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Com referência à avaliação do distúrbio articulatório, julgue os seguintes itens.
A avaliação direta do paciente quanto às funções neurovegetativas, discriminação auditiva, sistematicidade das trocas fonêmicas em várias situações e estruturação de linguagem faz parte da avaliação do distúrbio articulatório.
Julgue os itens subseqüentes, relativos a manifestações do distúrbio da leitura e da escrita.
Essas manifestações consistem em distúrbio de leitura, linguagem escrita e linguagem auditiva, no entanto não incluem distúrbios de aritmética.
Julgue os itens subseqüentes, relativos a manifestações do distúrbio da leitura e da escrita.
Dificuldades de análise e de síntese auditiva, incapacidade de separar sílabas ou reorganizá-las não são reconhecidas como manifestações do distúrbio da leitura e da escrita.
Julgue os itens subseqüentes, relativos a manifestações do distúrbio da leitura e da escrita.
Dificuldades de discriminação visual que gerem confusão entre letras semelhantes, como b e d ou p e q, ou entre palavras com configurações gerais parecidas, como toca e foca, não se incluem na lista de manifestações do distúrbio da leitura e da escrita, uma vez que podem ser ocasionadas por problemas oftalmológicos (visuais).
Julgue os itens subseqüentes, relativos a manifestações do distúrbio da leitura e da escrita.
Dificuldades de discriminação auditiva e de percepção que impeçam a análise fonética, a exemplo da não-percepção de semelhanças entre sons iniciais, como em som e tom ou tio e tia, são manifestações do distúrbio.
Julgue os itens subseqüentes, relativos a manifestações do distúrbio da leitura e da escrita.
Deficiência de formulação e sintaxe, em que o paciente não organiza as idéias adequadamente ao escrever, caso seja eficiente na utilização do código oral, não é manifestação do distúrbio da leitura e da escrita.
Julgue os itens subseqüentes, relativos a manifestações do distúrbio da leitura e da escrita.
Dificuldades em tarefas visuais, com preferência para atividades auditivas, tais como ouvir histórias em vez de jogar futebol, podem ser uma manifestação do distúrbio da leitura e da escrita.
Julgue os itens seguintes, relativos às diferenças entre o aparelho vocal infantil e o adulto, considerando-se as estruturas envolvidas e a produção de voz.
A voz infantil é plena com freqüência fundamental aguda acima de 250 Hz , enquanto o adulto tem qualidade vocal delgada.
Julgue os itens seguintes, relativos às diferenças entre o aparelho vocal infantil e o adulto, considerando-se as estruturas envolvidas e a produção de voz.
As formas do trato vocal no adulto são mais curtas que no infantil. O trato vocal infantil apresenta-se em forma de funil, enquanto o do adulto, em forma de trapézio.
Julgue os itens seguintes, relativos às diferenças entre o aparelho vocal infantil e o adulto, considerando-se as estruturas envolvidas e a produção de voz.
No adulto, a laringe é alta no pescoço e a luz laríngea apresenta-se em forma de círculo.
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