Questões sobre Geral

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Os músculos elevadores da mandíbula são:

  • A. Bucinador, orbicular, masseter e pterigóideo.
  • B. Orbicular, masseter e temporal.
  • C. Masseteres e temporal.
  • D. Masseteres, petigóideos e elevadores.
  • E.

    Masseteres, temporais, pterigóideos mediais e laterais.

Uma mulher de 35 anos realizou audiometria para exame demissional e desligamento do trabalho. O fonoaudiólogo que realizou o exame percebeu assimetria entre os limiares tonais de ambas as orelhas na audiometria tonal. A fim de evitar a participação da melhor orelha, quando a pior estiver sendo testada, esse profissional deve aplicar o seguinte procedimento:

  • A. Fusão binaural.
  • B. Separação binaural.
  • C. Atenuação binaural.
  • D. Mascaramento auditivo.
  • E. Mascaramento tonal limiar.

No atendimento de uma criança autista, observou- se o seguinte funcionamento de linguagem no diálogo entre o terapeuta (T) e a paciente (P):

(linha 1)   P: Tia, apaga a luz do quarto, apaga a luz do quarto tia.

(linha 2) T: De que jeito? Não… 'cê' ta pensando que aqui é seu quarto? De jeito e maneira… não, não…

(linha 3)   P: Jeito e maneira, jeito e maneira, jeito e maneira.

 

A partir da análise do diálogo acima, é possível afirmar que:

  • A.

    A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como disglossia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.

  • B.

    A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como ecolalia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.

  • C.

    A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como glossolalia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.

  • D.

    A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como parafasia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.

  • E.

    A expressão lingüística manifesta pelo paciente na linha 3 é caracterizada como jargonafasia, sintoma recorrente na fala de crianças autistas.

O trabalho de estimulação da consciência fonológica, realizado pelo fonoaudiólogo em seu trabalho na escola com crianças em vias de alfabetização, promove maior sucesso na leitura e escrita. Para o desenvolvimento da consciência fonológica, são corretas as afirmativas abaixo, exceto:

  • A. Realizar atividades com rimas.
  • B. Realizar atividades com versos.
  • C.

    Realizar atividades de cobrir palavras com barbante e bolinhas de papel.

  • D.

    Realizar atividades de derivação de palavras com o nome de profissões: jardineiro, barbeiro, enfermeiro.

  • E.

    Realizar atividades de elencar palavras com finais iguais: ala, bala,mala.

Marcos é um adolescente de 14 anos e tem sido motivo de piada dos colegas na escola por apresentar mudanças na voz quando está conversando com colegas e amigos. Esse fato o tem deixado constrangido, motivo pelo qual procurou o acompanhamento de um profissional fonoaudiólogo. Durante o acompanhamento fonoaudiológico, o profissional percebeu que o adolescente encontra-se em período de muda vocal e apresenta uma variação de freqüência fundamental de 245 Hz para 125 Hz. Considerando que este rapaz não apresenta outras variáveis incidindo sobre sua qualidade vocal, a mudança no seu padrão vocal está tornando sua voz mais:

  • A. Fraca
  • B. Grave
  • C. Aguda
  • D. Rouca
  • E. Soprosa

O trabalho do fonoaudiólogo na reabilitação da deglutição ocorre diretamente na fase:

  • A. Oral.
  • B. Oral e faríngea.
  • C. Oral e esofágica.
  • D. Oral e digestiva.
  • E. Faríngea e esofágica.

Relacione os casos apresentados abaixo com suas características vocais.

Caso

1. Rouquidão

2. Voz tendendo ao agudo

3. Voz soprosa e alteração da coordenação pneumofonoarticulatória

4. Esforço e tensão ao falar com interrupções intermitentes.

Características

( ) nódulos vocais

( ) paralisia de prega vocal

( ) muda vocal incompleta

( ) disfonia espástica

Assinale a alternativa que indica a seqüência correta, de cima para baixo.

  • A. 1, 2, 3, 4.
  • B. 1, 3, 2, 4.
  • C. 2, 3, 1, 4.
  • D. 3, 1, 2, 4.
  • E. 3, 4, 1, 2.

Considere as afirmativas abaixo, quanto à terapia vocal.

I. Os exercícios com sons fricativos suavizam ou ajudam a suavizar o ataque vocal brusco e aumentam os tempos máximos de fonação.

II. Os exercícios com sons vibrantes auxiliam o aquecimento vocal e reduzem o esforço à fonação.

III. Os exercícios com som basal auxiliam a diminuição da contração diafragmática.

IV. Os exercícios com sons hiperagudos auxiliam o aumento da percepção da voz.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas somente as afirmativas I e II.
  • B. São corretas somente as afirmativas I e III.
  • C. São corretas somente as afirmativas I, II e III.
  • D. São corretas somente as afirmativas I, II e IV.
  • E. São corretas somente as afirmativas II, III e IV.

No Brasil, em média, uma criança em cada 800 nascimentos apresenta algum tipo de deformidade no lábio, palato, ou lábio e palato, podendo ser de um ou ambos os lados. Pela localização, essas deformidades podem acarretar inúmeros problemas, tais como na alimentação, respiração, fonação, audição e também problemas psicológicos e sociais. Nos casos de fissura lábio-palatina, a insuficiência velofaríngea produz:

  • A. Diplofonia.
  • B. Bitonalidade.
  • C. Voz soprosa.
  • D. Voz hiponasal.
  • E. Voz hipernasal.

Considerando que, de acordo com Marshall, os fatores de risco podem ser compreendidos em termos de suas distribuições de probabilidade ao longo de um horizonte de tempo, com modelos muito diferentes sendo úteis conforme a situação seja de curto ou longo prazo, julgue os itens de 101 a 107, acerca de modelos e métodos analíticos.

Quando se analisam eventos, há que se escolher entre modelar a freqüência do evento ou o tempo entre eventos. Nesse caso, as distribuições de Poisson, binomial negativa e beta, são bastante usadas para modelar as distribuições de probabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
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