Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Com relação à atuação fonoaudiológica em UTI neonatal, pode-se afirmar que
somente a videofluoroscopia da deglutição pode constatar se o bebê está apto para se alimentar por via oral.
a sucção não nutritiva não deve ser associada com a hora da mamada, pois pode desorganizar a musculatura orofacial.
sabe-se que, mesmo quando o bebê tem dificuldade de pegar o seio materno, não deve-se utilizar bicos, chupetas e dedos de luva para estimulá-lo.
a estimulação da sucção não nutritiva e/ou da sucção nutritiva deve ser feita com a participação da mãe sempre que possível.
Um paciente realizou avaliação audiológica básica e o laudo constou perda auditiva neurossensorial de grau moderado bilateralmente.
Considerando que as médias das frequências da fala foram de 50 dB bilateralmente, assinale a alternativa que apresenta os possíveis resultados do Limiar de Reconhecimento da Fala (LRF) e Índice Percentual de Reconhecimento da Fala (IPRF).
LRF = 40 dB e IPRF = 70 dB
LRF = 50 dB e IPRF = 60 dB
LRF = 55 dB e IPRF = 90 dB
LRF = 60 dB e IPRF = 70 dB
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sobre o aleitamento materno, é correto afirmar que
deve ser exclusivo nos primeiros seis meses de vida e complementado por dois anos ou mais, segundo a Organização Mundial da Saúde.
é um processo instintivo, dependente da inter-relação entre os pais e das características de musculatura do bebê.
é facilitado quando o queixo do bebê não está em contato com o seio materno.
a pega adequada do mamilo pode ser obtida forçando-se e mantendo-se a cabeça do lactente de encontro à mama.
deve ser oferecido em intervalos fixos, de duas em duas horas, durante as vinte e quatro horas do dia, porém somente ao recém-nascido normal a termo.
As medidas timpanométricas auxiliam no diagnóstico de alterações da orelha média. Numere a coluna 2, identificando as condições da orelha média de cada patologia auditiva, de acordo com as curvas timpanométricas citadas na coluna 1
Coluna 1 Curvas timpanométricas
1. tipo A
2. tipo B
3. tipo C
4. tipo Ar
5. tipo Ad
Coluna 2 Patologias
( ) Otosclerose
( ) Disjunção da cadeia ossicular
( ) Otite média secretora
( ) Disfunção da tuba auditiva
( ) Schwannoma vestibular
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
2 3 5 1 4
4 1 3 2 5
4 5 2 3 1
5 4 2 1 3
5 4 2 3 - 1
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O aleitamento materno
pouco influencia no crescimento e no desenvolvimento do sistema estomatognático e das bases ósseas, assim como no sistema digestivo do bebê.
pode ser um processo preventivo das alterações vocais, na medida em que estimula a mobilidade e o abaixamento da laringe.
deve ser realizado colocando-se o bebê no braço da mãe em posição quase horizontal para que ele fique mais confortável facilitando a pega.
diminui o risco de otites e a auto-estima, além de desenvolver o sistema neurológico.
Considerando os achados das Emissões Otoacústicas Evocadas e do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico nos diferentes tipos de alterações auditivas, analise as afirmativas abaixo:
1. No Espectro da Neuropatia auditiva há ausência de emissões otoacústicas evocadas e presença de microfonismo coclear na pesquisa dos potenciais evocados auditivos de tronco encefálico.
2. Na perda auditiva condutiva há ausência das emissões otoacústicas evocadas e no potencial evocado auditivo de tronco encefálico há aumento da latência absoluta de todas as ondas, sendo as latências interpicos das ondas I-V normais.
3. Na perda auditiva de origem coclear há ausência das emissões otoacústicas e no potencial evocado auditivo de tronco encefálico as latências interpicos são normais.
4. Na perda auditiva de origem retrococlear as emissões otoacústicas são ausentes e no potencial evocado auditivo de tronco encefálico as latências interpicos de todas as ondas podem estar aumentadas.
5. Na perda auditiva central as emissões otoacústicas são presentes e as respostas do potencial evocado auditivo de tronco encefálico são normais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação à biossegurança, pode-se afirmar que
o fonoaudiólogo, em todas as suas atividades, pouco se expõe aos riscos de infecções, pois não tem contato direto com os materiais biológicos do paciente.
os procedimentos realizados na rotina de atendimento fonoaudiológico são classificados como procedimentos críticos.
o conceito de contaminação refere-se à penetração em um organismo vivo de micro-organismos que perturbam seu equilíbrio.
a infecção é o processo através do qual são transmitidos bactérias, vírus ou fungos para materiais sólidos, líquidos ou gasosos.
o risco biológico está relacionado à probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos.
Uma paciente, sexo feminino, 72 anos, procurou um médico otorrinolaringologista após o início de uma surdez súbita na orelha esquerda. A paciente foi encaminhada para realizar avaliação audiológica com um fonoaudiólogo. Na audiometria tonal liminar apresentou perda auditiva neurossensorial de grau leve à orelha direita e perda auditiva neurossensorial de grau severo à orelha esquerda. Com base neste caso, identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as afirmativas abaixo:
( ) É recomendável que os limiares auditivos da orelha esquerda sejam confirmados com mascaramento contralateral na orelha direita.
( ) Na perda auditiva neurossensorial há alteração dos limiares auditivos por via área e via óssea, com presença de gap aéreo-ósseo.
( ) Na imitanciometria este paciente pode apresentar curva timpanométrica do tipo A bilateralmente.
( ) O reflexo acústico estapediano contralateral da orelha direita é ausente e o reflexo acústico estapediano contralateral da orelha esquerda é presente.
( ) Nesse caso, devido à assimetria dos limiares auditivos entre as orelhas, é recomendável a paciente realizar a pesquisa do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V V V F V
V F V F V
V F V F F
F V F V V
F F V V F
Um paciente do sexo masculino, com oito anos de idade, com queixa de dificuldade de aprendizagem e histórico de atraso na aquisição da linguagem, realizou avaliação audiológica básica. O menino, após a avaliação, foi encaminhado para realização da Avaliação do Processamento Auditivo (Central). Analise as afirmativas que apresentam manifestações comportamentais e clínicas que caracterizam o Distúrbio do Processamento Auditivo:
1. Reflexos acústicos estapedianos contralaterias aumentados bilateralmente com presença de limiares auditivos normais bilateralmente.
2. Desatenção e latência aumentada na pesquisa dos limiares auditivos.
3. Perda auditiva neurossensorial bilateral.
4. Dificuldade para executar instruções orais.
5. Emissões Otoacústicas Evocadas ausentes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
Para a Educação do surdo o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo são as correntes mais pesquisadas atualmente. O pressuposto básico do bilinguismo é:
Os surdos devem desenvolver, na infância, somente a língua de sinais como forma de comunicação.
Os surdos devem desenvolver competência em duas línguas: a língua de sinais e a língua oral utilizada em seu país.
Os surdos devem desenvolver a competência em duas línguas: a comunicação total e a língua oral utilizada em seu país.
Os surdos devem desenvolver primeiro a língua oral como forma de comunicação, devendo a língua de sinais ser adquirida posteriormente.
Os surdos devem adquirir, como forma de comunicação, a manual e a oral, para assegurar a comunicação efetiva com as pessoas ouvintes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...