Questões sobre Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia

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O fonoaudiólogo dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família NASF desenvolve algumas atividades, analise as afirmativas abaixo sobre essas atividades e assinale verdadeiro V ou falso F: ( ) Identificar fatores de risco que levam aos distúrbios da comunicação e funções orofaciais. ( ) Facilitar a inclusão social de usuários com deficiência auditiva, física e intelectual. ( ) Participar dos grupos de envelhecimento ativo com o objetivo de orientar ações que favoreçam a comunicação oral e habilidades cognitivas, auditivas, vocais e alimentares. ( ) Participar da ordenação do cuidado nas redes de atenção, no que se refere aos distúrbios da comunicação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

    A) V-F- V- V.

    B) V- V- F- V.

    C) V- F- F-V.

    D) V,V,F,F.

Sobre a atuação do fonoaudiólogo na atenção básica, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os municípios podem implantar a Estratégia de Saúde da Família com a equipe mínima, composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde; ou com a equipe ampliada, por meio da inserção do fonoaudiólogo e outros profissionais de saúde. ( ) O fonoaudiólogo pode participar dos grupos de gestantes para orientar sobre amamentação e hábitos orais inadequados do bebê. ( ) O fonoaudiólogo pode orientar agentes comunitários de saúde, para coletar dados referentes à comunicação dos usuários e detecção de sinais indicadores de alterações da comunicação humana. ( ) Deve desenvolver clínica fonoaudiológica nas instituições educacionais circunscritas no território da unidade de saúde.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – V – F – V.

    B) V – V – V – F.

    C) F – F – V – F.

    D) F – F – F – V.

Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas quanto às atribuições do fonoaudiólogo, na atuação em saúde do trabalhador no SUS:
I- Participar das equipes de vigilância, dos CEREST, atuando em assessoria, planejamento, programação, acompanhamento, avaliação das ações e no acompanhamento específico aos sujeitos expostos a riscos ocupacionais. II- Atuar com os profissionais da Atenção Básica de Saúde, orientando esses profissionais para uma melhor identificação dos trabalhadores em risco de desenvolver comprometimentos ou daqueles já com comprometimentos, facilitando um encaminhamento mais adequado dos casos. III- Atuar no CEREST com a equipe definida em portaria, com a obrigatoriedade da presença do médico, do enfermeiro e do auxiliar de enfermagem. Além desses, a equipe de trabalho deve ser composta por profissionais de nível médio e outras categorias de nível superior com formação em saúde do trabalhador: fonoaudiólogos, médicos do trabalho ou generalistas, fisioterapeutas, engenheiros, sanitaristas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, advogados, entre outros.
É correto o que se afirma em:

    A) I e II, apenas.

    B) I, apenas.

    C) I, II e III.

    D) III, apenas.

    E) II, apenas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A fonoaudiologia preocupa-se com os sistemas de comunicação alternativos, aumentativos ou suplementares, entre outros aspectos da comunicação.

II. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para identificar, diagnosticar e tratar indivíduos com distúrbios da comunicação oral e escrita, voz e audição.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. O fonoaudiólogo pode atuar em clínicas, creches, consultórios, escolas, hospitais, teatros e emissoras de rádio e de televisão. Ele também pode trabalhar em conjunto com profissionais de outras áreas, como médicos, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, assistentes sociais ou educadores. II. Os laudos de audiometrias ocupacionais são muito peculiares e motivo de discussões. Entretanto, deve-se lembrar que a audiometria ocupacional não deve ser realizada de maneira diversa da audiometria clínica. Orienta-se que os laudos das audiometrias, tanto de referência quanto sequenciais, contenham descrições do tipo: grau e configuração audiométrica, sempre com base na literatura científica e, principalmente, sem utilizar classificação de frequência isolada em termos de grau, uma vez que não há referência literária para tal. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Roberto é fonoaudiólogo e postou, em um grupo de profissionais, a sua indignação quanto aos valores cobrados por colegas para atendimentos realizados na área fonoaudiológica. Esses colegas questionaram se ele os havia denunciado ao órgão responsável. Roberto alegou que não, justificando que esses órgãos nunca faziam nada, só serviam para cobrar, e bem, a mensalidade dos seus inscritos. A conversa continuou nesse grupo, e um integrante resolveu comentar que deveriam ser divulgados os nomes e endereços desses profissionais que estivessem cobrando os valores referidos.

O conselho de Fonoaudiologia tem o seu código de ética, e este regulamenta os direitos e os deveres, além de estabelecer as infrações dos fonoaudiólogos inscritos nos conselhos de Fonoaudiologia. No relato acima, quais infrações podem ser observadas?

I - Estabelecer ou aceitar honorários a preço vil ou incompatível com a atividade realizada.

II - Praticar concorrência desleal.

III - Emitir comentários difamatórios, caluniosos, preconceituosos, jocosos, depreciativos ou ofensivos, em desfavor de fonoaudiólogos, de clientes, do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e demais órgãos da categoria, bem como os expor a situações vexatórias e constrangedoras.

IV - Divulgar nome, endereço ou qualquer outra informação que identifique ou caracterize o cliente.

V - Publicar, nas redes sociais ou nos demais meios de comunicação, artigos de conteúdo depreciativo acerca da profissão, de colegas, de clientes, de contratantes, dos órgãos representativos da classe e de seus representantes.

    A) II, III e IV, apenas.

    B) III, IV e V, apenas.

    C) I, IV e V, apenas.

    D) I, III e V, apenas.

    E) I, II e III, apenas.

Flávia, uma fonoaudióloga recém-formada, foi convidada a realizar um trabalho educacional em uma escola particular da sua cidade. Chegando à escola, a coordenadora apresentou-lhe uma demanda de atendimento clínico individualizado, de uma criança que já havia passado por um processo de avaliação e com os seguintes achados: VWC, 8 anos, sexo masculino, estudante da 1.ª série do ensino fundamental. De acordo com a análise fonológica realizada, VWC apresentava os seguintes processos fonológicos: ensurdecimento de plosivas e fricativas, em que o traço comprometido era o [+voz] (/g/ a [k], /b/ a [p], /z/ a [s], /Z/ a [S]); simplificação de líquidas, com ausência do traço [+contínuo] (/P/ a [l]) e simplificação de encontros consonantais (omissão do fonema /P/ em sílabas CCV – consoante-consoante-vogal). De acordo com os preceitos éticos e a legislação vigente, a conduta correta de Flávia deve ser

    A) encaminhar esse paciente para o seu consultório.

    B) encaminhá-lo para a clínica com profissional experiente.

    C) fornecer, no mínimo, três indicações profissionais.

    D) atender o aluno, só que em contraturno na própria escola.

    E) fazer o atendimento domiciliar a esse paciente e família.

De acordo com os Parâmetros Assistenciais do CFFa, sobre a avaliação da linguagem oral, para um(a) profissional realizar a avaliação da fonoarticulação e a avaliação da compreensão, ele levará:

    A) 15 minutos.

    B) 30 minutos.

    C) 45 minutos.

    D) 90 minutos.

    E) 120 minutos.

De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa, a Avaliação de Organização Perceptiva é definida como:

    A) Análise da capacidade de perceber, aprender e organizar estímulos corporais e ambientais e de processá-los para as funções (auditivas, visuais, táteis e cinestésicas) e atividades significativas.

    B) Análise do repertório semântico e da relação da construção gramatical com seu significado.

    C) Análise das habilidades fonético-fonológicas em exames específicos.

    D) Análise da linguagem oral, discurso, raciocínio linguístico, análise das funções e meios comunicativos verbais e não verbais.

    E) Análise da capacidade de organizar intencionalmente o posicionamento da musculatura da fala e de sequenciar os movimentos de fonemas na produção de fonemas ou de uma sequência de fonemas, ou seja, avaliação da programação motora da fala.

Fonoaudiologia e saúde do trabalhador


Por Santana et al. (adaptado). 


A Fonoaudiologia inserida na Saúde do Trabalhador caminha com a particularidade de ser uma área que institui práticas inovadoras em construção, perseguidora da integralidade da atenção à saúde e da modificação de uma situação dada, conseguindo, muitas vezes, desfazer a dicotomia existente entre ações preventivas e curativas e entre assistências individuais e coletivas. A Fonoaudiologia procura aprimorar e aperfeiçoar a comunicação do trabalhador, através de orientações quanto às possibilidades de melhoria das condições ambientais e eliminação dos fatores que interferem na comunicação, tornando mais eficaz a interação do indivíduo com o seu meio, essencial para o seu bem-estar.


A Fonoaudiologia atua em parceria com a Vigilância em Saúde, obtendo benefícios em função dessa área de conhecimento. Assim, através da prática baseada na Vigilância em Saúde, os (as) fonoaudiólogos (as) podem ter acesso aos fatores que interferem na dinâmica do processo saúde-doença, que aumentam ou diminuem o risco de adoecimento. Além da área tradicional de Vigilância Epidemiológica, novas ações que envolvem as Vigilâncias Sanitária e Ambiental, que necessitam de sistemas permanentes e contínuos de monitoramento, fazem parte da atuação do (a) fonoaudiólogo (a) na área de Saúde do Trabalhador, com o objetivo de desencadear ações oportunas para reduzir e eliminar riscos existentes.


Os dados da Vigilância em Saúde permitem aos profissionais de Fonoaudiologia saber que a perda auditiva induzida por ruído é o agravo mais frequente à saúde dos trabalhadores. Ainda assim, são pouco conhecidos os dados referentes à sua prevalência no Brasil. Estima-se que 25% da população trabalhadora exposta seja portadora dessa patologia em algum grau. Muitos fatores de riscos encontrados nos ambientes de trabalho contribuem apenas para a incapacidade dos trabalhadores e não para a mortalidade desses profissionais, e por isso não podem ser quantificados através das estimativas levantadas a respeito do número de mortes, o que tem contribuído para a subnotificação dos riscos ocupacionais. Inclusive, um dos exemplos mais claros de risco que tem sido subnotificado é o ruído ocupacional que implica no déficit auditivo.


Dentre os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, os professores têm sido a população de várias pesquisas. Esses profissionais constituem um grupo de risco elevado para o desenvolvimento do distúrbio vocal relacionado ao trabalho e à consideração dos fatores de risco no ambiente de trabalho também é importante.


(FONOAUDIOLOGIA E SAÚDE DO TRABALHADOR: VIGILÂNCIA É INFORMAÇÃO PARA AÇÃO! / Santana MCCP, Brandão KKCP, Goulart BNG, Chiari BM. Rev. CEFAC. 2009 Jul.-Set; 11(3):522-528. Disponível em: https://bit.ly/3omIipS).

Leia o texto 'Fonoaudiologia e saúde do trabalhador' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto leva o leitor a entender que a Fonoaudiologia inserida na Saúde do Trabalhador impede as orientações quanto às possibilidades de melhoria das condições ambientais ou a eliminação dos fatores que interferem na comunicação entre os colaboradores de uma instituição.

II. O texto procura destacar que os profissionais de saúde constituem um grupo de baixo risco para o desenvolvimento do distúrbio vocal relacionado ao trabalho e, por isso, não cabe a observação ou o acompanhamento desses profissionais em relação a esse tipo de risco.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

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