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Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
As condições necessárias para a aprendizagem, que podem ser externas ou internas, incluem a integridade motora, sensorioperceptual e socioemocional.
Quanto ao diagnóstico e à terapia dos distúrbios do aprendizado da leitura e da escrita, julgue os seguintes itens.
Os desvios no conteúdo da leitura e da escrita incluem alterações no ritmo da leitura e disgrafia.
Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Distúrbios do aprendizado da leitura e da escrita podem ser causados por determinação genética ou por lesão cerebral.
Quanto ao diagnóstico e à terapia dos distúrbios do aprendizado da leitura e da escrita, julgue os seguintes itens.
A avaliação da leitura e da escrita deve preocupar-se também com a avaliação dos aspectos da linguagem. A avaliação deve ir além da escolha de provas ou testes, e a linguagem tem grande importância na aprendizagem da leitura e escrita.
Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Na aprendizagem da linguagem escrita, podem ocorrer desordens de integração visual-motora disgrafia , mas não ocorre a deficiência de formulação e sintaxe, na qual o paciente não organiza as idéias adequadamente ao escrever, mesmo sendo eficiente na utilização do código oral.
Quanto ao diagnóstico e à terapia dos distúrbios do aprendizado da leitura e da escrita, julgue os seguintes itens.
No caso de constatação da necessidade de terapia, não se deve considerar a motivação para a escrita, já que esta só ocorre na medida em que assume algum significado para o paciente.
Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita podem ser provocadas por distúrbios de discriminação auditivos, que impedem a análise fonética, fazendo que a criança não perceba, por exemplo, semelhanças entre sons iniciais e finais, como em som e tom; tio e tia.
Julgue os itens subseqüentes no que se refere às diferenças entre o aparelho vocal infantil e o adulto, considerando as estruturas envolvidas e a produção da voz.
As formas do trato vocal no adulto são mais curtas que no infantil, pois no primeiro apresenta-se em forma de funil, enquanto no último apresenta-se em forma de trapézio.
Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Na quase totalidade dos casos, crianças com distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita podem não apresentar dificuldades em tarefas visuais de análise e de síntese, como ao montar um quebra-cabeça, por exemplo.
Julgue os itens subseqüentes no que se refere às diferenças entre o aparelho vocal infantil e o adulto, considerando as estruturas envolvidas e a produção da voz.
No adulto, a laringe é alta no pescoço, cricóide em C3, e a luz laríngea aparece em forma de círculo.
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