Questões sobre Voz

Lista completa de Questões sobre Voz para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: Disfonia é o nome dado para a situação em que há alguma alteração ou dificuldade na emissão da voz. É confundida muitas vezes com rouquidão, mas a voz rouca é apenas uma das diversas condições disfônicas possíveis. Em relação aos tipos de disfonia é correto afirmar:
I. A disfonia funcional e a mais comum de todas, ela ocorre quando as cordas vocais não sofrem qualquer alteração estrutural. Nessas situações, o problema surge de maus hábitos ou lesões temporárias. II. Podemos dizer que o uso incorreto da voz, por exemplo, quando ela é utilizada intensamente, sem preparo ou pausas, pode ocorrer por disfonia funcional. Alterações emocionais e inaptidões vocais também estão presentes nessa categoria. III. Na disfonia orgânica entram as razões mais primárias, quando as cordas vocais têm a estrutura comprometida, ou seja, existe um substrato anatômico que causa prejuízo ao processo de fonação. IV. A disfonia orgânico-funcional é a evolução de uma disfunção funcional que, não tratada, acaba se tornando orgânica. Na maioria das vezes, esse processo se dá por nódulos ou pólipos.
A sequência correta é:

    A) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    B) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    C) Apenas a assertiva III está correta.

    D) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

É na laringe que se situam as pregas vocais, responsáveis pela produção da voz. Ainda, frequentemente, chamadas de “cordas vocais”, as pregas vocais apresentam-se como dois lábios:

    A) Verticais, posicionados na extremidade superior da traqueia, formando saliências na parede interior da laringe, um acima e outro abaixo.

    B) Verticais, posicionados na extremidade inferior da traqueia, formando saliências na parede exterior da laringe, um acima e outro abaixo.

    C) Horizontais, posicionados na extremidade inferior da traqueia, formando saliências na parede externa da laringe, um à direita e outro à esquerda.

    D) Nenhuma das alternativas.

São parâmetros assistenciais ligados a analise vocal, EXCETO:

    A) Análise Perceptivo-auditiva.

    B) Análise da Função da Produção Vocal.

    C) Análise dos Parâmetros Ocupacionais.

    D) Análise da Dinâmica Pneumofonoarticulatória.

Sobre a ação do músculo Tireoaritenoideo da laringe, assinale a alternativa correta:

    A) Sua ação consiste em abduzir, elevar, estirar e afilar as pregas vocais.

    B) Sua ação consiste em abduzir, abaixar, encurtar e espessar as pregas vocais.

    C) Sua ação consiste em aduzir, abaixar, encurtar e espessar as pregas vocais.

    D) Sua ação consiste em aduzir, abaixar, estirar e afilar as pregas vocais.

    E) Sua ação consiste em abduzir, elevar, encurtar e espessar as pregas vocais.

Com relação à reabilitação fonoaudiológica das disfonias, assinale a afirmativa que descreve as premissas do método de competência fonatória:

    A) O tratamento da voz é realizado por meio de técnicas de manipulação dos órgãos fonoarticulatórios participantes na produção vocal.

    B) O tratamento da voz é baseado na modificação da produção da fala para facilitar a produção vocal.

    C) O tratamento da voz é baseado em diversos ajustes musculares laríngeos para favorecer uma coaptação glótica adequada e suficiente.

    D) O tratamento da voz é baseado em técnicas que envolvem movimentos corporais, quer sejam globais, quer por meio de ações específicas sobre o esqueleto laríngeo.

    E) O tratamento da voz é realizado com o emprego de sons selecionados que propiciam uma produção vocal mais equilibrada.

Existe uma série de abordagens fisiológicas para a terapia vocal, indicadas a partir de evidências científicas, que são utilizadas de acordo com a necessidade de cada patologia. A definição “treinamento estruturado, com foco fonatório para a melhoria do controle da fonte glótica, favorecendo o aumento do tempo máximo de fonação, a estabilidade na emissão e a expansão da extensão vocal, desenvolvido em 4 semanas e com aplicação direcionada para doença de Parkinson” é denominada:

    A) Método de acentuação.

    B) Método Lee Silverman.

    C) Terapia de voz confidencial.

    D) Terapia de ressonância.

    E) Exercícios de função vocal.

Os indivíduos com fissura palatina ou com outras alterações craniofaciais podem apresentar distúrbios articulatórios relacionados a uma variedade de causas como fístula palatal, má-oclusão, perda auditiva flutuante ou crônica e hipertrofia das amígdalas, causas essas não limitadas à disfunção velofaríngea (DVF). Alguns distúrbios são obrigatórios na DVF, decorrentes de uma alteração estrutural, exceto em qual caso?

    A) Ronco nasal.

    B) Hipernasalidade.

    C) Emissão de ar nasal.

    D) Fraca pressão aérea intra-oral.

    E) Inabilidade para controlar a vocalização.

Com relação às disfonias, assinale qual é considerada a disfonia orgânica:

    A) É a alteração vocal decorrente do próprio uso da voz, como por exemplo, o uso incorreto da voz.

    B) É a alteração vocal decorrente de lesão benigna secundária ao comportamento vocal inadequado ou alterado

    C) É uma alteração vocal psicogênica não tratada, ou seja, por diversas circunstâncias a sobrecarga do aparelho fonador acarreta uma lesão benigna das pregas vocais.

    D) É a alteração que provém de um distúrbio do comportamento vocal decorrente de inadaptações vocais e alterações psicogênicas, que podem atuar de modo isolado ou concomitante.

    E) É a alteração vocal que, independentemente do uso da voz, pode ser causada por diversos processos, com consequência direta sobre a voz, como por exemplo, carcinoma da laringe, doenças neurológicas, inflamações ou infecções agudas relacionadas a gripes, laringites e faringites.

Pode-se constatar que existe uma variabilidade nos aspectos relacionados aos resultados de avaliação da voz do deficiente auditivo. Algumas alterações vocais são mais comumente observadas, EXCETO nos casos de:

    A) Pitch elevado.

    B) Diplofonia vocal.

    C) Emissão vocal tensa.

    D) Loudness com excessiva variação.

    E) Desequilíbrio ressonantal podendo apresentar ressonância faríngea, posteriorizada ou hipernasal.

A voz pode ser avaliada pela qualidade vocal, pitch, sistema de ressonância, volume e ataque vocal. Com relação à qualidade vocal, assinale qual é o tipo de voz que caracteriza a soprosidade:

    A) Causa aperiodicidade de vibração ou ruído e a adução das pregas vocais na fase de fechamento do ciclo vibratório é incompleta.

    B) Causa uma emissão rude e desagradável, sendo percebida nas vozes produzidas com esforço excessivo, tensão laríngea e constrição do trato vocal.

    C) Causa impressão de fraqueza e falta de potência da voz. Refere-se à percepção de escape de ar audível à fonação, com voz de intensidade reduzida. O fluxo de ar excessivo à fonação deve-se ao fechamento glótico incompleto.

    D) Causa uma voz desagradável decorrente de vibração restrita da mucosa das pregas vocais e contração exagerada do vestíbulo laríngeo, tanto ao nível mediano como anteroposteior. Percebe-se dificuldade em iniciar a fonação e força para mantê-la.

    E) Causa uma voz dupla, produzida por duas fontes vocais distintas, cada uma vocalizando simultaneamente com a outra. Neste caso, as pregas vocais vibram em frequências diferentes uma da outra, podendo ocorrer em função de variação de massa-tamanho-tensão, que resultaria em uma prega vocal diferente da outra.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...