Questões sobre Geral

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A realização de Triagem Auditiva Neonatal Universal na maternidade justifica-se pela validade de quais argumentos abaixo?

I. A Triagem Auditiva Neonatal Universal possibilita a intervenção multidisciplinar precoce. Nas perdas auditivas diagnosticadas antes dos 6 meses de idade, a detecção precoce favorece a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral em idade próxima ao normal.

II. A avaliação da audição por meio de emissões otoacústicas possibilita a detecção precoce e o diagnóstico conclusivo de qualquer tipo de perda auditiva.

III. A Triagem Auditiva Neonatal Universal é um procedimento simples, não invasivo, cujo custo se justifica a partir do beneficio que gera à criança atendida precocemente

IV. As crianças que não se enquadram nos critérios de risco para o desenvolvimento de perdas auditivas também podem ser portadoras de perdas auditivas.

V. A audiometria de observação comportamental é utilizada universalmente como um instrumento de diagnóstico quantitativo da audição e é realizada em todas as maternidades do Paraná.

Considerando as afirmações acima, assinale a alternativa que contém apenas os argumentos válidos.

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, IV e V

  • C.

    II, IV e V

  • D.

    I, III e IV

  • E.

    I, III e IV

O sistema auditivo é constituído de estruturas sensoriais e conexões centrais responsáveis pela audição e pelo equilíbrio corporal. Analise as afirmativas sobre a anatomofisiologia do sistema auditivo.

I. O meato acústico externo é constituído por um terço externo, com esqueleto cartilaginoso, e dois terços internos de esqueleto ósseo.

II. O mecanismo de alavanca e relação hidráulica gera um importante ganho ao sistema durante a transmissão do meio líquido para o meio aéreo.

III. Os órgãos sensoriais do sáculo e do utrículo são denominados ampolas.

IV. As células ciliadas internas possuem mais inervação aferente do que as células ciliadas externas.

V. No córtex auditivo, os estímulos também são diferenciados de acordo com a frequência.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas I, II e V.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas II e IV.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas I, IV e V.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas I, III e IV.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas II, IV e V.

Em relação aos processos fonológicos, analise as afirmativas abaixo.

I. Nos processos de substituição, encontram-se a simplificação de líquidas, a simplificação de encontro consonantal e a epêntese.

II. Os processos de estruturação silábica compreendem os processos de eliminação da consonante final, reduplicação e eliminação da sílaba átona.

III. Nos processos de assimilação, encontra-se a harmonia consonantal, que pode ocorrer apenas por assimilações velar e labial.

IV. No processo de metátese, a transposição dos elementos consonantais pode ocorrer dentro de uma estrutura silábica.

V. Os indivíduos com distúrbios fonológicos apresentam uso associado de processos fonológicos idiossincráticos com processos fonológicos de desenvolvimento.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas I, II e V.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas II, IV e V.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas II e IV.

  • D.

    ão corretas apenas as afirmativas II e IV.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas III, IV e

Uma criança de cinco anos foi avaliada por um fonoaudiólogo que diagnosticou Desvio Fonológico. Assinale abaixo qual das palavras corresponde ao processo fonológico CORRETO.

  • A.

    Cavalo /kabalu/: posteriorização.

  • B.

    Plano /panu/: redução de encontro vocálico.

  • C.

    Esmalte /imalti/: plosivização.

  • D.

    Sapato /çapatu/: apagamento de fricativa inicial.

  • E.

    Carinho /karinu/: anteriorização.

Analise as afirmativas abaixo.

 I. O hospital psiquiátrico é o centro de atenção da assistência das pessoas em sofrimento psíquico.

II. A saúde mental é um eixo da estratégia de saúde da família.

III. A característica principal dos programas de saúde mental desenvolvidos no âmbito da saúde da família é o envolvimento, a corresponsabilização dos pacientes e seus familiares.

IV. A metodologia adotada por essas equipes não está sintonizada com os pressupostos da reforma psiquiátrica.

V. Um dos objetivos do programa da saúde mental é a redução da internação psiquiátrica.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.

  • B.

    Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.

  • E.

    Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

Assinale a alternativa CORRETA. O Decreto no 3.298, de 20 de dezembro 1999, cria a coordenação nacional para a:

  • A.

    integração da pessoa com distúrbios vocais.

  • B.

    integração do idoso.

  • C.

    integração do indivíduo analfabeto.

  • D.

    exclusão da pessoa com deficiência.

  • E.

    integração da pessoa portadora de deficiência.

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

 ( ) A função mastigatória é significativa no crescimento e desenvolvimento dentofacial, pois atua como estímulo de erupção dentária e aumento das dimensões dos arcos osteodentários.

( ) Os músculos dos lábios participam ativamente das funções estomatognáticas e são auxiliares na mastigação. São eles: orbicular dos lábios, zigomático maior, zigomático menor e bucinador.

( ) Os fonemas /k/, /G/, /x/ de acordo com o ponto articulatório são classificados como linguopalatais.

( ) Os distúrbios da fala correspondem às alterações que afetam os padrões de pronúncia ou de produção dos sons da língua.

A sequência está correta em:

  • A.

    V, V, V, F

  • B.

    V, V, F, V

  • C.

    F, V, V, F

  • D.

    F, V, F, V

  • E.

    V, F, V, V

Com relação à Síndrome de Down, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    as crianças com Síndrome de Down não apresentam alterações fonológicas e sintáticas, porém as habilidades pragmáticas estão comprometidas se comparadas às das crianças com desenvolvimento típico.

  • B.

    nas crianças com Síndrome de Down é comum a presença crônica de otites externas.

  • C.

    os bebês com Síndrome de Down apresentam balbucio tardio em comparação aos bebês com desenvolvimento típico.

  • D.

    as crianças com Síndrome de Down apresentam hipertonia da musculatura estriada que interfere no controle cervical.

  • E.

    as crianças com Síndrome de Down apresentam alterações do padrão respiratório que acarretam em dificuldades de concentração e de seleção de estímulos ambientais.

Durante a avaliação motora oral de uma criança com paralisia cerebral, o Fonoaudiólogo realizou uma pressão moderada nas gengivas do paciente. Assinale a alternativa que indica o reflexo que estava sendo testado pelo profissional.

  • A.

    Reflexo de sucção.

  • B.

    Reflexo de deglutição.

  • C.

    Reflexo de mordida.

  • D.

    Reflexo de náusea.

  • E.

    Reflexo de procura.

Com relação à paralisia cerebral, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) O paralítico cerebral apresenta incapacidade funcional motora que afeta a região da cintura escapular e interfere no controle da musculatura orofacial, na respiração e na coordenação pneumofonoarticulatória.

( ) As crianças com paralisia cerebral apresentam maior probabilidade de desenvolver problemas visuais, quando comparadas às crianças típicas da mesma faixa etária.

( ) As crianças com paralisia cerebral apresentam grande variabilidade de tipos de perdas auditivas, tanto condutivas como neurossensoriais.

( ) Em relação aos níveis linguísticos, os paralíticos cerebrais apresentam alteração apenas na produção morfossintática e no desenvolvimento fonológico.

( ) É comum as crianças com paralisia cerebral apresentarem dificuldades educacionais específicas, e não deficiência intelectual.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – F – V

  • B.

    F – V – F – V – V

  • C.

    V – V – V – F – F

  • D.

    V – V – V – F – V

  • E.

    V – F – V – F – V

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