Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A timpanometria é uma medida dinâmica da imitância acústica. Por meio dessa técnica, verifica-se o grau de mobilidade do sistema tímpano ossicular, decorrente da variação de pressão do ar no meato acústico externo. Julgue os itens a seguir, quanto à correlação entre o resultado esperado do timpanograma e o funcionameto da orelha média.
I Curva tipo A - esperada em indivíduos com função normal da orelha média.
II Curva tipo B - esperada em indivíduos com presença de fluido na orelha média.
III Curva tipo C - esperada em pacientes com mau funcionamento da tuba auditiva.
A quantidade de itens certos é igual a
0
1
2
3
Assinale a opção correta no que se refere a próteses auditivas.
As próteses auditivas retroauriculares apresentam todos os componentes eletrônicos localizados dentro de uma caixa, em formato de vírgula, que se adapta atrás do pavilhão auricular.
Os circuitos das próteses auditivas intra-aurais ocupam parte do meato acústico externo e a concha do pavilhão auricular, de forma completa ou incompleta (tipo concha ou meia-concha)
As próteses auditivas intra-auriculares apresentam todos os seus componentes inseridos dentro do molde auricular do usuário, na área da concha e meato acústico externo.
As próteses auditivas do tipo intracanal ocupam os meatos acústicos interno e externo do usuário e se subdividem em intracanal e microcanal.
Quanto ao tipo, as perdas auditivas classificam-se em condutiva, mista, neurossensorial, central e funcional. Quanto a essa classificação, assinale a opção correta.
Denomina-se perda auditiva condutiva o quadro audiológico de perda auditiva exagerada ou simulada.
Nas perdas auditivas mistas a lesão está localizada na via auditiva central, ou seja, na porção do nervo coclear e de suas conexões, que se encontram entre o núcleo coclear e o córtex do lobo temporal.
As perdas neurossensoriais resultam de distúrbios que comprometem a cóclea e(ou) o nervo auditivo.
As perdas auditivas funcionais e centrais resultam de doenças que atingem a orelha externa e(ou) orelha média, diminuindo, desta forma, a quantidade de energia sonora a ser transmitida.
Assinale a opção em que não se identifica procedimento típico de programa de conservação auditiva implantado em uma empresa cujos funcionários são expostos a altos índices de ruído.
realização de exames de audiometria admissional, periódico e demissional
monitoramento audiométrico durante a jornada de trabalho
definição do tempo de exposição a ruídos e especificação dos níveis de ruídos para novas instalações
orientação quanto ao uso de equipamentos de proteção individual (protetores auriculares)
Assinale a opção correta em relação as alterações de pregas vocais.
Os pólipos de cordas vocais estão associados ao abuso vocal e são geralmente bilaterais. Apresentam-se como massa sólida na junção do terço anterior e terço médio das cordas vocais e são mais comuns em crianças e mulheres jovens. A maioria dos casos se resolve apenas com fonoterapia.
O edema de Reinke é uma fenda na porção membranosa das cordas vocais; geralmente bilateral e decorrente do aumento na camada superficial da lâmina própria, ele provoca rigidez na corda vocal, resultando em disfonia.
Os cistos de cordas vocais, geralmente unilaterais, são massas preenchidas por fluido; dividem-se em epidermóides e de retenção e o tratamento geralmente é cirúrgico.
Os nódulos de cordas vocais são massas pedunculares ou sésseis, geralmente unilaterais, que se apresentam com aspecto por vezes gelatinoso, hialino ou fibróide.
Com relação ao tratamento fonoaudiológico utilizado em disfonias, julgue os itens subseqüentes.
I A vibração sonorizada de língua e lábios é um excelente recurso indicado na presença de patologia em mucosa de pregas vocais. Ele não deve ser usado, por exemplo, em casos agudos para não agravar o quadro inflamatório.
II Os exercícios de pushing consistem na emissão vocal durante a realização de esforço físico, seja no ato de pressionar as mãos contra a parede, seja no de fazer força com as mãos em gancho ou em qualquer outra situação de esforço que, por meio do aumento da atividade da musculatura extrínseca da laringe, promova a fixação desse órgão, dando suporte à musculatura intrínseca e propiciando melhor adução glótica.
III O exercício de vocal fry pode ser útil quando se visa à maior eficiência glótica. Essa adaptação consiste no preenchimento da cavidade bucal com ar, com produção sonora simultânea, por período prolongado. Mantém-se essa produção por alguns segundos e finalmente produz-se um "b+vogal" com suavidade.
IV O exercício de plosão retida e prolongada, com bochechas infladas e emissão vocal concomitante, que visa trabalhar com a musculatura, é o tratamento que abrange a região mais grave da extensão vocal. Fisiologicamente, esse exercício requer pouco fluxo de ar e atividade predominante do músculo TA, principalmente de seu feixe externo.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Quanto ao prognóstico relativo a fissura lábio-palatina, assinale a opção incorreta.
O tratamento, mesmo com freqüentes interrupções, apresentará resultado satisfatório.
A motivação do paciente, assim como dos pais ou responsáveis, interfere positivamente no tratamento desenvolvido.
Além da disfunção velofaríngea, outros distúrbios podem interferir no progresso do tratamento, tais como deficiência auditiva e distúrbios psiquiátricos.
A má mobilidade velofaríngea — paredes laterais e palato mole — já é um indicativo de que nem mesmo o procedimento cirúrgico poderá beneficiar de forma satisfatória o paciente.
Julgue os itens a seguir, quanto à descrição dos distúrbios mais comuns da linguagem e da comunicação.
I Disfemia - distúrbio da expressão da fala devido alterações anatômicas dos órgãos fonoarticuladores.II Disartria - distúrbio da articulação da linguagem devido a alterações do controle muscular dos mecanismos da fala provocadas por lesões do sistema nervoso central e(ou) periférico.
III Disglossia - distúrbio na fluência da fala, que se manifesta por uma interrupção do ritmo da expressão verbal de forma mais ou menos brusca.
IV Dislalia - distúrbio na produção fonológica, caracterizado geralmente pela dificuldade na aprendizagem dos traços distintivos dos fonemas.
V Atraso de linguagem - falta de desenvolvimento da linguagem na idade em que normalmente esse desenvolvimento ocorre.
Estão certos apenas os itens
I e III.
II e IV.
I, III e V.
II, IV e V.
Considerando o panorama das diferentes funções que o fonoaudiólogo pode desempenhar na escola em relação ao diagnóstico e avaliação do aluno, assinale a opção correta.
O diagnóstico realizado na escola não deve ser utilizado para elaboração de laudos e encaminhamentos para tratamento fora do contexto escolar.
As avaliações feitas na escola não devem ser realizadas, em hipótese alguma, de forma individual.
O diagnóstico poderá ser realizado mediante o uso de testes padronizados, teste de elaboração pessoal e(ou) observação direta em sala de aula, em diferentes situações interativas ou de resolução de tarefas.
O diagnóstico e a avaliação não devem ser feitos de forma coletiva, direcionados a todas as crianças de uma classe sucessivamente, como um teste rápido de screening (varredura).
Com relação à deglutição atípica, assinale a opção correta.
Caracteriza-se por qualquer desvio do padrão normal adulto da deglutição. Pode ser definida como o pressionamento da língua contra a superfície lingual dos dentes incisivos e caninos ou a protusão daquela entre os dentes da arcada superior e inferior.
Trata-se de uma das funções da laringe e é obtida através do seu fechamento esfincteriano e de sua elevação no pescoço; é a função de proteção das vias aéreas à deglutição.
Consiste em uma dificuldade de produção oral ocasionada por alterações anatômicas e(ou) fisiológicas dos órgãos articulatórios e cuja causa é de origem periférica.
Trata-se de dificuldade em deglutir, segundo várias etiologias. Tem como características sonolência, tosse freqüente durante e após a alimentação, e perda de peso.
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