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No que se refere à deglutição atípica, julgue os itens a seguir.
Em um sentido mais amplo, a deglutição atípica envolve engolir e mastigar inadequadamente, além de alterações musculares e funcionais dos órgãos fonoarticulatórios associados à deglutição.
No que se refere aos antecedentes pessoais e familiares da doença de Menière, julgue os itens subseqüentes.
Vários são os possíveis agentes etiológicos a serem descartados na doença de Menière, entre eles, distúrbios metabólicos como hipoglicemia, hiperinsulinemia, hipopituitarismo e hipotireoidismo.
Na atuação com crianças com gagueira, as pesquisas têm mostrado que freqüentemente os familiares apresentam atitudes inadequadas frente às disfluências das crianças, apesar de não serem a causa do problema. A preocupação, a dúvida a respeito do problema e a vontade de ajudar, aliadas à falta de conhecimento acerca da fluência e da gagueira geram freqüentemente comportamentos e atitudes inadequados, que tendem a manter e agravar o quadro. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.
O comportamento constrangedor ou a ansiedade visível da mãe em relação aos episódios iniciais da gagueira infantil é uma circunstância desfavorável à fluência. Intervenções autoritárias e inoportunas dos pais em relação às disfluências aumentam a dificuldade, gerando ansiedade nas crianças.
No que se refere à deglutição atípica, julgue os itens a seguir.
São alterações da deglutição: a protusão da língua entre as arcadas dentárias, o pressionamento da língua contra os dentes, a interposição do lábio inferior, a contração da musculatura perioral, entre outros.
Acerca dos sinais à avaliação auditiva da doença de Menière, julgue os itens seguintes.
A configuração audiométrica mais comum na doença de Menière é a perda auditiva neurossensorial em freqüências agudas, com curva de tipo ascendente.
Na atuação com crianças com gagueira, as pesquisas têm mostrado que freqüentemente os familiares apresentam atitudes inadequadas frente às disfluências das crianças, apesar de não serem a causa do problema. A preocupação, a dúvida a respeito do problema e a vontade de ajudar, aliadas à falta de conhecimento acerca da fluência e da gagueira geram freqüentemente comportamentos e atitudes inadequados, que tendem a manter e agravar o quadro. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.
A importância do meio ambiente em que a criança está inserida no desenvolvimento da gagueira foi destacada por vários estudiosos, que afirmaram que as disfluências normais apresentadas por algumas crianças podem evoluir para gagueira, dependendo quase inteiramente das reações do seu ambiente familiar.
No que se refere à deglutição atípica, julgue os itens a seguir.
São alterações da mastigação: a trituração com os dentes, a mastigação bilateral e com lábios ocluídos e a mastigação silenciosa.
Acerca dos sinais à avaliação auditiva da doença de Menière, julgue os itens seguintes.
A manifestação mais encontrada de afecção é a bilateral, que acomete os dois ouvidos.
Na atuação com crianças com gagueira, as pesquisas têm mostrado que freqüentemente os familiares apresentam atitudes inadequadas frente às disfluências das crianças, apesar de não serem a causa do problema. A preocupação, a dúvida a respeito do problema e a vontade de ajudar, aliadas à falta de conhecimento acerca da fluência e da gagueira geram freqüentemente comportamentos e atitudes inadequados, que tendem a manter e agravar o quadro. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.
Uma pesquisa acerca da análise da interação comunicativa entre pais e crianças disfluentes falantes do português brasileiro encontrou várias atitudes paternas auxiliando a fluência, entre elas o oferecimento de pistas e truques para evitar as disfluências, as atitudes paternas não-verbais e a correção, crítica ou modificação das frases da criança.
As alterações articulatórias decorrentes do distúrbio da motricidade oral incluem
o distúrbio articulatório, pois, estando todo o sistema sensório-motor alterado quanto ao tônus e à mobilidade, o indivíduo não consegue produzir determinados fonemas (principalmente /r/ e grupos consonantais /r/ e /l/).
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