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A atuação do fonoaudiólogo na área da linguagem visa à prevenção e à reabilitação dos transtornos que acometem a comunicação, compreensão e expressão. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Com relação ao desenvolvimento normal da linguagem é correto afirmar que, entre seis e nove meses de vida, algumas vocalizações emitidas pelo bebê começam a adquirir características de linguagem propriamente dita, com entonação, ritmo e tom.
A identificação das desordens do processamento auditivo central (DPAC) implica em avaliação das habilidades envolvidas nesse processamento. Acerca dos objetivos e resultados obtidos nos testes especiais para avaliação de DPAC, julgue os próximos itens.
Resultados normais no teste dicótico de dígitos indicam que o paciente tem boa habilidade para agrupar componentes do sinal acústico em figura-fundo e identificá-los verbalmente, além de direcionar a atenção para cada orelha separadamente.
A atuação do fonoaudiólogo na área da linguagem visa à prevenção e à reabilitação dos transtornos que acometem a comunicação, compreensão e expressão. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os fonemas /f/ e /v/ são, ambos, fricativos orais, surdos e labiodentais.
A identificação das desordens do processamento auditivo central (DPAC) implica em avaliação das habilidades envolvidas nesse processamento. Acerca dos objetivos e resultados obtidos nos testes especiais para avaliação de DPAC, julgue os próximos itens.
No teste de escuta monótica e dicótica com sentenças, a habilidade auditiva envolvida é o fechamento, situação em que o paciente percebe o todo da palavra ou mensagem, mesmo quando partes são omitidas.
A atuação do fonoaudiólogo na área da linguagem visa à prevenção e à reabilitação dos transtornos que acometem a comunicação, compreensão e expressão. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Uma criança que fala /apatu/ em vez de sapato ilustra um caso de alteração articulatória de substituição.
A identificação das desordens do processamento auditivo central (DPAC) implica em avaliação das habilidades envolvidas nesse processamento. Acerca dos objetivos e resultados obtidos nos testes especiais para avaliação de DPAC, julgue os próximos itens.
Figura-fundo é a habilidade de identificar a mensagem primária de sons competitivos em tarefa monoaural ou binaural. Essa habilidade pode ser avaliada por meio do teste de escuta monótica de baixa redundância.
A atuação do fonoaudiólogo na área da linguagem visa à prevenção e à reabilitação dos transtornos que acometem a comunicação, compreensão e expressão. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Para estimular a instalação do fonema /K/, deve-se desenvolver o ponto articulatório no nível proprioceptivo. Usa-se espátula, creme de chocolate e pó de gelatina, nos locais correspondentes aos pontos de articulação no palato duro e dorso da língua. Exercícios de gargarejos podem conscientizar a região de contato.
A identificação das desordens do processamento auditivo central (DPAC) implica em avaliação das habilidades envolvidas nesse processamento. Acerca dos objetivos e resultados obtidos nos testes especiais para avaliação de DPAC, julgue os próximos itens.
Aplica-se o teste dicótico consoante-vogal com o objetivo único de verificar a atenção seletiva, ou seja, a habilidade de um paciente de agrupar componentes do sinal acústico em figura-fundo.
As alterações da fala, voz e deglutição podem ocorrer por diversas causas, entre elas as anomalias craniofaciais, as alterações orgânicas e funcionais da laringe e as cirurgias realizadas na cabeça e pescoço. Com relação a essas alterações, julgue os itens subsequentes.
Há relação direta entre as assimetrias laríngeas e as disfonias.
Acerca da rotina de avaliação vestibular por meio da vectoeletronistagmografia (VENG), julgue os itens a seguir.
O principal parâmetro de avaliação do exame vestibular para todas as provas em que se registra nistagmo é a velocidade angular da componente lenta (VACL).
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