Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A necessidade de um processo diagnóstico é determinada pela existência de sinais e sintomas que comprometam, em sentido estrito, a forma e, em sentido amplo, a funcionalidade da comunicação oral.
Quanto ao diagnóstico e à terapia dos distúrbios do aprendizado da leitura e da escrita, julgue os seguintes itens.
Relacionando-se as condições externas e internas da aprendizagem, no início do diagnóstico, é plausível levantar-se a hipótese de que o fator provável desses distúrbios seja a ausência de integridade motora e(ou) sensorioperceptual ou socioemocional.
Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Os distúrbios do aprendizado da leitura e da escrita envolvem desde as trocas grafêmicas até as dificuldades de compreensão da leitura.
Quanto ao diagnóstico e à terapia dos distúrbios do aprendizado da leitura e da escrita, julgue os seguintes itens.
Entre as manifestações de alterações no aprendizado da leitura e da escrita, encontram-se os desvios de forma, como as trocas, omissões ou inversões grafêmicas, tanto de natureza perceptual auditiva como visual.
Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
As condições necessárias para a aprendizagem, que podem ser externas ou internas, incluem a integridade motora, sensorioperceptual e socioemocional.
Quanto ao diagnóstico e à terapia dos distúrbios do aprendizado da leitura e da escrita, julgue os seguintes itens.
Os desvios no conteúdo da leitura e da escrita incluem alterações no ritmo da leitura e disgrafia.
Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Distúrbios do aprendizado da leitura e da escrita podem ser causados por determinação genética ou por lesão cerebral.
Quanto ao diagnóstico e à terapia dos distúrbios do aprendizado da leitura e da escrita, julgue os seguintes itens.
A avaliação da leitura e da escrita deve preocupar-se também com a avaliação dos aspectos da linguagem. A avaliação deve ir além da escolha de provas ou testes, e a linguagem tem grande importância na aprendizagem da leitura e escrita.
Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Na aprendizagem da linguagem escrita, podem ocorrer desordens de integração visual-motora disgrafia , mas não ocorre a deficiência de formulação e sintaxe, na qual o paciente não organiza as idéias adequadamente ao escrever, mesmo sendo eficiente na utilização do código oral.
Quanto ao diagnóstico e à terapia dos distúrbios do aprendizado da leitura e da escrita, julgue os seguintes itens.
No caso de constatação da necessidade de terapia, não se deve considerar a motivação para a escrita, já que esta só ocorre na medida em que assume algum significado para o paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...