Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Transtornos da voz, fluência, fala e linguagem oral ou escrita podem alterar o desenvolvimento de indivíduos e sua inserção na sociedade. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Em crianças com fissura palatina isolada, um dos enfoques da reabilitação fonoaudiológica é o treinamento dos pais dessas crianças para que se reforcem os distúrbios articulatórios compensatórios (DAC).
Transtornos da voz, fluência, fala e linguagem oral ou escrita podem alterar o desenvolvimento de indivíduos e sua inserção na sociedade. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. O edema de Reinke se localiza abaixo do epitélio da prega vocal e ocorre principalmente em indivíduos adultos, de ambos os sexos, com idade entre quarenta e cinco e sessenta e cinco anos, havendo grande prevalência em fumantes.
Transtornos da voz, fluência, fala e linguagem oral ou escrita podem alterar o desenvolvimento de indivíduos e sua inserção na sociedade. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Caso uma criança escreva taqui em vez de tanque e fizes no lugar de felizes, estará caracterizada uma situação de substituição que envolve fonemas sonoros e surdos.
Julgue os itens a seguir, com relação a avaliação e diagnóstico audiológico. Quando há alteração funcional das estruturas das orelhas externas e média, as emissões otoacústicas podem estar ausentes ou alteradas mesmo que a capacidade funcional das células ciliadas externas (CCE) esteja normal.
Julgue os itens a seguir, com relação a avaliação e diagnóstico audiológico. Em pacientes com perda condutiva e com integridade funcional do nervo coclear e da via auditiva de tronco encefálico, o resultado do PEATE deverá mostrar ondas I, III e V, em resposta ao clique 80 dBNA, com latências absolutas aumentadas e interpicos dentro da normalidade.
Julgue os itens a seguir, com relação a avaliação e diagnóstico audiológico. No teste de Weber, em casos de perdas auditivas sensorineurais, a lateralização deverá ser para a orelha com maior perda auditiva.
Julgue os itens a seguir, com relação a avaliação e diagnóstico audiológico. Em casos de perda auditiva condutiva moderada na orelha direita e audição normal na esquerda, podem-se encontrar timpanograma tipo B na orelha esquerda e tipo A na orelha direita.
Julgue os itens a seguir, com relação a avaliação e diagnóstico audiológico. O P300, denominado potencial cognitivo, apresenta curta latência.
O registro da mobilidade do sistema tímpano ossicular, quando submetido a variações de pressão, será diferente, conforme a própria mobilidade. Essa descrição corresponde ao tipo de curva
D, caracterizada por pico de máxima admitância, deslocado para pressão negativa, compatível com disfunção da tuba auditiva.
As, caracterizada por um pico de mínima admitância à alta pressão, mas com amplitude aumentada. Curva presente em condições de aumento na flacidez do sistema.
Ad, curva fechada, presente em condições de aumento da complacência. É compatível com rigidez da cadeia ossicular.
B, curva plana, caracterizada por ausência de pico de máxima admitância, encontrada em casos de presença de líquido no espaço da orelha média.
C, curva com duplo pico de máxima admitância.
A observação das respostas comportamentais a estímulos acústicos parte do princípio de que um estímulo sonoro produz uma mudança detectável de comportamento na criança. Assinale a opção correta quanto a esse assunto.
Localização lateral ao som é considerada quando a criança busca a direção da fonte sonora, olhando ao redor, sem, entretanto localizá-lo corretamente.
A pesquisa do nível de detecção de voz em cabine acústica é recomendada a partir dos 3 meses. A criança é colocada sentada no colo da mãe entre dois alto-falantes a 50 cm do seu pavilhão auricular.
Atenção ao som é considerada quando a criança volta a cabeça ou o olhar imediatamente em direção a fonte sonora.
Os estímulos sonoros de 90 a 100 dBNPS (agogô), acionados durante 2 segundos, não desencadeiam resposta reflexa (reflexo cócleo-palpebral) em crianças de até 3 meses.
Reação de sobressalto (startle) é uma reação corporal global que pode aparecer como reação de moro (completo ou incompleto) ou como um estremecimento corporal com movimentação súbita de membros a estímulos sonoros de 90 a 100 dBNPS (black-black e agogô), com duração de 2 segundos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...