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A respeito do desenvolvimento do comportamento auditivo de bebês normais e de bebês de alto risco e com relação a fatores de risco para deficiência auditiva, julgue os itens a seguir.
As diferenças comportamentais, frente aos estímulos sonoros, entre as crianças de baixo e alto risco ao nascimento estão presentes principalmente em relação à habilidade de localização sonora, decorrente devido à presença de disfunções neurológicas.
A linguagem é a base para o intelecto humano, sendo primordial na formulação do pensamento além de possibilitar a forma mais eficaz de comunicação entre os homens. São vários os distúrbios neurológicos e traumáticos que causam transtornos de linguagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A disartria espástica tem como características clínicas da fala, a espasticidade, os movimentos ilimitados, a fraqueza, os movimentos rápidos, as frases longas e a hiponasalidade.
A respeito do desenvolvimento do comportamento auditivo de bebês normais e de bebês de alto risco e com relação a fatores de risco para deficiência auditiva, julgue os itens a seguir.
O reflexo cócleo palpebral pode ser eliciado por estímulos superiores a 90 dB NPS (nível de pressão sonora) em crianças de baixo risco para alterações auditivas, dependendo da faixa etária que foi pesquisado.
A linguagem é a base para o intelecto humano, sendo primordial na formulação do pensamento além de possibilitar a forma mais eficaz de comunicação entre os homens. São vários os distúrbios neurológicos e traumáticos que causam transtornos de linguagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
As causas mais comuns responsáveis pela disfagia mecânica são as inflamatórias, os traumas, a doença da coluna cervical, a macroglossia, o câncer da cabeça e do pescoço, as sondas nasoenterais, o divertículo faringoesofágico e a traqueostomia.
A respeito do desenvolvimento do comportamento auditivo de bebês normais e de bebês de alto risco e com relação a fatores de risco para deficiência auditiva, julgue os itens a seguir.
A resposta de localização sonora em crianças normais para o desenvolvimento auditivo ocorre entre o primeiro e o segundo mês de vida em resposta a estímulos sonoros inferiores à 90 dB NPS.
São vários os distúrbios da comunicação que interferem no desenvolvimento geral da criança. Quando não tratados podem gerar alterações em seu aprendizado e socialização. Com relação a esses distúrbios e seu tratamento, julgue os itens seguintes.
O tratamento fonológico com base em pares mínimos utiliza pares de palavras que se diferenciam entre si em apenas um contraste de fonemas.
Em relação aos programas de conservação auditiva implantados para prevenir perdas auditivas induzidas por ruído, julgue os itens seguintes.
Nos programas de conservação auditiva implantados nas empresas, verifica-se que pequenas alterações temporárias do limiar auditivo, apresentadas pelos empregados, após exposições a longo prazo, não modificam de forma permanente o limiar auditivo.
São vários os distúrbios da comunicação que interferem no desenvolvimento geral da criança. Quando não tratados podem gerar alterações em seu aprendizado e socialização. Com relação a esses distúrbios e seu tratamento, julgue os itens seguintes.
Crianças com atraso de aquisição de linguagem persistente não apresentam riscos para desenvolverem desvios fonológicos e distúrbios de leitura e escrita, porque ao chegarem à época da alfabetização já adquiriram a consciência fonológica que é parte do desenvolvimento normal da linguagem e da fala.
Em relação aos programas de conservação auditiva implantados para prevenir perdas auditivas induzidas por ruído, julgue os itens seguintes.
Um dos tipos de perda auditiva induzida por ruído é o trauma acústico, resultado de uma exposição prolongada a altos níveis de ruído, cuja alteração envolve o suprimento de sangue para a cóclea e para as células sensoriais.
São vários os distúrbios da comunicação que interferem no desenvolvimento geral da criança. Quando não tratados podem gerar alterações em seu aprendizado e socialização. Com relação a esses distúrbios e seu tratamento, julgue os itens seguintes.
A dislexia do desenvolvimento apresenta características como: presença de inteligência normal, ausência de deficiências cognitivas, sensoriais e motoras associadas (deficiência mental, auditiva, visual, motora ou múltipla), presença de alterações cognitivas que comprometem o uso da atenção, memória e a percepção, e persistência dos sintomas desde a infância até a idade adulta. Essa dislexia é descrita como uma alteração genético-neurológica.
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