escala funcional para avaliar a eficácia da fonoterapia na reabilitação da via oral, a FOIS (Functional Oral Intake Scale), gradua em níveis específicos a quantidade de ingestão por via oral, sendo aplicada ao longo de todo processo de fonoterapia, monitorando-o.

    B) Para evitar intercorrências respiratórias nos pacientes disfágicos neurológicos internados, deve-se optar por sonda nasoenteral (SNE), o que diminui os custos hospitalares com o trabalho especializado em disfagia.

    C) Quanto ao nível de consciência em âmbito hospitalar, não é considerado fundamental o estado de alerta para liberação de dieta por via oral para o paciente, desde que ele apresente deglutição salivar.

    D) Após a extubação orotraqueal, o tempo considerado adequado para o paciente ser avaliado e receber dieta por via oral, de forma segura, é de 120 horas.

    E) As disfagias de origem neurológica não são atendidas na fase aguda da doença, devido ao provável processo de retorno neurológico e a sintomas transitórios, o que torna a terapia ineficaz nessa fase.

A traqueostomia é um procedimento para tratamento de insuficiência respiratória por inúmeras razões, mas pode comprometer a deglutição, sendo considerada fator de risco para disfagia orofaríngea. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

    A) A traqueostomia interfere diretamente na fase faríngea da deglutição, na qual o rebaixamento e a posteriorização da laringe têm importância fundamental para evitar aspiração.

    B) No início da deglutição, o osso hioide desloca-se para baixo e para trás, contraindo os músculos tíreo-hióideos que aproximam a laringe do osso hioide de forma sincronizada; todo esse processo é afetado pela traqueostomia.

    C) A contração dos músculos tíreo-hióideos faz girar a epiglote para uma posição vertical, porém esse mecanismo fica prejudicado em pacientes traqueostomizados, o que provoca aspiração em razão da diminuição da pressão subglótica.

    D) Com a traqueostomia há um prejuízo no transporte do bolo alimentar, ficando impedido o fechamento do esfíncter esofágico superior, o que leva o paciente à aspiração, já que o paciente traqueostomizado não apresenta reflexo da tosse.

    E) O desvio de ar pela cânula de traqueostomia leva à diminuição da sensibilidade da laringe e das pregas vocais, o que pode fazer que alguns pacientes não percebam resíduos alimentares na laringe e não apresentem reflexo de proteção ao aspirarem os resíduos.

Qualquer alteração que impeça o processo de deglutição de forma segura e eficiente é classificada como Disfagia. A classificação do grau de comprometimento das disfagias depende da penetração laríngea e a aspiração traqueal, condição pulmonar, hidratação, condição nutricional e prazer de alimentar do paciente. Correlacione as características das disfagias com o grau de comprometimento das mesmas, e a seguir assinale a alternativa CORRETA:
I. Disfagia Leve. II. Disfagia Moderada. III. Disfagia Severa.
( ) Dificuldade no transporte oral do bolo. Há a ocorrência de estase em recessos faríngeos com sinais sugestivos de penetração laríngea e pequena quantidade de material aspirado ou riscos de aspiração; esporádicas pneumonias, déficit nutricional e alteração do prazer alimentar. ( ) A dificuldade do indivíduo está concentrada no transporte oral do bolo; Há a ocorrência de pequena quantidade de estase em recessos faríngeos, sem penetração laríngea; sem história de broncopneumonias de repetição e sem perda nutricional significativa. ( ) Grande quantidade de estase nos recessos faríngeos, sinais sugestivos de penetração laríngea e grande quantidade de material aspirado. Ocorre pneumonias de repetição, desnutrição do prazer alimentar com impacto social.

    A) III, II, I.

    B) I, II, III.

    C) II, I, III.

    D) I, III, II.

    E) II, III, I.

Com relação à disfagia, uma desordem em qualquer fase do processo de deglutição, podendo ser de origem neurogênica, mecânica ou psicogênica, assinale a opção correta.

    A) A penetração laríngea é considerada quando há presença de contraste e resíduos na faringe, antes de ser deflagrado o reflexo de deglutição, e a laringe ainda encontra-se em repouso.

    B) Em pacientes com paralisia cerebral e grave comprometimento motor, a avaliação da fase preparatória oral da deglutição e da fase faríngea é obrigatória, verificando-se aspectos de mobilidade, sensibilidade e funcionalidade.

    C) Para pacientes que sofreram acidente vascular cerebral com alteração nos mecanismos da fase oral e faríngea da deglutição, sem riscos de aspiração substancial e com deglutição eficiente, está contraindicada a reintrodução da alimentação por via oral, devendo-se, nesse caso, optar por via alimentar alternativa.

    D) A avaliação endoscópica da deglutição é um método de simples execução, porém apresenta várias contraindicações e não fornece detalhes acerca da deglutição.

    E) A videofluoroscopia é um método de avaliação instrumental utilizado no diagnóstico de pacientes disfágicos e permite observar os estágios oral e faríngeo da deglutição, porém tem a desvantagem de ser invasivo.

As modificações em relação à fisiologia normal da deglutição nas quais apenas a fase oral encontra-se comprometida, sem impacto negativo nas fases subsequentes, são denominadas deglutição atípica ou adaptada, cujo diagnóstico diferencial é estabelecido a partir da definição do fator causal.
Analise as afirmativas abaixo sobre a terapia miofuncional orofacial nesses casos.
1. Ao iniciarmos o tratamento da função da deglutição em motricidade orofacial, o primeiro passo consiste na identificação da causa da alteração. Se esta for uma alteração dento-oclusal, o trabalho fonoaudiológico dependerá dos limites da forma e consequentemente do tratamento odontológico. 2. Tanto em casos de deglutição atípica como adaptada, na presença de respiração oral e/ ou disfunção mastigatória, o tratamento dessas disfunções deve vir após a adequação da deglutição. 3. Nos casos de deglutição atípica, quando há hábitos orais deletérios, a terapia miofuncional orofacial associada às técnicas de retirada de hábitos possibilita a adequação da função de deglutição, como também da postura da língua em repouso. 4. Em casos de hipotonicidade em ambos os lábios (superior e inferior), recomenda-se fazer a contrarresistência com o botão por permitir a aplicação de força igual na musculatura superior e inferior. 5. O exercício de contrarresistência com a espátula, aplicada nos três feixes do músculo bucinador (superior, médio e inferior), é indicado para pessoas com atresia de maxila uma vez que a força aplicada no terço superior do feixe muscular não influencia o crescimento do terço médio da face.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...