Questões sobre Geral

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Considerando o panorama das diferentes funções que o fonoaudiólogo pode desempenhar na escola em relação ao diagnóstico e avaliação do aluno, assinale a opção correta.

  • A.

    O diagnóstico realizado na escola não deve ser utilizado para elaboração de laudos e encaminhamentos para tratamento fora do contexto escolar.

  • B.

    As avaliações feitas na escola não devem ser realizadas, em hipótese alguma, de forma individual.

  • C.

    O diagnóstico poderá ser realizado mediante o uso de testes padronizados, teste de elaboração pessoal e(ou) observação direta em sala de aula, em diferentes situações interativas ou de resolução de tarefas.

  • D.

    O diagnóstico e a avaliação não devem ser feitos de forma coletiva, direcionados a todas as crianças de uma classe sucessivamente, como um teste rápido de screening (varredura).

Sobre os Potenciais Auditivos Evocados podemos afirmar que:

  • A.

    são sinais elétricos gerados pelo SN em resposta a estimulação acústica e/ou visual

  • B.

    são classificados, segundo o período de latência das respostas, em precoces, médios e tardios

  • C.

    são utilizados para triagem auditiva neonatal

  • D.

    investigam a relação entre as características dos potenciais e o processamento da informação

  • E.

    utilizam cliques de amplo espectro de freqüência para análise das respostas

Com relação à deglutição atípica, assinale a opção correta.

  • A.

    Caracteriza-se por qualquer desvio do padrão normal adulto da deglutição. Pode ser definida como o pressionamento da língua contra a superfície lingual dos dentes incisivos e caninos ou a protusão daquela entre os dentes da arcada superior e inferior.

  • B.

    Trata-se de uma das funções da laringe e é obtida através do seu fechamento esfincteriano e de sua elevação no pescoço; é a função de proteção das vias aéreas à deglutição.

  • C.

    Consiste em uma dificuldade de produção oral ocasionada por alterações anatômicas e(ou) fisiológicas dos órgãos articulatórios e cuja causa é de origem periférica.

  • D.

    Trata-se de dificuldade em deglutir, segundo várias etiologias. Tem como características sonolência, tosse freqüente durante e após a alimentação, e perda de peso.

As características eletroacústicas referentes ao ganho acústico, saída máxima e resposta de freqüência, definidas durante o processo de seleção e indicação de uma prótese auditiva, baseiam-se, respectivamente, nos seguintes dados:

  • A.

    limiares tonais por via aérea e óssea; limiares de desconforto, configuração audiométrica

  • B.

    imitanciometria; limiares tonais por via aérea; mensurações com microfone sonda

  • C.

    índice de reconhecimento da fala; reflexo acústico contralateral e ipsilateral; configuração audiométrica

  • D.

    limiares de desconforto; mensurações com microfone sonda; logoaudiometria

  • E.

    limiares tonais por via aérea e óssea; índice de reconhecimento da fala; limiares de desconforto

O diagnóstico de desordem funcional de voz é feito quando a criança apresenta problemas de voz apesar de a laringoscopia apresentar resultado normal. Algumas crianças não apresentam alterações ao exame laringoscópio, mas tem sintomas vocais que podem variar desde uma rouquidão leve até a afonia. Entre as possíveis causas de disfonias funcionais infantis, inclui-se

I problema emocional.

II imitação.

III aprendizagem incorreta.

 IV perturbação na relação pais-filho.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

Na literatura especializada é possível observar estudos que analisam e estabelecem relações entre a linguagem e o jogo simbólico. Na hierarquia da brincadeira simbólica, os esquemas simbólicos representam a fase que se caracteriza por:

  • A.

    uso não convencional de objetos e sua exploração ser de maneira rápida e superficial

  • B.

    uso, somente de objetos substitutos, com exploração das propriedades físicas dos mesmos

  • C.

    reproduções curtas das atividades de rotina da criança através do brinquedo

  • D.

    exploração sensório-motora com predominância para os movimentos de bater e jogar

  • E.

    transição entre o período sensório-motor e o uso convencional de objetos

Na amamentação natural, a criança suga o alimento, o que lhe proporciona prazer oral e satisfaz a sua fome. A exercitação da sucção natural é um processo que contribui de várias formas para o desenvolvimento da criança. Assinale a opção em que não se identifica benefícios da amamentação natural.

  • A.

    crescimento ósseo-mandibular.

  • B.

    desenvolvimento facial.

  • C.

    favorecimento da mobilidade de língua dentro da cavidade oral.

  • D.

    diminuição do espaço oral.

O uso do conhecimento prévio do assunto e de recursos cognitivos próprios do leitor para estabelecer antecipações e fazer previsões sobre o conteúdo do texto lido se refere ao modelo de decodificação e compreensão da leitura conhecido como:

  • A.

    modelo interativo

  • B.

    modelo Top-Down

  • C.

    modelo Bottom-Up

  • D.

    modelo de Aproximação Visual

  • E.

    modelo de Decodificação Sequencial

Em relação ao sigilo profissional disposto no Código de Ética do Profissional Fonoaudiólogo, assinale a opção correta.

  • A.

    O fonoaudiólogo intimado a depor é obrigado a comparecer perante autoridade para declarar-lhe o que for questionado e deverá revelar como testemunho todos os fatos de que tenha conhecimento no exercício da sua profissão.

  • B.

    O fonoaudiólogo deve manter sigilo sobre fatos de que tenha conhecimento em decorrência de sua relação com o cliente, desde que seu silêncio não ponha em risco a saúde deste ou da comunidade.

  • C.

    Os resultados de exames não deverão ser fornecidos a terceiros interessados, nem sob a concordância do próprio examinado ou de seu representante legal.

  • D.

    O fonoaudiólogo não está obrigado a guardar sigilo sobre as informações de outros profissionais que estejam comprometidos com um caso sob investigação.

O erro ortográfico denominado "Junção/Separação inadequada das palavras" está relacionado à dificuldade da criança para:

  • A.

    fazer a segmentação silábica das palavras e identificá-las nas sentenças

  • B.

    fazer a segmentação fonêmica das palavras e identificá-las nas sentenças

  • C.

    escrever corretamente, devido a influência dos erros da fala

  • D.

    compreender a variação de categorias de palavras e identificá-las nas sentenças

  • E.

    fazer a correspondência grafema-fonema de forma adequada nas sentenças

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